Storage de alta disponibilidade (HA) é um sistema de armazenamento com peças redundantes e resistente a falhas de hardware, software e energia, cujo objetivo é manter serviços disponíveis de forma ininterrupta, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Por que sistemas de alta disponibilidade são tão importantes?
Qualquer estudo sério de continuidade empresarial consiste na capacidade da continuidade de entrega de produtos e serviços sem que haja interrupção. Falta de comunicação nos links de internet, falhas de hard disk, de componentes da infraestrutura de rede ou mesmo falta de energia elétrica podem causar paralisações e interromper as operações em qualquer empresa.
Em ambientes de alta disponibilidade esses acidentes são previamente previstos e planos de contingência são montados, mantendo-se assim a operação contínua dos negócios da empresa, mesmo em caso de imprevistos. Sem a necessidade de implementar “soluções de emergência” como recuperar o backup em outros servidores, substituir equipamentos defeituosos às pressas ou manter o time de TI sem dormir, os servidores e storages de alta disponibilidade tem um papel importante para a continuidade de quaisquer negócios.
O papel de um servidor ou storage HA (high availability) é se manter continuamente operacional, permanecendo pelo menos 99% do tempo em atividade.
Dúvidas? Fale com nosso especialista!
Redundância
A redundância é a característica fundamental nesse tipo de solução, pois permite que a operação e os dados sejam mantidos em mais de um local e elimina um único ponto de falha (SPOF).
Servidores e sistemas de armazenamento desse tipo são frequentemente usados em ambientes virtualizados como recurso de segurança para proteger máquinas virtuais críticas.
Essas soluções de alta disponibilidade são montadas com equipamentos compostos com pelo menos duas controladoras redundantes e tolerantes a falhas, além de hard disks, fontes de alimentação e outros controladores, onde caso um desses componentes falhe, o outro se mantém operante.
Replicação de dados
Outro ponto importante que compõe uma solução de alta disponibilidade é a replicação de dados. Imprevistos sérios como incêndios, enchentes ou sabotagem podem ser evitados caso a estrutura da solução possa ser replicada em outro endereço.
Assim, para recuperação de desastre nesses casos, é recomendado que o storage de alta disponibilidade possua também um sistema de armazenamento secundário para armazenar os dados e aplicativos críticos, entrando em funcionamento caso o sistema principal fique off-line.
Continuidade de negócios
Planos de continuidade empresarial devem incluir sistemas de alta disponibilidade (high availability) e a capacidade da recuperação em caso de desastres (disaster recovery).
Uma solução de continuidade empresarial confiável tem de levar em consideração o ambiente operacional, as aplicações, a capacidade de processamento e o ambiente do sistema, além é claro, da não interferência na experiência dos usuários (UX).
Assim, para assegurar um determinado nível de continuidade do negócio, é necessário identificar e selecionar o conjunto de softwares, hardware e procedimentos, descrevendo-os num plano devidamente documentado, possível de ser implementado, testado e revisto regularmente.
As soluções de alta disponibilidade fornecem mudança de plataforma totalmente automatizada para seu respectivo sistema secundário em caso de imprevistos, proporcionando que usuários continuem acessando o ambiente e aplicações de forma transparente e sem qualquer interrupção.