A empresa de pesquisas Conference Board publicou um estudo que constata que a produtividade no trabalho de um americano é quatro vezes maior do que a de um brasileiro. Dentre os diversos fatores que contribuem para o baixo desempenho do Brasil, os investimentos tímidos em inovação e tecnologia se destacam.
Apesar de sermos o país líder em aquisição de soluções e serviços tecnológicos na América Latina, ainda temos muito a avançar quando nos comparamos com os países desenvolvidos.
A boa notícia é que existe no mercado uma série de ferramentas que podem ajudar a aumentar a produtividade no trabalho. São aplicações que podem ser utilizadas inclusive na nuvem (via internet). Muitas delas são gratuitas ou têm baixo custo e são muito fáceis de usar.
O pacote Office 365 da Microsoft é um ótimo exemplo de tecnologia que pode impulsionar a produtividade no trabalho. Pensando nisso, listamos neste artigo um panorama dessa solução, um comparativo entre as ferramentas ali disponíveis e outras oferecidas no mercado. Acompanhe!
Office 365: como ele ajuda a integrar equipes e a aumentar a produtividade no trabalho?
O Office 365 é uma solução que reúne todas as ferramentas do pacote Office da Microsoft em um único ambiente virtual. É totalmente baseado na “computação em nuvem”, que permite trabalhar de qualquer lugar, em qualquer horário e utilizando qualquer dispositivo (tablet, smartphone, notebook etc.). Muito prático, não é mesmo?
Além da mobilidade, o Office 365 também potencializa a colaboratividade entre os profissionais. Com ele, é possível consultar as agendas dos colegas antes de marcar uma reunião, por exemplo. Também a partir do Office 365 os colaboradores da empresa podem fazer videoconferências, o que ajuda a integrar o trabalho entre equipes remotas.
Tudo isso colabora para que as pessoas ganhem tempo, tenham mais poder analítico e sejam mais produtivas. Consequentemente, aumenta também a produtividade no trabalho e torna os resultados da empresa mais substanciais.
Comparativo entre as ferramentas do Office 365 e outras similares: quais aumentam a produtividade no trabalho?
Existem algumas vantagens das ferramentas do Office 365 em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Saiba quais são elas e como são fundamentais para melhorar a produtividade da sua equipe.
Google Drive x OneDrive for Business: trabalho totalmente on-line e salvo na nuvem automaticamente
O Google Drive é uma solução do Google extremamente parecida com o pacote Office da Microsoft. Ele é totalmente na nuvem, ou seja, os usuários com conexão de internet podem trabalhar em documentos de texto, apresentações, planilhas e ter acesso a uma série de outras funcionalidades.
A grande vantagem é que, para compartilhar documentos (várias pessoas trabalhando em um único arquivo ou pasta), basta compartilhar o link do documento ou adicionar outros usuários como colaboradores.
A plataforma também possui integração com todos os outros serviços do Google (Agenda, Maps, Hangouts etc.). Com o Hangouts, recurso do Google de videoconferência, é possível fazer reuniões à distância com vários usuários, por exemplo.
Qualquer pessoa que tenha uma conta de correio eletrônico no Gmail (seja ela do serviço gratuito ou corporativo) tem automaticamente acesso ao Google Drive.
O OneDrive for Business tem um funcionamento similar. No entanto, integra-se às demais soluções da Microsoft, o que é muito interessante para o dia a dia corporativo. Assim, é possível gravar documentos de Excel, PowerPoint e Word, por exemplo, de forma rápida e segura na nuvem.
Outro ponto muito positivo é que o OneDrive oferece espaço gratuito de armazenamento muito maior quando comparado ao Google Drive. E isso é sem dúvida muito vantajoso para as empresas.
A segurança oferecida pela Microsoft também é um destaque interessante, especialmente se considerarmos que os crimes virtuais contra empresas cresceram muito no Brasil nos últimos anos. Em 2016, os prejuízos chegaram a 1 milhão de dólares, de acordo com o relatório The Global State of Information Security Survey elaborado pela PwC.
Evernote x OneNote: anotações para organizar o dia a dia de trabalho e ganhar mais tempo
O Evernote é um serviço virtual que funciona como um bloco de anotações. Com essa solução, os profissionais conseguem adicionar contatos, colaborar e até mesmo tirar fotos de notas de papel para não perder informações importantes no dia a dia de trabalho.
Um vendedor que vai a campo não precisa tomar notas em um caderno ou agenda de papel; basta que tenha o app do Evernote em seu smartphone e faça uma anotação ou fotografe um documento importante.
Essa solução ajuda os usuários a se organizarem melhor e de maneira mais eficaz. É totalmente on-line e tem uma versão gratuita, mas para obter todas as funcionalidades é interessante adquirir a versão paga.
Já o OneNote da Microsoft foi lançado em 2016 para competir com o Evernote e é apresentado como um caderno digital de anotações. Ele oferece inúmeras vantagens interessantes para os usuários de empresas. Também é totalmente integrado ao pacote Office, ou seja, está incluso dentro do pool de ferramentas já oferecidas pela empresa, o que o diferencia do Evernote (este tem algumas limitações na versão free e não se integra às demais ferramentas da Microsoft usadas no dia a dia de uma operação empresarial).
O OneNote salva e sincroniza os dados de forma automatizada e pode melhorar a colaboração e a troca de informações entre equipes (trabalho em grupo dentro do aplicativo), além de outras vantagens que melhoram a produtividade no trabalho.