Início » Entenda como contratar a melhor consultoria de TI para PMEs

Entenda como contratar a melhor consultoria de TI para PMEs

por webmaster

consultoria de ti

 

Na maioria das pequenas empresas, os gestores não têm tempo — e nem recursos suficientes — para dedicarem-se a um departamento de TI em período integral. E mesmo que o tivessem, a sobrecarga seria tão alta que inviabilizaria empregar uma equipe de TI completa. Isso tem levado os pequenos empresários a buscarem alternativas, como a contratação de uma consultoria de TI para PME.

Para as pequenas empresas, a contratação de um serviço de consultoria de TI pode resultar em uma rentabilidade financeira e elevar o patamar de competitividade pelas tecnologias e metodologias aplicadas. Além de possibilitar que a empresa evolua rapidamente sem gerar grandes custos ou despesas adicionais, esse tipo de serviço gera muitos benefícios ao negócio.

Mas, nem tudo é tão simples. Antes você precisa escolher a empresa certa para trabalhar de forma alinhada com os objetivos do seu negócio. Pensando nisso, desenvolvemos um post com as dicas mais importantes que você deve seguir para contratar a melhor consultoria de TI para PME.

 

O que é consultoria de TI?

A consultoria de TI é um serviço que ajuda as empresas a avaliarem diferentes soluções tecnológicas e metodológicas que, ao implementá-las, alinham suas estratégias de tecnologia com as estratégias de negócios ou processos.

Basicamente, esses serviços atendem às necessidades de TI das empresas, fornecendo planejamento estratégico, estrutural, operacional e de implementação.

O planejamento estratégico inclui serviços de assessoria que ajudam os clientes a avaliar suas necessidades de TI e a formular planos de implementação de soluções por meio de softwares, por exemplo.

O planejamento estrutural inclui serviços de consultoria que combinam o plano estratégico e o conhecimento de tecnologias emergentes para criar o design lógico do sistema e da infraestrutura de suporte, para atender aos requisitos do cliente.

O planejamento operacional inclui a avaliação dos processos (benchmarking) para medir a eficiência e a capacidade do ambiente de TI de um cliente.

Por fim, na implementação, os processos são monitorados e testados até funcionar corretamente.

Lembrando que, se a empresa deseja criar e manter força competitiva no mercado, esse deve ser um ciclo contínuo. A tecnologia não para de evoluir. Por isso, repetir o ciclo é fundamental para uma atualização constante.

 

Por que contratar uma consultoria de TI para PME?

Existem inúmeras vantagens que tornam a consultoria de TI um excelente investimento estratégico. Confira os principais abaixo:

  • gerar capacidade de gerenciar os dados mais importantes de forma mais efetiva;
  • permitir a transferência de know-how entre os profissionais das duas empresas;
  • potencializar o Business Intelligence (inteligência de negócios);
  • inserir novas tecnologias e metodologias ao negócio;
  • aumentar a segurança das informações e sistemas;
  • ajudar a empresa a reduzir custos operacionais;
  • desenvolver força competitiva para a empresa;
  • descobrir falhas operacionais, corrigindo-as;
  • melhorar a gestão de recursos;
  • manter disponibilidade em uma escala 24/7/360.

 

Como funciona uma consultoria de TI para PME?

Ao contratar uma consultoria de TI para PME, os profissionais vão realizar tarefas como um passo a passo. Trata-se de uma metodologia estratégica para descobrirem como podem ajudar, quais recursos serão necessários, quando e por quê. Conheça os principais processos abaixo:

  • avaliação das necessidades da empresa;
  • designação dos profissionais certos para lidar com essas necessidades (capacitações específicas);
  • análise e apontamento das falhas, trabalhando na correção e melhorias da infraestrutura de TI;
  • apresentação de soluções (tecnologias e metodologias) definitivas e permanentes para o negócio caminhar com as próprias pernas após o fim da consultoria;
  • alinhamento dos objetivos do negócio com o departamento de TI;
  • repetição do ciclo, caso seja necessário.

 

Como contratar uma boa consultoria de TI?

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma consultoria de TI para PME, bem como entende a sua importância para o negócio, é hora de escolher uma prestadora de serviços que atue como parceira. Siga os passos abaixo e você terá grandes chances de sucesso nessa empreitada:

1. Avalie as necessidades da empresa

O primeiro passo que deve ser dado é entender o motivo principal da contratação da consultoria. Quanto mais precisa e direta for essa percepção, mais ela deve contribuir para se chegar a um melhor serviço. Por exemplo: ter uma infraestrutura de TI com um Data Center hospedado na nuvem, para otimizar os processos operacionais e agregar mobilidade a eles.

Essa informação não limita os profissionais a esse objetivo. Eles devem atuar com foco em atender a esse desejo manifestado, mas vão fazer um diagnóstico completo para apontar onde mais a empresa pode melhorar, para formar uma estrutura de TI mais sólida e eficiente.

2. Busque referências no mercado

Para ter certeza de que terá um parceiro perfeito para a estratégia, verifique a reputação da empresa no mercado. Busque referências nas redes sociais, com clientes atuais e antigos, em fóruns on-line etc.

Além disso, solicite alguns cases de sucesso para conhecer melhor o trabalho da empresa. Isso inclui:

  • práticas utilizadas;
  • prazos respeitados;
  • níveis de soluções oferecidas;
  • grau de satisfação dos clientes etc.

3. Pesquise o suporte oferecido

O suporte técnico é um dos pontos de maior importância ao contratar uma consultoria de TI para PME, pois, se algo der errado durante o trabalho, será preciso contar com um atendimento com soluções rápidas para não afetar a produtividade da empresa. Afinal, quanto mais tempo o negócio fica parado, mas dinheiro é perdido.

Faça contato com a empresa diversas vezes e por todos os canais de atendimento disponíveis. Se puder, simule problemas e teste a rapidez e nível técnico das soluções oferecidas. Você pode fazer isso antes, durante e após os serviços de consultoria.

4. Exija um contrato SLA

O SLA (Service Level Agreement) é uma espécie de contrato, mas voltado para a área de TI. Nele, além das cláusulas de um contrato comum, empresas e clientes podem se resguardar especificando com detalhes:

  • níveis de produtos e serviços contratados;
  • prazos combinados;
  • valores;
  • responsabilidades e obrigações etc.

Além da segurança, o SLA é uma garantia de que você e a empresa concordaram com os termos acordados, dando a ambos o direito de recorrer judicialmente em caso de descumprimento de alguma cláusula.

Contratar a melhor consultoria de TI para PME traz inovação ao negócio. Tecnologias e metodologias devem otimizar os processos de TI e de toda a empresa, fazendo com que ela produza mais com qualidade, em menos tempo e com menos recursos. Com a redução de custos, a empresa pode aumentar a sua margem de lucro e crescer de forma sustentável.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies