Início » VMS (Video Management System), uma Solução p/ Vídeo-Monitoramento

VMS (Video Management System), uma Solução p/ Vídeo-Monitoramento

por webmaster

A gravação de vídeo é uma parte essencial em sistemas de vídeo-vigilância baseados em câmeras IP. Existem muitas soluções disponíveis, mas qual é a melhor para sua necessidade?

O que é melhor: Comprar um servidor ou um NVR? Antes de decidir o que comprar para gravar as imagens de suas câmeras, confira nossas dicas.

O que é um servidor para câmeras IP?

Um servidor para câmeras IP é um computador com recursos para gravação de grandes fluxos de informação, especializado em gravar imagens de sistemas de vídeo monitoramento.

Esses servidores necessitam de um sistema operacional baseado em Windows, Linux ou Mac, devem ter recursos contra a perda de dados e portas de comunicação para a integração com as câmeras Ip.

Diferentemente de outros servidores utilizados para integrar sistemas de informação, esses equipamentos gravam fluxos contínuos de imagens, por isso devem possuir hard disks específicos para suportar a gravação dos vídeos de diversas câmeras simultaneamente.

Além disso, um servidor de vídeo também deve possuir recursos de processamento, segurança e a redundância de hardware necessária, sendo dimensionado de acordo com o número de câmeras do sistema e a importância das imagens gravadas. Nem todos os servidores disponíveis do mercado suportam esse tipo de aplicação.

Os servidores de vídeo monitoramento precisam ainda, além do sistema operacional, de um software de monitoramento e gerenciamento das imagens gravadas, também conhecido como VMS (video management system).

Os aplicativos mais conhecidos para esse fim no mercado nacional são o Digifort, D-Guard da Seventh e Surveon da Infortrend, geralmente integrando grandes instalações de vídeo-segurança.

O que são NVRs?

NVR é um equipamento voltado para gravação de imagens de CFTV através de câmeras, possui sistema operacional próprio e um software VMS embarcado, por isso dispensa sistemas operacionais adicionais ou outros componentes de hardware e software.

Com a mesma estrutura de hardware que um storage NAS, um servidor NVR é equipado com processador, discos, portas de rede e fonte de alimentação.

Esses sistemas diferem de computadores domésticos, pois permitem a instalação de vários hard disks, montagem de arranjos RAID e possuem uma série de proteções contra a perda de dados.

Servidor NVR Surveon

Além disso, os NVRs não são compatíveis com sistemas CFTV mais antigos como DVRs ou câmeras analógicas, por isso não suportam integração com esses sistemas obsoletos de vídeo-segurança.

Uma das vantagens de usar câmeras IP em relação aos velhos DVRs é que elas utilizam a mesma infraestrutura usada em redes locais, mais simples de instalar e dar manutenção.

NVR ou VMS, qual melhor servidor para minhas câmeras?

Antes de determinar qual o melhor sistema de gravação para seu sistema de monitoramento é necessário identificar corretamente suas necessidades e o orçamento disponível.

Servidores com softwares VMS instalados custam mais caro e exigem um sistema operacional instalado, porém são mais escaláveis, geralmente possuem mais recursos de gerenciamento e ferramentas profissionais para vídeo-segurança.

Ambos sistemas podem receber imagens de diferentes localidades numa única central, porém os NVRs possuem softwares mais simples, geralmente capazes de lidar com até 128 câmeras por servidor.

Já servidores para câmeras IP com softwares VMS instalados podem suportar milhares de câmeras numa única central, gravando informações de vários locais simultaneamente.

Sistemas de monitoramento para residências e escritórios

Os NVRs são as melhores opções para montar um sistema de monitoramento em instalações com até 64 câmeras. Esses sistemas fornecem a função básica de gravação de vídeo, são fáceis de instalar, configurar e são compatíveis com milhares de câmeras Ip disponíveis.

