Início » Aprenda a fazer orçamento de TI em 6 dicas essenciais!

Aprenda a fazer orçamento de TI em 6 dicas essenciais!

por webmaster

Há bastante tempo, o setor de Tecnologia da Informação deixou de ser apenas um luxo das grandes corporações e passou a representar uma área estratégica para todas as empresas. Portanto, fazer um orçamento de TI de maneira adequada e sem erros é fundamental para manter a continuidade e sustentabilidade do negócio.

Afinal, esse setor depende diretamente de uma gestão eficiente de recursos e infraestrutura de TI, que seja capaz de investir em tecnologia eficiente, para que a organização se mantenha sempre competitiva frente ao mercado, aumente o seu desempenho e ofereça o máximo de qualidade.

Nesse sentido, o planejamento de um bom orçamento de TI aliado à gestão ajuda a empresa a ter maior previsibilidade financeira, fazer uma avaliação realista dos riscos e, consequentemente, identificar possíveis gargalos e antecipar alguns problemas, como de soluções obsoletas, que geram maiores custos e a renovação de licenças de software, por exemplo.

Quer fazer um orçamento de TI com eficiência, considerando as necessidades, as metas e a receita disponível para investir? Então, veja 6 dicas essenciais que fazem toda a diferença nesse processo!

 

1. Faça um bom planejamento orçamentário

É o primeiro passo para que o gestor consiga elaborar um bom orçamento de TI, baseando-se na situação financeira atual da empresa. Em tempos de crise e oscilações na economia, é fundamental que o profissional seja realista e só aposte no que realmente é viável e pode trazer resultados positivos para o negócio.

Dessa forma, torna-se mais fácil e rápida a aprovação de novos projetos, caso o empreendimento conte com reservas. Por outro lado, também serve como uma referência, se for necessário ir em busca de recursos financeiros para novos investimentos.

 

2. Converse com a sua equipe

Falar de valores disponíveis para investimento não é o foco desse tópico! Mesmo assim, é preciso conversar com os seus colaboradores sobre a estrutura de TI atual, os seus pontos positivos, seus problemas e as suas vulnerabilidades. Assim, você pode fazer a escolha das melhores tecnologias e ferramentas, considerando a demanda da empresa.

Ainda tem dúvidas? Então, pense: são os seus funcionários que trabalham no dia a dia com as plataformas e estruturas de TI atualmente presentes.

Ou seja, são as pessoas ideais para dar um feedback sobre a viabilidade (ou não) das tecnologias atuais, o que pode fazer toda a diferença na hora de escolher opções mais inovadoras, eficientes e que tenham foco na qualidade e produtividade. Lembre-se: um bom gestor deve saber escutar a sua equipe!

 

3. Avalie o centro de custos para fazer um bom orçamento de TI

Uma dúvida bastante comum entre gestores, analistas e responsáveis pelo setor de TI é o que deve ser considerado exclusivamente para o seu centro de custos e o que também deve envolver outras áreas da empresa.

Nesse caso, é fundamental ter uma visão estratégica, envolvendo pessoas dos demais departamentos e orçar analisando a demanda de cada um deles. Dessa forma, cada um dos responsáveis opinará sobre as estratégias traçadas, as aplicações de TI necessárias para a execução de suas atividades e, ao final, compilar tudo ao orçamento, de forma abrangente.

Outra grande vantagem de ter contato com as outras áreas é a maior facilidade em identificar problemas e vulnerabilidades em conjunto, o que permite uma tomada de decisão mais acertada na hora de fechar o orçamento de TI, de modo que isso traga resultados positivos para a empresa como um todo.

 

4. Acompanhe a execução de tarefas

Após o início das atividades, o gestor não pode se descuidar. É preciso ficar atento e verificar se os investimentos anteriormente planejados estão com o andamento em dia, dentro do que foi estabelecido no orçamento de TI e no cronograma de execução.

Sem esse acompanhamento, existe o risco de que as coisas saiam do controle e a organização tenha de arcar com custos superiores aos valores anteriormente estabelecidos. Portanto, acompanhe de perto a execução das tarefas e a qualidade dos serviços prestados pela fornecedora de tecnologia escolhida.

Vale lembrar que, na teoria, o orçamento de TI é perfeito. Mas, na prática, podem surgir problemas com erros na instalação, de compatibilidade e na infraestrutura de TI e possíveis custos extras, ao longo do processo. Por isso, quanto mais próximo o gestor ficar de todo o processo, melhor.

 

5. Aposte nas ferramentas adequadas

Cada empresa tem o seu porte, a sua demanda e o seu volume de informações. Quanto mais rápido é o processamento de dados, maior é a necessidade de escolher soluções para comunicação unificada mais adequadas as necessidades corporativas, como:

  • PABX;
  • gravadores telefônicos;
  • interface celular;
  • ramal móvel;
  • portabilidade, entre outros.

Vale ressaltar que esse também é o momento ideal para o gestor abandonar tecnologias obsoletas e onerosas para a organização, reduzindo custos e gargalos no processo. É hora de inovar!

 

6. Faça a avaliação de desempenho

O planejamento do orçamento de TI só tem sucesso se, de fato, o cronograma é cumprido conforme o planejamento anteriormente estabelecido. Para ajudar nesse processo, é preciso que o gestor conte com um software para o gerenciamento de tarefas, para não se perder em meio a tantas atividades a serem cumpridas.

Um erro muito comum que faz o planejamento cair por terra é quando o responsável pelo setor não faz a avaliação de desempenho de cada etapa, de modo a fiscalizar o correto andamento das atividades.

Quando isso não acontece, é comum que se perca o controle das tarefas, tornando todo o processo mais burocrático, complexo e, principalmente, oneroso e com erros. Tudo o que uma empresa não quer. Por isso, é importante seguir um cronograma, com disciplina e perspicácia.

Agora que você já sabe como fazer o seu orçamento de TI, é hora de colocar a mão na massa, executar todo o processo etapa por etapa, sem se esquecer de acompanhar cada uma delas, com a ajuda de um software empresarial. Assim, você fará as melhores escolhas e a empresa terá a tecnologia que precisa para dar continuidade às suas atividades, além de aumentar sua qualidade e produtividade.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies