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Veja como montar uma equipe de TI eficiente para a sua empresa

por webmaster

Quando o assunto é Tecnologia da Informação, é normal que pensemos em fatores como serviços, inovações tecnológicas e novas ferramentas digitais. Acontece que nada disso funciona direito sem que sua empresa conte com uma equipe de profissionais de excelência.

Nesse artigo, vamos te mostrar como montar uma equipe vencedora que vai fazer do setor de TI uma verdadeira vantagem competitiva para todo negócio e se transformar em referência de qualidade. Ficou interessado? Então continue lendo!

 

Entenda o perfil necessário

O primeiro passo para montar uma equipe ideal de TI é descobrir qual tipo de peça ainda falta para completar o seu time. Portanto, é preciso que o gestor faça um diagnóstico da sua equipe atual, listando forças e fraquezas, e identifique o que falta para o grupo ficar completo.

Por vezes, essa questão pode ser resolvida com questões diretas, como um profissional especialista na manutenção de um tipo específico de sistema. No entanto, às vezes, essa característica que falta pode ser mais subjetiva, como a necessidade de um técnico com mais visão estratégica do negócio.

 

Divulgue a vaga nos lugares corretos

Agora que você já sabe o que falta para a sua equipe, chegou a hora de partir para a procura. Embora estejamos passando por uma crise econômica que aumenta a oferta de mão de obra qualificada, encontrar o profissional certo nem sempre é fácil.

Para que esse processo seja o mais efetivo possível, utilize as redes sociais tanto para divulgar informações sobre a vaga e também para coletar informações sobre os candidatos. Plataformas como o LinkedIn são especialistas em público corporativo e estão recheadas de informações que interessam para uma vaga de emprego, como experiência anterior, projetos realizados e formação acadêmica.

 

Faça anúncios objetivos

Além de encontrar os melhores meios para oferecer uma vaga é preciso, também, ser claro ao mostrar qual tipo de profissional de TI você está procurando. Por isso, ao fazer um anúncio, descreva de maneira direta as características esperadas do profissional, desde habilidades com determinados sistemas até o perfil corporativo.

Também é importante que informações sobre a empresa, sobre o posto que será ocupado e seus benefícios como remuneração e plano de carreira sejam explicitadas. Assim, você só vai atrair os profissionais de TI que estejam  mais próximo possível do perfil esperado.

 

Qualifique seus profissionais

A montagem de uma boa equipe de TI não se resume a contratar os melhores profissionais. É preciso que os profissionais que já atuam na sua empresa recebam a oportunidade de atingirem a excelência.

Cabe aos gestores a obrigação de fornecer aos seus liderados a oportunidade de crescimento profissional, seja por meio da delegação de tarefas importantes orientadas seja por uma cultura de treinamento e atualização constante dos funcionários.

A evolução individual da equipe reflete de maneira positiva nos resultados gerais desse mesmo time e não custa lembrar que o setor de TI é um dos mais afetados pelas rápidas mudanças no mercado de trabalho, principalmente devido a inovações tecnológicas. Garantir a atualização constante da equipe é, portanto, garantir a excelência do trabalho realizado.

 

Fortaleça o trabalho em equipe

Pouco adianta ter os melhores profissionais e trabalhar para que cada membro da sua equipe de TI se aprimore individualmente se as peças que compõe a sua equipe não se encaixarem.

Trabalhar para que os profissionais tenham relações saudáveis e produtivas é um dos desafios dos gerentes de TI que precisam lidar com diferentes perfis profissionais.

A dica, aqui, é trabalhar com metas para todo o time, estimular a cooperação entre funcionários e manter os canais de comunicação abertos, tanto dos funcionários com as lideranças quanto na comunicação horizontal.

 

Tenha políticas claras e práticas padronizadas

O que mantém uma equipe de TI funcional e produtiva são as regras que cada membro do time deve seguir. Manter políticas claras de conduta e atuação profissional é uma maneira segura de garantir a estabilidade do ambiente de trabalho.

Da mesma forma, vale implementar a padronização de processos e práticas realizados pelos técnicos de TI. Isso não só aumenta velocidade de resposta a problemas e aumenta a produtividade do setor, mas também aumenta a confiança dos funcionários em protocolos que são efetivos.

 

Incentive a busca por inovação

A tecnologia da informação não sobrevive sem inovação, muito menos os seus profissionais. No tópico anterior, falamos sobre a importância das padronizações de processos e alinhamento de políticas. Isso não pode significar, no entanto, que a Tecnologia da Informação se veja refém de seus próprios protocolos.

Garantir que os funcionários tenham espaço adequado para testarem novas soluções ou inovarem em processos é uma maneira de garantir a evolução constante da área ao mesmo tempo em que incentiva cada membro da equipe a colaborar para o desenvolvimento da empresa.

 

Exerça a liderança pelo exemplo

Em qualquer equipe, o papel exercido pela liderança é fundamental, e na TI não é diferente. Ser um gerente produtivo, aberto ao diálogo e que sempre procura conhecer as tendências do mercado e as melhores práticas de trabalho é se tornar um exemplo a ser seguido pela sua equipe.

Também cabe ao líder delegar e instruir sua equipe em tarefas complexas, estipular metas e controlar a qualidade dos serviços prestados, bem como solucionar conflitos, propor soluções e estar aberto às dúvidas e sugestões de seus liderados. Ou seja uma equipe de excelência começa em uma liderança exemplar.

 

Aposte na integração com outros setores

Não se esqueça que a equipe de TI é uma entre tantas outras que compõem uma empresa. Por isso, ela nunca deve ser uma ilha, pelo contrário, parte significativa do seu sucesso está na sua capacidade de se integrar aos demais setores da organização.

Dessa forma, os técnicos conseguem identificar melhor os problemas que seus colegas de trabalho enfrentam com a infraestrutura da Tecnologia da Informação e, assim, podem encontrar as soluções mais adequadas para as dificuldades reais do setor.

Além disso, uma equipe de TI que enxerga o seu trabalho de maneira estratégica, como um meio da empresa atingir os seus objetivos globais, tem o foco ajustado para resultados que impactam toda  a cadeia produtiva e, assim, se tornam parte fundamental da empresa.

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