Como informado, os sistemas de gravação baseados em NVR podem usar o cabeamento de rede existente, já possuem software de gerenciamento de vídeo (VMS) que é executado no próprio equipamento.

O NVR é mais fácil de instalar e usar, porém um servidor para câmeras equipado com um aplicativo VMS permite um crescimento mais simples.

Exemplo: Caso sua instalação use um NVR de 16 canais e já possua as 16 câmeras instaladas, para adicionar novas câmeras será necessário adquirir outro NVR. Já uma plataforma VMS permite adicionar facilmente novas licenças para a instalação de câmeras adicionais.

O NVR tem vantagens sobre um VMS?

Como o NVR (Network Video Recorder) é um computador especializado na gravação de imagens em rede e já possui seu software instalado, alguns modelos não permitem receber melhorias através de upgrades de software.

Felizmente esse não é o caso de todos NVRs. Fabricantes como a Qnap atualizam constantemente seus softwares de vídeo vigilância e tem incorporado continuamente novos recursos ao sistema.

Além das funções básicas de gravação de vídeo, acesso por celular e controle de movimentos das câmeras, o novo software Surveillance Station Qnap já possui recursos para reconhecimento facial, backup e replicação de dados em tempo real para outro NVR.

Software Surveillance Station Qnap

Existem ainda alguns softwares para montar um sistema NVR não proprietário disponíveis, baseados no sistema operacional Linux e geralmente fornecidos gratuitamente.

O problema é que esses sistemas nem sempre são estáveis, não possuem suporte técnico e também precisam de uma solução de hardware confiável para funcionar.

Sistemas NVR corporativos

Existem modelos avançados da Qnap que podem suportar até 128 câmeras por servidor, serem integrados a outros sistemas de monitoramento e oferecem até 120TB de armazenamento em RAID 6 num único chassi.

Vários servidores desses podem ser acoplados para suportar centenas de câmeras numa única instalação. Esses NVRs incluem alguns recursos avançados como a visualização móvel de câmeras, face recognition e gerenciamento central das câmeras instaladas.

Como os NVRs são configurados?

Servidores NVR de fabricantes como a Qnap e Synology são os mais fáceis de instalar e usar. Esses sistemas se conectam à rede e usam qualquer navegador Web para serem configurados, permitindo total controle e gerenciamento de qualquer aparelho que possua acesso à internet.

Esses fabricantes possuem centenas de modelos de câmeras homologadas e são compatíveis com o padrão OnVIF. Esse padrão regulamenta a fabricação de câmeras Ip, facilitando a integração desses equipamentos aos NVRs disponíveis do mercado.

Alguns pequenos NVRs (geralmente até 16 canais) já incluem todas as conexões de câmeras de rede, permitindo conectar as câmeras IP diretamente na parte traseira do equipamento.

Essa solução nem sempre ajuda, pois limita usuários que querem aproveitar o sistema para outras atividades como fazer backup dos dados da rede local.

Um storage NAS como NVR

A Qnap fornece uma ampla gama de storages NAS que podem ser usados como sistemas NVR não proprietários.

Esses equipamentos são projetados para suportar várias marcas de câmeras, possuem discos voltados para grande volume de gravação e ainda podem fazer backup de seus servidores e computadores conectados a mesma rede.

Apesar de um pouco mais complicado de configurar, essa solução adiciona valor ao sistema, uma vez que dispensa as soluções de backup para a parte de estrutura de dados.

O painel de controle no NAS permite selecionar qual capacidade será alocada para vídeo vigilância e qual será o tamanho do volume de backup, fornecendo inclusive descarte automático de imagens e dos arquivos de backup através do controle de datas e versionamento.

Os softwares para gerenciamento de vídeo (VMS)

Os sistemas de gravação que usam software de gerenciamento de vídeo são mais flexíveis para criar seu próprio ambiente. O problema é que esse software geralmente deve ser instalado num servidor com Windows, Linux ou MacOs.

Isso significa que o equipamento deve possuir performance para suportar o sistema operacional, VMS e outros aplicativos para disponibilizar um ambiente profissional.

