Início » O que são Managed Service Providers (MSP) e como atuam?

O que são Managed Service Providers (MSP) e como atuam?

por webmaster

provedor de serviços gerenciados de ti

 

Hoje, todas as empresas usam computadores e a internet para realizar suas operações, mas a maioria delas não consegue gerenciar a manutenção dos equipamentos e os recursos de rede.

Falta experiência e ferramentas adequadas para exercer essas funções com eficiência, o que prejudica a produtividade. A alternativa? Fazer uma parceria com uma empresa MSP. Mas o que é MSP? Muita gente ainda não conhece essa solução.

Devido à pressão por resultados, os gestores se concentram cada vez mais em fazer tudo o que podem para economizar sem sacrificar a qualidade dos serviços prestados.

Os equipamentos e a infraestrutura de rede são a espinha dorsal de muitas empresas. Por isso, certificar-se de que ambos estão funcionando de forma eficiente é de extrema importância para a vitalidade do negócio.

Mas fazer isso sem ajuda pode ser custoso, difícil e demorado. Então, descubra a partir de agora o que é MSP, como funciona, e as principais vantagens que ela pode proporcionar ao seu negócio!

 

O que são os MSP?

Nele, procedimentos tecnológicos são realizados de forma terceirizada, como a supervisão automática e constante da estrutura de rede que a empresa mantém.

Como a gestão dos recursos de TI é cara e difícil de ser feita, pois demanda profissionais capacitados e as ferramentas certas, a infraestrutura pode ficar defasada logo, e contar com essa prestação de serviços resolve o problema.

 

Como funciona um MSP?

Os serviços de MSP são direcionados exclusivamente para PMEs (Pequenas e Médias Empresas), pois elas possuem capacidades de TI internas mais limitadas. Assim, consideram a MSP uma alternativa estratégica para obter conhecimentos, experiências e atualizações tecnológicas.

Elas recebem, entre muitas soluções, o atendimento imediato diante de incidentes e correções rápidas, reduzindo a indisponibilidade operacional dos sistemas e redes.

Mas isso não quer dizer que as empresas de grande porte não possam contratar uma MSP. Cenários em que elas enfrentam pressões para reduzir os custos e se tornarem mais produtivas, ao mesmo tempo, são situações em que a contratação de uma MSP pode ser uma boa solução, já que ela complementará os esforços dedicados a TI.

Na MSP, os serviços são cobrados por meio de um modelo de assinatura. Ou seja, existem vários modelos com preços diferentes, baseados em planos com pacotes de serviços diversos. Você escolhe o que se encaixa melhor as necessidades do negócio ou monta um personalizado e paga a mensalidade do que usar.

 

Qual é a diferença da MSP para as MSSPs?

Uma MSP foca em garantir disponibilidade a sua infraestrutura de TI. Já a MSSP (Managed Security Services Providers) são provedores de serviços de segurança gerenciada e focam mais em garantir que a rede, sistemas e usuários estejam sempre protegidos contra os riscos e ameaças internas e externas.

Ele vai além da execução de procedimentos simples, como atualizações de firmware ou configurações de firewall, monitorando e controlando os acessos à rede, bem como as entradas e saídas de dados, em tempo real.

O foco principal da MSSP é agir proativamente, identificando as falhas e alterando as políticas e procedimentos de segurança para evitar incidentes que possam resultar na violação dos sistemas, redes e informações.

De forma resumida, enquanto as MSSPs buscam maior especialização, as MSPs buscam crescimento e, por isso, oferecem serviços diferentes.

 

Quais são as principais vantagens das MSPs?

Agora que você já sabe o que é MSP e como ela funciona, conheça os benefícios mais importantes agregados às empresas que adotam a estratégia:

Melhora a qualidade dos serviços prestados

A melhora da qualidade nos serviços é uma das principais promessas feitas pelos provedores de serviços gerenciados. Mas isso não fica só na promessa. Cada condição acordada é apoiada por um contrato do tipo SLA (Service Level Agreement), que garante o cumprimento delas.

Entre as soluções adotadas, podemos destacar o desenvolvimento de ferramentas, processos e governanças necessárias para oferecer os melhores serviços de forma econômica.

Manutenção de tecnologias

Um parceiro de serviços gerenciados ajuda a empresa a implementar as melhores práticas do segmento, permitindo que o departamento de TI atinja um nível de eficiência mais elevado. Além disso, cuida para garantir que os serviços nunca fiquem defasados e a empresa passa a aproveitar o que a tecnologia sempre tem de melhor a oferecer.

Os provedores de serviços gerenciados também possuem habilidades e recursos suficientes para implementar novas tecnologias de forma ágil, permitindo que a empresa explore mais prontamente as inovações de TI.

Como a demanda por inovação promove uma concorrência saudável entre os prestadores de serviços, há uma corrida por atualizações. Isso acaba reduzindo os custos e gerando serviços de melhor qualidade para as empresas.

O provedor de serviços gerenciados é quem fica responsável pelas inovações tecnológicas, assumindo os investimentos em implementação e treinamento.

Economia de recursos

Aquisições, serviços de reparo, atualizações e os imprevistos podem custar muito dinheiro aos cofres da empresa e comprometer o orçamento destinado a outros setores, como marketing e vendas.

Ao fazer parceria com uma MSP, é possível melhorar o controle desses custos, pois a empresa passa a pagar uma taxa fixa e outra variável, cobrada apenas quando serviços extras são consumidos. Dessa forma, a empresa paga apenas pelos serviços que utilizar e reduz a capacidade de TI ociosa.

Maior segurança

As MSPs utilizam uma série de recursos para reforçar a segurança da rede, dados e sistemas da empresa, como:

  • gerenciamento de patches (pacotes de atualizações disponíveis);
  • ferramentas de varredura de vulnerabilidades, malwares e vírus;
  • planos de recuperação de desastres;
  • recursos de cloud backup.

Todos esses recursos são atualizados frequentemente para oferecer inteligência de segurança. Consequentemente, reduz os riscos de interrupções das operações, roubos e vazamentos de dados sigilosos, possibilitando a recuperação imediata em casos de danos parciais ou totais na estrutura.

De maneira geral, contribuem para reduzir os riscos relacionados à segurança, à continuidade do negócio e ao cumprimento das regulamentações associadas às áreas mais críticas de TI. Essa proteção acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano, graças às ferramentas sofisticadas de automação dos processos de monitoramento e controle.

Apesar de a adoção da MSP ser muito recomendada, você precisa fazer parceria com um provedor experiente e confiável. Um bom sinal é quando ele se preocupa em entender as necessidades da empresa para entregar as soluções mais adequadas.

Assim, consumirá somente os serviços que realmente precisa. Agora que você sabe o que é MSP, não perca mais tempo e dinheiro. Melhore os serviços de TI da sua empresa ainda hoje!

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies