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PABX Virtual (PABX IP ou PABX Digital) X PABX Tradicional

por webmaster

Há muitas diferenças importantes entre um sistema de PABX Virtual (PABX IP ou PABX Digital) e um sistema de PABX Tradicional encontrado em muitos escritórios. Como parte de nossa comparação entre PABX Virtual e PABX Tradicional, vamos começar por resumir essas diferenças e, em seguida, fornecer maiores detalhes sobre cada uma delas.

Investimento inicial

Sistemas de PABX Tradicional são caros para comprar e instalar e muitas vezes exigem o conhecimento de um instalador experiente. Em comparação, um sistema de PABX Virtual não exige um grande investimento inicial, já que não exige equipamentos complexos e caros.

Cabeamento

Uma das grandes vantagens do PABX Virtual em comparação com o PABX Tradicional é que ele não exige nenhum tipo de cabeamento, já que funciona utilizando o cabeamento de internet que você já possui.

Flexibilidade

Um sistema de PABX Virtual é fácil de atualizar e expandir, sem a necessidade de um técnico, cabeamento adicional ou peças complexas de hardware. Na verdade, com um sistema de PABX IP, você pode trabalhar em qualquer lugar e a qualquer momento, o que não é possível com a maioria dos sistemas de PABX Tradicional. Falaremos melhor sobre isso mais à frente.

Redundância

Os sistemas tradicionais de PABX podem falhar e não possuem qualquer redundância. Em caso de uma falha de hardware, você poderia ficar sem seu sistema de PABX até que possa reparar ou substituir o mesmo. Em contrapartida, os serviços de PABX Digital podem oferecer maior redundância do que uma solução tradicional.

Trabalhe em qualquer lugar

Com uma solução de PABX IP, seus funcionários serão capazes de trabalhar em qualquer lugar. Os funcionários podem usar seus telefones celulares, softphones em seus laptops enquanto eles viajam ou mesmo instalar um telefone IP em suas casas.

Fácil expansão

Expandir um sistema de PABX Digital é tão simples quanto apertar alguns botões. A partir de um painel de controle baseado em navegador, você pode adicionar e até remover novas linhas com facilidade. Com os sistemas de PABX tradicionais, você precisa instalar hardware adicional em cada local onde deseja ter uma nova linha.

Agora, a seguir, veremos mais detalhadamente cada uma dessas características. Antes disso, aproveite para conferir todas as nossas soluções:

  • Voz e E1 (Telefonia VoIP Corporativa)
  • PABX Virtual / PABX IP
  • PA Digital / PA Virtual
  • Soluções para Call Center
  • Números Nacionais 0800 e 4004
  • Torpedos de Voz e SMS
  • Integrações – API

Exemplos específicos

Investimento inicial

Um PABX Virtual funciona em nuvem, ou seja, o fornecedor do serviço é quem roda o mesmo em suas próprias instalações. Assim, a solução não requer um PABX local, o que pode custar muitos milhares de reais, como acontece com um sistema tradicional. Com um PABX Digital, o cliente só precisa adquirir novos números conforme deseja aumentar suas linhas. Isso não representa um custo inicial, mas:

  • O custo é significativamente menor do que ter que comprar telefones;
  • Recursos VoIP como as Rotas de Menor Custo e os Softphones ajudam a diminuir ainda mais os gastos ao longo da operação.

É possível utilizar softphones gratuitos como o X-Lite ou o Zoiper para gerenciar chamadas, ou seja, nenhum investimento inicial de hardware precisa ser feito.

No caso de uma empresa que tem telefones analógicos existentes e deseja mantê-los, basta comprar um ATA (Adaptador para Telefone Analógico) e utilizar o serviço de PABX Digital sem grandes gastos.

Cabeamento

Ao contrário dos sistemas de PABX analógicos tradicionais, um PABX Virtual não requer fiação de telefone fixo. Um cabo Ethernet (cabo de rede) é o único cabeamento que você precisa – e se você tem Internet no seu escritório, já possui esse cabo.

Para ambientes de escritório em que tomadas de energia são escassas ou difíceis de alcançar, a tecnologia PoE (Power over Ethernet) pode apresentar uma boa solução, pois permite a transmissão de energia elétrica juntamente com dados para um dispositivo remoto, através do cabo padrão em uma rede Ethernet.

Flexibilidade

Por ser baseado na Internet, um serviço de PABX Virtual é muito mais flexível e personalizável, Com um PABX tradicional, uma vez que o sistema foi instalado, ele permanecerá como configurado inicialmente, a menos que um técnico intervenha fisicamente para rearranjar cabos ou expandir o sistema, o que gera um custo de trabalho muitas vezes significativo.

Em comparação, o serviço de PABX IP permite mudanças rápidas, simples e sem custo.  Você pode fazer login em sua conta através de uma interface web user-friendly e fazer muitas mudanças comuns sem nunca precisar envolver um técnico.

 

Redundância

Os sistemas tradicionais de PABX são inteiramente dependentes de um dispositivo central instalado no escritório de uma empresa. Toda a lógica de roteamento é tratada por este dispositivo centralizado. Se o hardware falhar, o PABX da empresa que não será mais funcional.

Tais dispositivos são muitas vezes extremamente complexa em termos de fiação e localização de falhas por qualquer pessoa que não seja um profissional treinado. Na maioria dos casos, uma empresa que apresenta uma falha de hardware no seu PABX tradicional terá que contratar um técnico para executar o serviço de emergência, que pode ser proibitivamente caro.

Isso não acontece com o PABX Digital, que funciona em nuvem, e por isso tem muito mais redundância do que o PABX comum.

Trabalhe em qualquer lugar

Serviços de PABX Virtual, ao contrário dos sistemas tradicionais, não estão vinculados a localização física do cliente, portanto, os funcionários da empresa são capazes de trabalhar a partir de praticamente qualquer lugar conectado à Internet.

O PABX IP permite que os funcionários simplesmente utilizem sua linha de qualquer dispositivo conectado à rede como se estivesse em seu escritório principal. Por funcionar com base na Internet, a localização física é irrelevante.

Para maior mobilidade, alguns clientes optar por usar um softphone quando viajam. Um softphone é simplesmente um software que é executado em um computador, smartphone ou tablet e fornece essencialmente a mesma funcionalidade que um telefone convencional.

Finalmente, alguns utilizadores podem preferir trabalhar a partir de telefones celulares e um PABX Virtual é capaz de atendê-los também. As chamadas recebidas podem ser facilmente encaminhadas para telefones celulares usando uma ferramenta de gerenciamento de extensão baseada na web. Mesmo as chamadas efetuadas a partir de telefones celulares podem ser integradas a um PABX Digital. Isso ajuda a evitar tarifas de chamadas a longa distância.

Fácil expansão

Com um PABX tradicional, todas as mudanças normalmente requerem um técnico no local. É frequentemente necessário instalar um novo hardware e executar instalações complicadas, o que pode ser demorado e complicado para um ambiente de escritório, além de ser potencialmente muito caro. A exigência de uma visita física significa que os clientes são dependentes da disponibilidade de um técnico, que pode ser muito ocupado e incapaz de responder rapidamente.

Quando se utiliza um serviço de PABX Virtual, as alterações podem ser feitas rapidamente e de modo remoto. Como não é necessário instalar nenhum hardware, o cliente é capaz de fazer alterações em um painel de controle que funciona no navegador. O resultado final é que as empresas que usam um PABX Digital são capazes de expandir seus serviços facilmente por custos insignificantes.

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