Apesar de exigir mais investimento, um software VMS também proporciona uma solução mais flexível. Grandes sistemas de vigilância podem ser incorporados a cluster de servidores e possuírem storages como áreas de armazenamento de vídeo.

O que os softwares VMS oferecem de vantagem?

Uma solução VMS básica já fornece funções de visualização e gravação de câmera, possibilidade da montagem de bunkers com uso de joystick, ambientes de vídeo-wall para monitoramento de cidades e outros recursos voltados para aplicações que envolvem milhares de câmeras conectadas.

Recursos como gerenciamento central de câmeras, mapeamento para ajudar a localizar câmeras, contagem de pessoas e reconhecimento de placas de automóveis geralmente são encontrados em VMS corporativos.

Por outro lado, uma plataforma VMS para sistemas de vigilância para 128 câmeras pode facilmente custar o triplo de uma instalação baseada em NVR.

Sistemas de câmeras IP de segurança para condomínios, edifícios e residências

Qual servidor para câmeras IP é o melhor?

Depois de definido o número de câmeras, escolher um bom sistema para gerenciamento e gravação de vídeo é a parte mais importante na escolha do servidor para câmeras IP que será necessário.

Um software de gerenciamento de imagens não é responsável somente por gravar os vídeos, mas também disponibilizar ferramentas para localização de objetos, gerenciamento das câmeras e acesso as imagens gravadas.

Pequenos sistemas de monitoramento podem usar um NVR ou plataforma de software simples para o gerenciamento de vídeo. À medida que o número de câmeras for aumentando ou sua aplicação exigir funções analíticas mais complexas, talvez seja melhor adquirir um sistema de gravação mais sofisticado.

Os servidores NVR Qnap são fáceis de instalar e usar. Com uma plataforma aberta e atualizável, todos os storages NAS da Qnap suportam diferentes tipos de câmeras na mesma instalação.

Além disso, o software profissional de vídeo segurança suporta até 128 câmeras por servidor, inclui visualizações de câmera gerenciadas centralmente, eventos e permite atribuir direitos para os usuários autorizados.

Servidores para câmeras IP em instalações corporativas

Servidores para câmeras IP em instalações corporativas

Mesmo sofisticados sistemas para gravação que suportam milhares de câmera IPs podem ter sua capacidade de armazenamento subdimensionada, exigindo novos investimento em hardware.

Algumas soluções corporativas para vídeo-segurança que fazem a gravação de câmeras em vários locais podem ter sua área de armazenamento comprometida com o passar do tempo.

Sistemas de armazenamento em disco podem facilmente ser incorporados para prolongar a vida útil dessas soluções. Alguns storages possuem recursos avançados que ajudam a instalar, administrar e ampliar o sistema de armazenamento para a gravação de vídeo.

Esses sistemas foram projetados para serem executados em vários servidores, podendo inclusive utilizar a gestão dos servidores de vídeo existentes e disponibilizar apenas o armazenamento adicional.

Alguns servidores para gravação de câmeras IP incluem alertas analíticos associados a diversas condições de alarme, como movimento em áreas restritas, pessoas atravessando uma linha estabelecida eletronicamente, pacotes deixados em ambientes ou até mesmo objetos sendo removidos de uma mesa.

Esses alarmes podem ser enviados por uma mensagem de e-mail ou até abrindo um vídeo no PC de um responsável pela segurança.

Muitas aplicações VMS oferecem ainda funções adicionais como reconhecimento automático de caracteres, reconhecimento facial, ferramentas avançadas de investigação, criptografia de vídeo, mapas de vários níveis e mudança automática de câmeras em caso de falhas.

Somos especialistas em servidores para câmeras IP

Precisa implementar um servidor para monitoramento baseado em câmeras IP? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento de vídeo e distribuidor autorizado Seagate, Qnap, Infortrend, Synology e Vivotek.

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies