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O que é UX e UI e como eles melhoram a relação da sua empresa com seu público

por webmaster

As diferenças entre UX e UI Design

UX é a experiência do usuário e UI é a interface do usuário. No caso da UX, a preocupação é com a funcionalidade de todos os campos, módulos e ferramentas apresentados, já na UI a preocupação é com o design apresentado.

O que é UI Design?

O UI Design ou Design da Interface do Usuário é o meio pela qual o usuário controla e interage um dispositivo, aplicativo ou sistema.

Ele antecipa as necessidades do usuário por meio de botões, menus ou qualquer elemento que fornecerá interação entre a pessoa e o dispositivo.

O que é UX Design?

Já a UX (Experiência do Usuário), está ligada aos sentimentos do usuário. Ela engloba todos os fatos da interação do usuário final com a empresa, seus produtos, sistemas, serviços, ou seja, a Experiência do Usuário é responsável por estudar maneiras de atender as necessidades dos clientes e deixa-los satisfeitos com o resultado de todo o processo.

Mas como essas duas siglas complicadas irão ajudar a minha empresa?

Se você já leu até aqui, entendeu os conceitos de UX e Ui. Mas na pratica como eles irão ajudar a sua empresa?

SEO

Atualmente os buscadores estão levando multo em conta esses dois elementos para definir quais sites serão bem ranqueados.

A interface, adaptabilidade para mobile e a facilidade que o usuário terá para encontrar tudo o que procura, são características de extrema importância para que os maiores buscadores da internet considerem a UX e Ui como parte de ações de SEO.

Para garantir que o seu conteúdo seja encontrado na rede, vários processos devem ser levados em conta: copywriting, conteúdo relevante, praticas de otimização, compreender a experiência dos usuários entre outros.

Por este motivo a equipe de desenvolvimento e marketing precisam estar bem alinhadas, afinal de contas eles são a parte criativa da empresa.

Muita informação? Não se preocupe nós vamos explicar em termos fáceis de assimilar.

Uma analogia entre UX e UI

Imagine um supermercado perfeito, com os caixas postos de maneira organizada para facilitar a mobilidade. Os produtos, todos com preços, corredores espaçados, setores bem divididos. Há cestinhas em lugares estratégicos como no hortifrúti, açougue e padaria. Os carinhos são limpos e não as rodas não travam e são fáceis de conduzir.

Porém, não há cores diferenciando uma seção da outra. Não há produtos que chame a tenção e a decoração é inexistente, sem banners nem identidade.

Esse é um exemplo claro em que a UX (Experiência do Usuário) é perfeita, porém a UI (Interface do Usuário) é ruim.

Agora pense em um supermercado bonito e agradável, colorido e atrativo. Porém ao entrar, depara-se com marcações de preço incorretos, carrinhos de compras que travam, produtos de limpeza junto com alimentícios.

Aqui vemos um exemplo de UI perfeita, mas sem uma boa UX.

Aplicando UX e UI na empresa

Os exemplos acima mostram de forma clara como funciona a UX e UI não é mesmo? Agora aplicadas a empresa, como elas contribuir para os resultados da empresa?

Uma pesquisa feita pela User Testing apresentou o seguinte dado: a cada U$ 1 investido em UX é possível alcançar um retorno entre U$ 2 e U$ 100, dependendo da forma em que for investido.

Por exemplo, se na parte de desenvolvimento, houve preocupação com questões de usabilidade, então o gasto com resolução de problemas e suporte técnico será reduzida.

Porém a questão financeira não fica apenas com o desenvolvimento. Proporcionando uma experiência positiva aos seus clientes, sua empresa será melhor avaliada no chamado marketing boca-a-boca.

Da mesma forma com um site. Se ele possui uma interface harmoniosa e responsiva, com informações que são facilmente encontradas e de fácil leitura, esse site passará maior credibilidade.

Em conjunto com boas praticas de SEO, um texto limpo e correto, um layout bem desenhado e um site com ótima usabilidade, ranqueará mais do que um site poluído e pesado.

UX e UI são essenciais tanto na parte de desenvolvimento de conteúdo, quanto aliado ao marketing digital. Agora vamos ao último e indispensável item: Responsividade.

Responsividade: O item necessário.

Segundo a GlobalWebIndex, 80% das pessoas entre 16 e 64 anos possuem um Smartphone e passam aproximadamente 2 horas utilizando a internet no aparelho.

O uso do celular cresce aceleradamente e por este motivo as empresas precisam levar em conta interface mobile na hora de desenvolver. Responsividade é a palavra da vez.

Tornar um site responsivo é obrigatório caso a empresa esteja considerando a Interface e experiência do usuário.

O importante é que a empresa entenda que a experiência do usuário é um fator de extrema importância não só para o ranqueamento do Google, como para impressionar nosso público.

Ainda tem dúvidas sobre como o UX e o UI irá ajudar a sua empresa?

Obtenha uma perfeita experiência para sua aplicação. Traga o seu esboço ou ideia para nós. Desenvolveremos todas as etapas da interface do seu projeto.

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