Com hardware similar aos servidores de dados das redes LAN, os computadores que prestam serviços via internet geralmente são instalados em infraestruturas de TI como datacenters e prestam serviços como a hospedagem de sites, distribuição de emails e outros serviços como a propagação de conteúdo como áudio e vídeo.
Como cada aplicação possui um nível de exigência em termos de disponibilidade, performance e segurança, o hardware que compõe cada servidor também é definido de acordo com cada projeto. É comum encontrarmos instalações profissionais com diversos servidores redundantes, funcionando agrupados com outros equipamentos (em cluster) e com uma série de recursos sofisticados para manter funcionamento ininterrupto.
O conjunto de componentes internos (hardware) que compõem cada servidor difere de acordo o poder de processamento, da respectiva capacidade de armazenamento, comunicação, do nível de segurança e da proteção do sistema contra desastres. Além disso, sistemas corporativos fornecem maior possibilidade de gerenciamento e expansão, redundância de hardware e sistemas operacionais mais sofisticados.
Assim como o hardware, o software básico é o conjunto de aplicativos que gerenciará o sistema também deve ser definido de acordo com cada aplicação. Ao dimensionar corretamente a demanda que será atendida, o poder de processamento necessário, o número de usuários que acessarão o servidor bem como a possibilidade de futuros upgrades no sistema, o administrador de TI terá bons indicativos para uma escolha racional do melhor equipamento para sua necessidade.