Se você está tendo dificuldades para usar o Windows 10, confira esta lista de dificuldades comuns no sistema operacional e aprenda a resolvê-las.
O Windows 10 é a nova versão do sistema operacional da Microsoft que promete resolver muitos bugs e vulnerabilidades encontrados nas edições antigas, além de inovar com recursos inéditos.
Como a atualização do Windows 10, muitas vezes, foi feita em computadores que já possuíam versões antigas instaladas, pode apresentar alguns problemas menores que atrapalham o uso do dispositivo.
1. DVDs não reproduz
O Windows 10 não possui um leitor nativo de DVD, mas disponibiliza um programa oficial na Windows Store. O aplicativo é o Windows DVD Player, pago. Custa R$ 51,50, mas pode ser baixado gratuitamente por quem migrou das versões antigas do sistema operacional.
Outra opção é o VLC media player, um reprodutor/tocador e transmissor multimídia de código aberto. Possui suporte a vários formatos de vídeo, como OGM, MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, Blu-ray, DVD, VCDs, etc e áudio como OGG, Speex, FLAC, MPC, MP3, WAV e outros.
2. Falha na impressora
A maior parte dos problemas envolvendo impressoras no Windows 10 ocorre por incompatibilidade dos drivers. A melhor forma de corrigir esta falha é reinstalando e atualizando todos os seus drivers.
3. Memória virtual
Após ser instalado, o Windows 10 altera automaticamente a quantidade de memória virtual do dispositivo, o que pode ser um problema para computadores que possuem baixa memória RAM. Se você precisar alterar esta configuração, alterando o tamanho da memória virtual no Windows 10.
4. Arquivos abrindo em aplicativos errados
O Windows 10, por padrão, altera os aplicativos responsáveis por abrir determinados tipos de arquivos ao ser instalado. A mudança mais comum de comportamento é o navegador Microsoft Edge, que passa a ser padrão. Se você precisar alterar estas configurações, pode mudar os app padrão do PC.
5. Favoritos no Edge
O navegador Microsoft Edge, por padrão, é instalado sem favoritos. Entretanto, assim como outros softwares como o Firefox e o Chrome, possui uma ferramenta que permite importar os links de favoritos salvos em outros navegadores da sua máquina.
6. Inicialização lenta
A tendência é que, com o tempo, o computador demore mais e mais para ser inicializado. Isto ocorre por causa da grande quantidade de aplicativos instalados, que também são abertos junto com o Windows 10. Você pode remover aplicativos da inicialização do Windows 10.
7. Atualização automática
Por padrão, a atualização do Windows é automática na nova edição, fazendo o download de novos pacotes de segurança e aplicativos em background, o que pode resultar em reinicializações inesperadas do sistema operacional. Você pode desativá-las no Windows Update e escolher horários. Não esqueça de fazer alguns backups e pontos de restauração caso ocorra algum problema.
8. Senha para login
Assim como as versões antigas, o Windows 10 precisa que o usuário escolha uma senha para acessar o computador sempre que a máquina for ligada. Essa configuração pode ser alterada para permitir que o sistema inicie completamente sem senha, pulando esse passo.
9. Windows Update não funciona
Por outro lado, pode ser que seu computador não esteja instalando as atualizações mesmo que você tenha configurado para que isto aconteça. Este problema pode ter várias causas, como o serviço ou o próprio Windows Update terem sido desabilitados.
10. Configurações de privacidade
Um dos problemas de lançamento do Windows 10 foi a quantidade de informações que o sistema envia para a Microsoft sem que o usuário saiba. Felizmente, estas configurações podem ser alteradas com facilidade.
11. Instalação mal sucedida
Antes mesmo de usar o Windows 10, é possível que o usuário enfrente diversos problemas e erros diferentes de instalação quando tenta usar o sistema operacional. Se você está tendo dificuldades para atualizar o seu sistema, há uma lista de dicas que podem resolver pequenos problemas.
12. Menu Iniciar não abre
O bug que desativa o Menu Iniciar do Windows 10 é um dos mais problemáticos do sistema operacional. Felizmente, a seção possui várias soluções diferentes para cada tipo de problema do menu iniciar.
Via – Techtudo.com.br