Início » Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas

Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas

por webmaster

Problemas no desempenho do servidor podem reduzir a produtividade de qualquer empresa. Um servidor obsoleto ou sobrecarregado pode tornar o ambiente instável, demorar para atender as requisições de usuários ou mesmo não executar algumas aplicações.

Talvez já seja a hora de aposentar o velho equipamento e comprar um servidor novo. Como adquirir um servidor é um grande investimento, antes de sair gastando dinheiro vale a pena analisar quais são as alternativas.

 

Como saber se é hora de trocar o equipamento em uso?

Antes de comprar um servidor novo, vale a pena entender por que o sistema em funcionamento já não atende as necessidades da empresa como deveria.

Um equipamento que executa os mesmos processos para o mesmo número de usuários NÃO pode ter seu desempenho afetado, salvo por problemas técnicos ou mudanças de software.

Claro que sistemas operacionais novos exigem mais do equipamento, o número de usuários cresce e novas aplicações corporativas surgem o tempo todo.

Como essas mudanças nem sempre acontecem de forma organizada, a análise e qualquer justificativa por novos investimentos em hardware acaba sendo uma missão complicada para qualquer administrador de TI.

 

O que verificar antes de comprar um servidor novo

Hard disks antigos, novos softwares instalados sem controle e um número crescente de usuários podem causar problemas de performance nos servidores de qualquer empresa.

Uma simples mudança no cabeamento, roteador ou switch pode causar problemas técnicos, que geralmente resultam em lentidão para todos os usuários.

Antes de comprar um equipamento novo, verifique o que mudou na estrutura e quais aplicações adicionais estão sendo executadas.

Caso a alteração do ambiente possa ser corrigida, simplesmente volte ao status anterior para ter a mesma performance.

 

As aplicações importantes devem estar num ambiente exclusivo

Reverter o ambiente ao status anterior nem sempre é possível, porém cabe analisar se existem aplicações que possam ser movidas para melhorar a performance.

Muitas empresas utilizam o servidor de aplicação para acumular outras funções, como ser o servidor de arquivos e de backup.

Isso implica em mais processamento, sobrecarga dos discos e tráfego concorrente na conexão do servidor.

Caso esse seja seu problema, uma boa alternativa é ter um servidor de armazenamento fora do servidor principal e mover essas aplicações.

Um storage NAS custa menos que um servidor de aplicação, não exige sistema operacional ou softwares de terceiros e foi desenvolvido para executar essas tarefas.

 

As aplicações importantes devem estar num ambiente exclusivo

Os servidores de aplicação

Um servidor de aplicação possui as mesmas características de um computador pessoal, porém incorpora recursos adicionais como um ou mais processadores de alta performance, mais memória e sistemas de discos a prova de falhas.

Esses computadores são os principais componentes da rede local, por isso fazer a instalação de novos softwares sem o devido planejamento pode facilmente causar problemas de produtividade.

Como esses equipamentos custam mais caro que outros tipos de servidores, eles devem ser preferencialmente alocados apenas para executar aplicações corporativas, como sistemas ERP e outros softwares de uso comum para toda a organização.

Nesse caso, a melhor alternativa é comprar um servidor de grandes marcas, como Dell, HP ou Lenovo. Todos esses fabricantes possuem diversos equipamentos para atender diferentes necessidades empresariais.

Porém, comprar um servidor de aplicação que também será usado como servidor de arquivo ou de backup quase nunca é um bom negócio.

 

Os servidores de arquivo

Enquanto executar softwares corporativos exige um servidor de aplicação, algumas empresas precisam apenas de uma solução para armazenar e compartilhar arquivos em rede entre seus usuários.

Se sua empresa precisa desse tipo de solução, a melhor alternativa é comprar um servidor NAS.

Trata-se de um equipamento que funciona como repositório central de arquivos e que tem como função principal manter e compartilhar dados para diversos usuários.

Esse tipo de servidor possui sistema operacional próprio e geralmente não precisa de um processador poderoso, mas sim de espaço de armazenamento em disco.0

 

Um equipamento seguro e de fácil instalação

Outro ponto relevante sobre o assunto é que esses storages geralmente são equipados com componentes redundantes, possuem ferramentas para backup e diversos recursos contra falhas de hardware.

Os servidores NAS podem ser facilmente implementados em redes com sistemas operacionais Windows, MacOS ou Linux e podem ser integrados a serviços de diretório como o LDAP e Microsoft AD.

Alguns deles, como os fabricados pela Qnap, possuem diversas proteções contra acessos não autorizados e podem ser acessados de qualquer lugar, graças a seus serviços de nuvem.

 

Equipamento seguro e de fácil instalação

Vale a pena montar um servidor de aplicação e de arquivos no mesmo equipamento?

Apesar de não ser a coisa certa a fazer, algumas empresas optam por comprar apenas um servidor físico para diversas tarefas.

Embora pareça mais econômico, manter diferentes aplicações num único equipamento não é uma boa ideia e sempre custa mais caro.

Um servidor corporativo também permite compartilhar pastas e arquivos, porém cada requisição feita pelas estações de trabalho tomará capacidade de processamento e diminuirá a performance do ambiente corporativo.

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies