Início » Mineral raro vai tornar a Internet 1000 vezes mais rápida

Mineral raro vai tornar a Internet 1000 vezes mais rápida

por webmaster

 

A perovskita, como o cientista Gustav Rose a chamou quando a descobriu nos Montes Urais, na Rússia, em 1839, é um mineral de óxido de titânio e cálcio.

Mas de acordo com a revista Forbes, sua mágica está na habilidade de manter muitos cátions (íons com carga positiva diferente) em sua estrutura física, dando aos engenheiros a habilidade de modificar o mineral como bem entenderem. E enquanto os cientistas sabem sobre o mineral há muito tempo, os pesquisadores continuam a achar útil.

No mundo, a perovskita foi encontrada nas minas do Arkansas, dos Urais, da Suíça, da Suécia e da Alemanha, e cada variedade é um pouco diferente. Por exemplo, em 2009, sua capacidade de absorver a luz do sol e gerar eletricidade foi descoberta. Uma forma natural de célula solar.

De acordo com Trevor Nace, geólogo e fundador da revista Science Trends, na revista Forbes, cientistas descobriram recentemente a virtude do mineral para transferir dados através da radiação terahertz.

O mais surpreendente é que, porque é um mineral que, em poucas palavras “absorve a luz” que usa a luz em vez de eletricidade para transferir os dados, permitindo velocidades de 1.000 vezes mais rápido do que a tecnologia atual.

Vamos voltar um momento. A pesquisa de radiação frequência terahertz ainda está no inicio, mas sabe-se que a banda está entre a luz infravermelha e rádio freqüência (entre 100 e 10.000 GHz). Isso em comparação com a faixa de 2,4 gigahertz de telefones celulares de hoje. O minério de perovskita em camadas pode transferir dados através de ondas de luz na banda terahertz usando um mecanismo relativamente barato: halogênios.

Usando uma lâmpada de halogênio, a equipe de cientistas descobriu que eles poderiam modificar essas ondas enquanto passavam pela perovskita. Então eles codificaram os dados em ondas e os transferiram 1.000 vezes mais rápido.

“Este avanço tecnológico abre as portas para o uso de transferência de dados terahertz em computação e comunicação de geração futura. Mil vezes mais rápida, essa maneira barata e fácil de transferir dados apresenta uma infinidade de oportunidades para transformar nossas vidas digitais. Infelizmente, teremos que esperar pelo menos 10 anos até que esteja comercialmente pronto de acordo com os autores. Quando esse momento chegar, isso poderá apresentar uma mudança radical na computação e na comunicação “, escreve Trevor Nace.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies