Retenção de talentos é um assunto prioritário para as empresas. Principalmente no setor de Tecnologia da Informação, que a cada dia mais vem crescendo e ganhando importância no planejamento estratégico das organizações.
O alto índice de turnover dos profissionais de TI é uma das preocupações dos gestores, principalmente quando a empresa investe em jovens talentos. É frustrante investir tempo e dinheiro na formação de um profissional, para vê-lo sair logo no início da sua carreira, seduzido por propostas melhores.
Aliás, essa é a pergunta chave: por que a proposta de um concorrente é melhor do que a permanência na sua empresa? A resposta para esta pergunta pode estar escondida nos métodos de trabalho e de retenção de talentos aplicados na organização.
Os recursos humanos são ativos valiosos, principalmente em um setor que exige tanto conhecimento técnico quanto a tecnologia da informação. Por isso mesmo reter talentos garante não só a qualidade da sua equipe, como poupa recursos da empresa, já que contratar funcionários é bem mais caro do que mantê-los motivados.
Veja, abaixo, algumas das melhores práticas para a retenção de talentos em TI:
Treinamentos e qualificação
A tecnologia da informação é uma área com atualizações tão constantes que, de um dia para o outro, toda uma tendência de conhecimento já pode ter sido modificada por novidades do mercado. E, neste sentido, profissionais precisam buscar uma qualificação constante para se manterem atualizados.
Se o esforço para manter a equipe atualizada vem da organização, ela ganha em dois lados: primeiro, faz com que o colaborador note a preocupação da empresa com o seu aprendizado. E, segundo, a própria empresa ganha com uma equipe antenada e pronta para aplicar as melhores práticas de mercado.
Se você investir em um programa de treinamento e qualificação vai perceber como a sua equipe terá motivação extra para trabalhar.
Metas desafiadoras
Embora o fator financeiro seja muito importante, é consenso entre especialistas que salário, por si só, não é capaz de manter um funcionário motivado. Principalmente no caso dos jovens profissionais de TI que chegam ao mercado hoje. Provenientes dos games cada vez mais elaborados, o profissional de TI de hoje em dia precisa de desafios.
Por isso, sua empresa deve apresentar metas que instiguem o profissional a cumpri-las. A falta de um trabalho desafiador é um dos principais fatores que levam as pessoas a buscarem novos ares no mercado de trabalho, fixando-se pouco nas organizações em que estão empregadas.
Liderança
Um líder carismático, democrático, competente e inspirador pode fazer toda a diferença na retenção de talentos.
Os funcionários buscam identificação com seus líderes. E essa identificação precisa surgir naturalmente: quando olha para a mesa do seu gestor, o colaborador precisa sentir confiança naquele que está ocupando o posto, sabendo que ele pode lhe ajudar em qualquer projeto ou assunto.
Os bons líderes surgem naturalmente. Esqueça a figura do chefe autoritário, que grita com os funcionários. Hoje em dia, esse estilo de liderança não só não funciona, como contribui para o turnover excessivo das organizações.
Uma característica importante dos líderes atuais é o fato de estarem ligados e atentos a todas as questões que envolvem o funcionário, extrapolando o ambiente profissional. Os líderes atuais e seu comportamento são decisivos para a escolha do funcionário no momento em que ele recebe uma proposta para um novo trabalho.
Oportunidades de crescimento
Por mais que você tenha um bom salário, acredite na empresa e tenha um bom líder, como se motivar sem ver chances de crescimento no horizonte? Acredite, um plano de carreira é um fator de peso para a retenção de talentos de TI.
O mercado está demandando muito este tipo de profissional e muitas empresas estão investindo no crescimento profissional dos seus funcionários. Por isso, se você não tem um plano de carreira na sua empresa, pode apostar que seu concorrente tem.
Chame imediatamente os profissionais de RH e comece a estruturar um plano para reter os talentos da sua área.
Bom ambiente de trabalho
O clima no ambiente de trabalho conta muito para a permanência do profissional. E, novamente, o papel do líder é fundamental para que o relacionamento entre os colegas seja baseado no respeito e na colaboração em torno dos projetos.
Excesso de disputa entre os profissionais cria um ambiente de fofocas e maledicências que fazem muito mal ao colaborador. E se ele sente preguiça ao acordar para ir para o trabalho, por causa do clima ruim, pode ter certeza de que ele deixará a sua empresa assim que surgir a primeira proposta.
Bonificações
Se você não tem condições de oferecer um salário fixo muito bom, então precisa investir em uma política de bonificações robustas. Elas podem ser pagas por desempenho em projetos, por produtividade em tarefas específicas e, até mesmo, a boa e velha participação nos lucros e resultados.
Mas as bonificações devem estar no seu horizonte, pois são uma forma eficiente de reconhecer e valorizar os talentos da sua organização.
Plano de benefícios
Todas as empresas precisam oferecer benefícios básicos, definidos por lei. Mas cuidado: não vá contratar os benefícios apenas pelo valor financeiro, dê uma olhada no que é oferecido por eles.
Por exemplo: se você é obrigado a oferecer um plano de assistência médica, não feche contrato com a empresa adotando as coberturas básicas. Tente encontrar um plano que ofereça serviços e diferenciais a um bom preço. Essas opções existem no mercado, basta procurar.
Salário compatível com o mercado
Como já falamos, a questão financeira não é primordial para a retenção de talentos em TI. Mas você não pode abrir mão de oferecer salários que sejam, pelo menos, compatíveis com o mercado. Nem sempre o profissional buscará a empresa que paga mais, mas se a sua paga menos, pode ter certeza que, em pouco tempo, você começará a perder talentos importantes para o mercado.
Realize uma pesquisa e veja qual é a média salarial que vem sendo paga por empresas de TI na cidade onde fica a sua empresa. Esse é um bom balizador para você rever os vencimentos dos seus colaboradores.