Práticas sustentáveis são essenciais para empresas que querem crescer de forma saudável e eficiente. Saiba como algumas práticas podem ajudar seu cliente a implantar esse modelo em sua empresa.
TI Verde é uma expressão utilizada pelo setor de tecnologia para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Esse tema tem se mostrado cada vez mais presente nas empresas devido ao aumento da preocupação com o meio ambiente.
Questões ecológicas, assuntos que tratam da preservação e uso racional de recursos naturais e energéticos se tornaram extremamente importantes e são amplamente abordados em todos os setores, fazendo parte do dia a dia de diversas empresas, inclusive no departamento de TI.
As corporações devem apostar em ações para conseguir suprir as necessidades de um negócio sustentável e atender aos Índices de Sustentabilidade Empresarial, uma ferramenta criada para realizar análises comparativas entre empresas sob os aspectos de sustentabilidade corporativa com base na eficiência econômica.
“Para ter uma TI Verde, as empresas precisam encontrar formas de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência de seus processos.”
Para cumprir os cuidados com o meio ambiente, as empresas de TI passaram a pesquisar como podem realizar seus processos de forma sustentável ou até mesmo modificar seus comportamentos internos para promover ações ecológicas.
Há um conjunto de normas conhecidas como ISO 14001 que é uma ferramenta criada para auxiliar TI a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais.
Ao aplicarem os padrões da ISO 14001 nos negócios, as corporações garantem que estão adotando as melhores práticas para cumprir as normas regulatórias relacionadas à segurança e desempenho ambiental. Quando uma empresa atinge metas positivas e consegue divulgar bons resultados de seus esforços ambientais, conseguem melhorar a visão de sua marca perante todo o mercado.
Para ter uma TI Verde, as empresas precisam encontrar formas de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência de seus processos, realizando a economia de energia, a gestão de recursos nas cadeias produtivas e em todo o ciclo de produção, desde o uso da matéria prima até o final da vida útil do equipamento, incluindo a maneira de descartá-lo, entre outras formas.
“Quando uma empresa atinge metas positivas e consegue divulgar bons resultados de seus esforços ambientais, conseguem melhorar a visão de sua marca perante todo o mercado.”
Confira algumas dicas valiosas que podem ajudar as empresas de seus clientes a se tornarem mais sustentáveis:
– Crie ambientes viáveis para projetos sustentáveis
A TI deve identificar como a infraestrutura da empresa afeta essas questões, por exemplo, como são distribuídos os espaços físicos, sistemas de segurança, aquecimento e ar condicionado, além de avaliar os impactos de acordo com os tipos de dispositivos usados. Por isso devem entender as métricas e sistemas de monitoramento por trás da infraestrutura da corporação para criar projetos que desenvolvam edifícios inteligentes e sustentáveis.
– Faça regras que controlem desperdícios de materiais e emissões de carbono
A TI deve ser responsável por criar regras para controlar os cortes de emissões de gases poluentes. Assim, deverá contribuir com os outros departamentos para calcular, capturar e reportar as atividades de todos os setores. Dentro do próprio departamento de TI é possível avaliar quanto o desenvolvimento de uma aplicação vai emitir de carbono, a energia gasta com hardwares, entre outros.
– Adequar a empresa a regulamentações ligadas ao meio ambiente
Os líderes de TI devem estar sempre atentos a leis e regulamentações que impactam o meio ambiente com o tudo que seu departamento produz, compra e descarta. As regulamentações seguidas por grandes corporações são parâmetros a serem seguidos, pois costumam ser rigorosas e não impactar os negócios de forma negativa.
– Adotar políticas de gerenciamento de energia
Desenvolver um plano adequado às necessidades de gasto de energia de toda a organização e como as pessoas se relacionam e utilizam os dispositivos elétricos é importante para controlar usos excessivos. A TI deve desenvolver sistemas de monitoramento, criar Data Centers eficientes, pensar em redes inteligentes de energia elétrica, entre outras estratégias.
– Gerenciar mudanças
Incentivar os colaboradores é essencial para conseguir mudanças positivas, com ações como desligar monitores ao deixar o posto de trabalho. É necessário identificar as melhores formas de influenciar todos os funcionários a se sentirem motivados para construir uma empresa sustentável e estar sempre gerenciando para garantir que todos colaborem. O conceito de TI Verde está presente em toda a sociedade devido às preocupações ambientais. Investir na conscientização dos usuários é a forma mais eficiente de conquistar mudanças. Apostar na reciclagem de equipamentos e evitar a subutilização de sistemas irá não apenas tornar a empresa sustentável, mas também otimizar toda a linha de produção e gerar grande economia financeira.