Os SSDs (disco de estado sólido) são os componentes mais procurados por quem deseja mais velocidade e maior tamanho de armazenamento nos computadores.
Essa tecnologia vem sendo cotada a anos para substituir os HDs convencionais. Ele funciona eletricamente, tornando operações muito mais rápidas e silenciosas.
Tecnologia recente?
Por mais que pareça algo recente, os SSDs são uma tecnologia bem antiga. Um computador chamado Psion MC 400, lançado em 1989 trazia 4 SSDs em sua composição.
Eles podiam ser removidos como um disquete, e combinados em até 8MB, uma inovação para a época.
Como funciona
O armazenamento é realizado em chips de memória havendo assim, economia no consumo de energia uma vez que não é necessário alimentar os motores ou componentes.
Por não conter peça móveis, os SSDs são completamente silenciosos, diferente dos HDs.
A tecnologia SSD é utilizada por exemplo em unidades de memória flash, como câmeras fotográficas, agilizando o tempo de resposta das fotografias e aumentando o espaço de armazenamento.
Eles ainda são bem menores e mais leves que o HD comum, conseguem trabalhar em ambientes mais quentes, e possuem taxas de leitura e gravação de 250MB/s na gravação e 700MB/s na leitura.
Confira 5 dicas de como escolher o SSD melhor e mais barato.
Fora da tecnologia
O SSD é uma tecnologia tão promissora, que até empresas fora do ramo da tecnologia estão adotando.
É o exemplo da empresa de canivetes Victorinox, que lançou canivetes com SSDs que parecem com pen drives.
Em fevereiro desse ano a Samsung anunciou o maior SSD do mundo com 30,7 TB de capacidade. Esse SSD é voltado para o ambiente corporativo, como dará centers.
E aí, se interessou por essa tecnologia?