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Vantagem tecnológica: entenda o conceito e os benefícios

por webmaster

No mundo corporativo, investir em vantagem tecnológica é fundamental para desenvolver e fortalecer pequenas, médias e até mesmo as grandes empresas. Com um amplo leque de ferramentas e soluções de TI disponíveis no mercado, gestores e donos de negócio têm maiores chances de ver o empreendimento alavancar e prosperar.

Além disso, não se trata de um benefício voltado a apenas um departamento da organização. Existem, no mercado, diversas ferramentas capazes de aperfeiçoar processos produtivos, integrar setores, além de favorecer a comunicação interna, entre os próprios colaboradores e externa, com fornecedores, parceiros comerciais e clientes.

Quer tornar sua marca cada vez mais eficiente, produtiva e competitiva? Então conheça os principais benefícios da vantagem tecnológica na organização.

 

Criação de valor agregado diante do público

Até poucos anos atrás, eram poucos os empreendimentos brasileiros que tinham acesso aos recursos diversos para ampliar suas atividades e agregar diferencial competitivo à marca, ficando sempre estagnados, sujeitos às flutuações econômicas e do próprio segmento de mercado.

Na atualidade, o cenário é outro: quando o gestor aposta na modernização de maneira adequada, a companhia consegue se tornar mais competitiva dentro do seu nicho de atuação.

Se aplicados no marketing, que é um setor altamente estratégico, os recursos tecnológicos vão promover a criação de valor agregado frente a seu público-alvo, pois se torna possível aprimorar a comunicação com eles, principalmente com o uso das redes sociais, que é simples e traz excelentes resultados.

 

Antecipação de tendências

Ao implementar ferramentas modernas na gestão e produção do negócio, o tempo de entrega de mercadorias, por exemplo, é reduzido, agradando aos clientes, que comumente reclamam de marcas que deixam a desejar nesse quesito.

Portanto, tornou-se primordial que o planejamento organizacional e a tecnologia da informação estejam em sinergia com o trabalho, assim como nas startups, que, mesmo com orçamento limitado, são exemplos de gerenciamento eficiente e crescimento.

Além disso, é possível utilizar a comunicação para compreender qual é a demanda dos seus consumidores e antecipar tendências, oferecendo produtos e serviços inovadores, com qualidade superior, com preços competitivos, garantindo uma maior fatia no seu mercado de atuação.

Um bom exemplo disso são os chatbots, que atendem as pessoas rapidamente, resolvendo assuntos mais simples, além da interação via aplicativo, permitindo que o usuário fale com a empresa sem a necessidade de interromper suas atividades diárias para ficar ao telefone aguardando atendimento.

 

Redução significativa do custo

Em um primeiro momento, o investimento em novas soluções se reflete em um gasto maior para o caixa da companhia, impedindo muitos empresários de avançarem em termos de infraestrutura e tecnologia.

No entanto, após sua implantação, há uma redução de custos bastante significativa, principalmente nas projeções em médio e longo prazos, quando aliados a um planejamento estratégico gradual, com treinamentos e engajamento dos funcionários.

Outro ponto que merece destaque é a mobilidade que as aplicações modernas oferecem. Assim, a pessoa pode dar continuidade ao seu trabalho mesmo estando fora de seu ambiente laboral, nas 24 horas do dia, 7 dias por semana, realizando suas atividades a partir de qualquer local, com um simples login e senha.

Ou seja, com o tempo, é possível diminuir consideravelmente os custos de produção e o preço para o cliente, sem afetar a margem de lucro do negócio, além de aumentar sua produtividade como um todo, claro.

 

Aumento da produtividade com a vantagem tecnológica

Com o investimento na área de tecnologia da informação, muitos empreendedores conseguem ter acesso a softwares voltados para a otimização das rotinas, reduzindo ou até eliminando a necessidade do trabalho manual, automatizando tarefas.

Dessa forma, não há a necessidade de manter colaboradores para essas funções, que podem ser redirecionados para atividades mais estratégicas para o negócio.

Além disso, como o volume e o fluxo de informações são cada vez maiores e exigem alta velocidade e capacidade de armazenamento, opções que promovem a automação desse processo, como a nuvem, contribuem diretamente para o aumento da produtividade dos colaboradores e do desempenho da empresa.

Com o auxílio de uma fornecedora de serviços de TI de qualidade, também é possível adotar sistemas de tecnologia de voz, personalizados de acordo com a necessidade de cada empreendimento.

Dessa forma, é possível integrar setores, permitindo que eles se comuniquem entre si, elevando o desempenho das equipes, além de eliminar a necessidade de interromper as suas atividades, para buscar ou atualizar informações relativas a outros departamentos.

Ao contar com esses serviços, a companhia consegue ser muito mais dinâmica e aproveitar melhor as horas de trabalho, sem o incômodo provocado pelas constantes quedas ou indisponibilidade de servidores, tão comuns em organizações com equipamentos e sistemas obsoletos.

 

Criação de uma visão de referência do mercado diante dos consumidores

A concorrência está voraz e acirrada, em busca de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Para não ficar para trás, é absolutamente importante ficar atento às novidades, para não perder espaço no mercado.

Cada passo dado para a modernidade tem um reflexo positivo para a empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, tornando-a mais ágil, competente, eficaz, com foco na qualidade, redução da burocracia e desempenho cada vez mais satisfatório.

Na prática, isso significa que ao abraçar a tecnologia como uma estratégia de negócio, mostrando como a companhia se importa em fazer cada vez mais e melhor, gerando maior satisfação ao consumidor, que passa a olhar a marca como referência.

Ao alcançar esse objetivo, sua marca poderá superar todos os seus concorrentes em diferentes quesitos e se destacar.

Como podemos observar, o investimento em TI, seja em aplicações ou em infraestrutura, traz imensa vantagem tecnológica para a empresa, desde a organização do cotidiano laboral até o acesso às informações a partir de qualquer dispositivo móvel, além de uma interação mais próxima com seus colaboradores e clientes.

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