Início » ESCOLHA DE SERVIDORES: SAIBA MAIS SOBRE SERVIDOR LOCAL E NA NUVEM

ESCOLHA DE SERVIDORES: SAIBA MAIS SOBRE SERVIDOR LOCAL E NA NUVEM

por webmaster

 

Na hora de realizar a escolha de servidores, muitas empresas acreditam que investir em uma opção própria é a solução mais adequada para garantir a segurança geral dos dados e proteger devidamente os arquivos. Porém, isso nem sempre é verdade.

A proximidade física do equipamento, por si só, não garante a proteção necessária. Já os servidores na nuvem, por exemplo, contam com equipes especialmente dedicadas a eles, o que torna essa escolha especialmente vantajosa.

Sem mais demora, vamos conhecer melhor as duas opções para que você decida qual é a melhor alternativa para seu negócio. Boa leitura!

 

O que é um servidor local?

É aquele alocado dentro das próprias dependências da empresa. De modo geral, há uma sala exclusivamente dedicada a ele, devidamente climatizada e protegida. Isso porque as máquinas precisam ser resfriadas para garantir o pleno funcionamento de toda a estrutura.

Outros cuidados são necessários, já que uma mera intervenção acidental pode causar a paralisação de atividades. Assim, em um servidor local, a própria empresa se torna responsável pela manutenção e proteção. Além do próprio espaço físico dedicado, é necessário designar uma equipe para cuidar dele.

 

O que é um servidor na nuvem?

Hospedar os dados na nuvem quer dizer, basicamente, que você está colocando suas informações em um servidor, uma máquina (ou um conjunto delas) conectada à web. Ela é gerenciada por uma empresa especializada no assunto, o que garante toda a segurança necessária para seus arquivos.

Isso é feito por meio da tecnologia conhecida como cloud computing, ou computação na nuvem, um método no qual os dados são salvos em uma rede compartilhada.

Dessa forma, não é necessário contar com servidores dentro do seu negócio, especialmente porque eles são caros para pequenas e médias empresas.

Contratar servidores na nuvem é uma prática já bastante recorrente no mercado nacional, pois grande parte das nossas empresas utiliza esse tipo de serviço.

Para aderir, a empresa paga uma assinatura aos gestores do servidor, profissionais com bastante conhecimento na área de TI que vão garantir a proteção aos dados, além da realização de manutenções periódicas e a defesa sólida contra ataques de hackers.

 

Quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo?

A hospedagem de dados na nuvem é a alternativa mais popular atualmente. O principal motivo para utilizar esse serviço é a economia gerada, já que as empresas não precisam gastar tanto com equipamentos e infraestrutura geral de TI.

Além disso, a mobilidade corporativa é estimulada pelo serviço em nuvem: isso porque o acesso remoto aos dados se torna bem mais ágil, o que gera grande vantagem competitiva para gestores e colaboradores que estão sempre trabalhando em campo.

A opção de adotar um servidor local é geralmente escolhida por companhias de grande porte, que têm condições de arcar com esses investimentos. Os gastos são maiores também com pessoal, já que é necessário contar com colaboradores bastante qualificados para garantir toda a segurança necessária às informações.

O servidor local demanda, ainda, mais esforço por parte dos colaboradores e pode acabar tirando o foco da atividade principal do negócio. O cuidado necessário para a correta manutenção dessa estrutura deixa a equipe interna bastante sobrecarregada.

Podemos concluir, portanto, que para as pequenas e médias empresas a opção na nuvem é a mais indicada. Esse servidor é operado por profissionais de alto nível, o que garante que os gestores possam se dedicar exclusivamente às atividades-fim do negócio.

Percebeu como a escolha de servidores depende das necessidades de cada negócio? Ter uma infraestrutura completa de tecnologia em sua empresa é bastante tentador, mas a redução de custos e a praticidade garantidas pelos serviços em nuvem são outros fatores a se levar em consideração.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies