Início » Sistema PABX: 7 motivos que comprovam a necessidade de implementar

Sistema PABX: 7 motivos que comprovam a necessidade de implementar

por webmaster

As ligações telefônicas são, muitas vezes, a principal forma de contato com clientes e fornecedores. Por isso, o sistema PABX (Private Automatic Branch Exchange) é a ferramenta certa para aumentar a disponibilidade das linhas telefônicas e atender melhor os consumidores.

Ele pode ser utilizado em diversos setores como: redes hoteleiras, instituições de ensino, hospitais e condomínios empresariais. Continue a leitura do post e confira todas as vantagens dessa tecnologia!

 

Afinal, o que é o sistema PABX?

Essa é uma ferramenta que interliga os telefones de um condomínio, hospital ou empresa. Essa solução oferece uma melhor qualidade no som das ligações, por isso é indicada para ambientes comerciais. O sistema PABX integra os telefones da empresa, cria uma rede de ramais e dá mais agilidade à comunicação entre os colaboradores.

A infraestrutura centraliza a comunicação telefônica e permite a troca de informações com ramais internos ou ligações externas. A ferramenta possibilita a comunicação por meio de computadores, telefones, tablets e smartphones. O modelo VoIP (IP) é o mais moderno e completo. Ele utiliza a rede de internet para as transmissões e faz a identificação dos dados por meio do endereço IP. A solução ainda oferece inúmeros recursos aos usuários e permite o gerenciamento do telefone.

 

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Essa solução pode trazer benefícios para pequenas, médias e grandes empresas. Confira os principais motivos para implementar esse sistema:

1. Redução de custos

O sistema PABX permite que a companhia utilize uma única linha de telefone para realizar a comunicação. Ele possibilita a interligação dos sistemas de comunicação e a execução de chamadas em diversas localidades, muitas vezes, gratuitas. Além disso, a solução permite chamadas de longa distância com tarifa reduzida, visto que utiliza a rede IP para fazer a transmissão.

Essa infraestrutura também demanda de pouca manutenção, o que contribui para reduzir os gastos da empresa. Vale ressaltar que a implementação do sistema é simplificada, o que diminui os custos para a empresa e aumenta a convergência da rede.

Esse recurso permite o monitoramento do uso dos ramais. Um hotel, por exemplo, pode ter uma redução significativa na conta telefônica ao controlar os gastos dos setores administrativos e lançar as despesas das ligações dos hóspedes direto no sistema.

 

2. Unificação da comunicação e aumento da produtividade

O sistema PABX possibilita que a empresa unifique seus ramais. Dessa forma, não é necessário alterar o número de telefone dos colaboradores, mesmo que eles atuem em diferentes departamentos. Com isso, os usuários conseguem se adaptar com facilidade à ferramenta, uma vez que não precisam decorar novos números a cada mudança de setor.

A solução ainda permite o aumento da produtividade, uma vez que todos os colaboradores podem ficar conectados ao sistema. Para isso, basta possuir um aparelho (tablet ou smartphone, por exemplo) com conexão à internet.

Então, imagine como a ferramenta pode facilitar os processos em um hotel! Por exemplo: em vez de o gerente precisa saber em qual quarto uma camareira está, basta fazer uma ligação para o seu smartphone utilizando a solução. Como consequência, os problemas são resolvidos mais rapidamente.

 

3. Maior disponibilidade das linhas telefônicas

A solução permite integrar os ramais telefônicos em uma rede de dados. Isso facilita na hora de detectar problemas, corrigi-los e administrar o sistema como um todo. Com isso, há muito mais rapidez no processo e são reduzidos os prejuízos causados pela indisponibilidade de linhas telefônicas.

O sistema PABX também possibilita que sejam removidos ramais quando é realizado algum reparo. Vale ressaltar que ao compreender o status do sistema telefônico e analisar o painel de gerenciamento na web, o gestor reduz o tempo investido na administração do recurso. Ademais, o gerente de TI consegue fazer a manutenção da rede de qualquer lugar com acesso à internet, o que reduz significativamente o tempo entre o chamado para corrigir o problema e a resposta.

 

4. Mais qualidade e agilidade no atendimento ao cliente

A solução proporciona mais agilidade no atendimento ao consumidor e evita que as linhas fiquem ocupadas, uma vez que possibilita a realização de 400 chamadas simultâneas. Dessa maneira, a resposta a um questionamento é fornecida de maneira rápida e eficaz. Somado a isso, é possível adotar um sistema de gravação personalizada. Assim, o cliente escolhe o setor que deseja conversar, sendo direcionado imediatamente para ele.

Outro exemplo da qualidade que o sistema PABX pode oferecer está na rede hoteleira. Imagine um estabelecimento que está localizado em uma área turística, que recebe visitantes da Argentina, Estados Unidos e Europa. A solução facilita a comunicação entre o hotel e seus hóspedes ao disponibilizar áudio em diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão e francês.

 

5. Realização de conferências em grupo

Essa tecnologia também proporciona mais agilidade na comunicação entre membros de uma rede hospitalar ou hoteleira, por exemplo. Isso porque ela possui recursos que permitem a realização de conferências com a participação de até 32 pessoas.

 

6. Localização de pessoas pelo sistema PABX

As ferramentas mais modernas permitem fazer a localização ou o chamado de pessoas ao utilizar um broadcast de voz reproduzido em um alto-falante ou software. Sendo assim, ela pode ser uma excelente opção para um hospital.

Para exemplificar a sua funcionalidade imagine o seguinte: um hospital de grande porte, com inúmeros funcionários, precisa encontrar um anestesista para auxiliar em um processo cirúrgico de emergência. Como achá-lo em meio a tantas pessoas? O recurso de voz dá mais agilidade a esse chamado e permite a indicação da localização do paciente.

 

7. Mais segurança com a gravação de conversas

A sua instituição de ensino ou comércio precisa gravar as conversas telefônicas com clientes ou fornecedores? Um sistema PABX moderno possibilita a gravação de conversas e envio do áudio para o e-mail. Como consequência, o seu estabelecimento transmitirá muito mais confiabilidade para os envolvidos e praticidade para o dia a dia.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies