Início » RAID 1: Guia definitivo para espelhamento de discos

RAID 1: Guia definitivo para espelhamento de discos

por webmaster

RAID Mirroring ou RAID 1, dados gravados simultaneamente

Arranjos de discos entregam vantagens como segurança e desempenho para servidores, workstation e storages. O padrão RAID 1 ou espelhamento de HD é uma boa alternativa para quem precisa de segurança ao armazenar informações, mas não tem um grande orçamento.

Com dois hard disks trabalhando em conjunto, o espelhamento de HD é feito de maneira transparente para o usuário, sendo uma boa ferramenta para quem precisa proteger dados. Ao implementar o mirroring, o sistema gravará a informação simultaneamente em seu par “espelhado”, por isso esse tipo de arranjo necessita apenas de um disco rígido adicional para ser implementado.

 

RAID Mirroring ou RAID 1

 

Tenho 4 discos, vale a pena espelhar?

No caso de espelhamento para mais que um disco, é necessário criar mais volumes no pool de discos, sendo que cada arranjo de RAID 1 será criado aos pares e não terá seu volume integrado aos demais. Nesses casos vale a pena considerar arrays em RAID 5 ou RAID 10 (0+1), que permitem maior capacidade, entregam maior performance e gravam informações de paridade para facilitar a recuperação de dados caso haja problemas.

 

Capacidade pela metade, proteção em dobro

Ao implementar RAID 1, metade da capacidade bruta do array será usada para manter cópia reserva dos dados em produção e, caso um dos discos falhe, o sistema comunica ao administrador de TI que um HD precisa ser substituído. O arranjo em mirror é seguro e barato, porém exige metade do espaço para backup e é mais lento que outros formatos de arranjo.

A recomendação nesse caso é manter o sistema de backup funcionando pois, apesar do sistema de espelhamento ser seguro, caso os dois discos apresentem problemas simultaneamente, os dados serão perdidos. Isso parece improvável, porém como a recomendação ao montar um arranjo RAID é usar discos idênticos e como o tempo médio de vida desses discos tende a ser o mesmo, a possibilidade dos dois pararem simultaneamente acaba existindo. Outra vantagem de manter backup do sistema atualizado é problemas de energia, que podem afetar o pool de discos como um todo.

 

Capacidade pela metade e Proteção em dobro

Desvantagens

Ao implementar o espelhamento de HD não existe ganho de desempenho, pelo contrário: o sistema precisa escrever duas vezes a informação, por isso gasta mais tempo na escrita. Como um dos discos fica como backup, a dica para quem pretende usar servidores ou workstations é usar outro barramento (SATA ou SAS), obtendo assim algum ganho de performance.

Para implementar RAID 1 em personal storages, vale a consulta antes de adquirir o qualquer solução, pois não são todos os NAS que suportam esse arranjo. A grande vantagem de implementar RAID 1 é o aumento da disponibilidade dos dados em caso de falha em disco único porém, se a controladora falhar, nem sempre é possível recuperar as informações do pool.

 

Desvantagens do RAID 1

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies