Início » Um passo importante para uma internet quântica mais segura.

Um passo importante para uma internet quântica mais segura.

por webmaster

 

Os cientistas conseguiram enviar uma quantidade recorde de dados em forma quântica, usando uma estranha unidade de informação quântica chamada qutrit.

A notícia: A tecnologia Quantum promete permitir que os dados sejam enviados com segurança por longas distâncias. Os cientistas já mostraram que é possível transmitir informações em terra e via satélites usando bits quânticos ou qubits. Agora, os físicos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China e da Universidade de Viena, na Áustria, encontraram uma maneira de enviar ainda mais dados usando algo chamado trits quânticos.

Qutrits? Ah, vamos lá, você acabou de inventar: não, são reais. Os bits convencionais usados ​​para codificar tudo, desde registros financeiros a vídeos do YouTube, são fluxos de pulsos elétricos ou fotônicos que podem representar 1 ou 0 . Os Qubits, que geralmente são elétrons ou fótons, podem transportar mais informações porque podem ser polarizados em duas direções ao mesmo tempo, para que possam representar 1 e 0 ao mesmo tempo. Os Qutrits, que podem ser polarizados em três dimensões diferentes simultaneamente, podem transportar ainda mais informações. Em teoria, isso pode ser transmitido usando o teletransporte quântico.

Quantum … o que? O teletransporte quântico é um método para enviar dados que depende de um fenômeno quase místico chamado emaranhamento. Partículas quânticas emaranhadas podem influenciar o estado uma da outra, mesmo que estejam continentes separados. No teletransporte, um remetente e um destinatário recebem um de um par de qubits emaranhados. O remetente mede a interação de seu qubit com outro que contém os dados que deseja enviar. Aplicando os resultados dessa medição ao outro qubit emaranhado, o receptor pode descobrir quais informações foram transmitidas. (Para uma visão mais detalhada do teletransporte quântico, consulte nosso explicador aqui.)

Medir o progresso: não é fácil fazer isso funcionar com qubits – e aproveitar os qutrits é ainda mais difícil por causa dessa dimensão extra. Mas os pesquisadores, que incluem Jian-Wei Pan, pioneiro chinês da comunicação quântica, dizem que resolveram o problema aprimorando a primeira parte do processo de teletransporte, para que os remetentes tenham mais informações de medição para repassar aos receptores. Isso tornará mais fácil para o último descobrir quais dados foram teleportados. A pesquisa foi publicada na revista Physical Review Letters.

Detenção de hackers: isso pode parecer bastante esotérico, mas tem implicações enormes para a segurança cibernética. Os hackers podem bisbilhotar bits convencionais que fluem pela Internet sem deixar rastro. Mas interferir nas unidades quânticas de informação faz com que percam seu delicado estado quântico, deixando um sinal revelador de invasão. Se os qutrits puderem ser aproveitados em escala, eles poderão formar a espinha dorsal de uma Internet quântica ultra-segura que possa ser usada para enviar dados comerciais e governamentais altamente sensíveis.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies