Início » Como sei se peguei ransomware? Em apenas 3 Passos!

Como sei se peguei ransomware? Em apenas 3 Passos!

por webmaster

Como detectar um Ransomware - Imagem de duas telas do computador alertando a presença de Ransomware e homem na frente com as mãos na cabeça em sinal de desespero

 

O Ransomware é o tipo mais perigoso de malware conhecido, que pode criptografar e bloquear dados de computadores de forma inesperada. E nossa maior preocupação acaba sendo: – Como saber se temos algum ransomware “incubado” em nossos arquivos de computadores?

Por ser um código malicioso, o Ransomware pode se esconder em muitos lugares no computador e, sem que o usuário perceba, infectar dados de discos e dispositivos externos. Por isso é importante estar sempre atento ao que está acontecendo dentro do hard disk de seu computador.

A boa notícia é que existem maneiras de detectar a presença de um Ransomware. Caso você suspeite que o seu computador foi comprometido e observou algumas anormalidades, aqui estão alguns passos para confirmar se você foi infectado.

 

1. SEMPRE verifique a extensão dos arquivos

Uma maneira simples de identificar que um Ransomware está presente em seu computador é verificando as extensões de todos os arquivos de dados. Caso você perceba que alguma extensão típica como o padrão “.jpg” de uma imagem foi mudada e tornou-se algo como “.encrypted”, “.FuckYourData”, “.locked”, “.Encryptedfile”, é um grande indicador de que seu computador foi infectado.

 

Pasta no computador com arquivos com extensão de arquivos locked

 

2. Muitos arquivos foram renomeados recentemente?

É muito raro ter muitos arquivos renomeados ao mesmo tempo. Este é um comportamento comum dos vários tipos de Ransomware. Como regra, ao ser executado, o malware criptografa todos os dados, fazendo alterações dos nomes dos arquivos existentes em seu computador.

 

Pasta de computador com vários arquivos com nomes alterados e extensões diferenciadas


3. Não consegue desbloquear a tela do seu computador?

Alguns tipos de Ransomware, além de manterem arquivos criptografados, também congelam o sistema operacional da máquina. Uma vez infectado, o computador que possui esse malware tem sua tela inicial substituída por uma imagem informando que a máquina foi infectada.

 

Computador com a tela bloqueada com um alerta

 

Somos especialistas em soluções de armazenamento e backup como storages DAS, SAN e NAS para residencias e empresas. A melhor forma de manter suas informações seguras é ter um sistema de backup funcionando. Os storages NAS Synology possuem recursos para fazer backup bare metal de diversos computadores, diminuindo o tempo de inatividade caso seja necessária a restauração de um sistema. Comercializamos equipamentos de fábricas renomadas como Seagate, Qnap, Synology e Infortrend, ideais para proteger os dados de sua empresa ou residência contra ataques desse tipo de malware.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies