Início » Segurança em TI: você entende a importância para sua empresa?

Segurança em TI: você entende a importância para sua empresa?

por webmaster

Segurança em TI é um conjunto de estratégias para administrar processos, recursos e políticas necessários para prevenir, detectar, documentar e contra-atacar ameaças a informação digital.

Você pode imaginar que trata-se de uma despesa de capital, mas ao longo deste artigo vamos te mostrar que segurança em TI é na verdade um investimento, que pode poupar muito dinheiro para o seu negócio.

Para que serve a segurança em TI?

A segurança em TI é construída em torno da tríade confidencialidade, integridade e disponibilidade de sistemas e arquivos. Seu objetivo é garantir que informação sensível só é disponibilizada a pessoas autorizadas, não pode ser modificada sem permissão e está disponível sempre que se faz necessária.

O principal objetivo da segurança em TI é proteger os recursos mais valiosos de um negócio, que são seus dados e as suas operações. Afinal, quando qualquer um desses aspectos é comprometido, a organização está em risco.

Dados violados podem ser usados em chantagens — como nos ataques ransomware —, enquanto operações interrompidas podem custar caro para serem retomadas. Por isso, segurança em TI deve envolver processos e políticas de segurança física e digital para impedir quebras de sigilo. Alguns dos recursos utilizados podem ser o armazenamento em nuvem, a criptografia e o gerenciamento de servidores.

Quais são os recursos da segurança em TI?

Criptografia

Criptografia é converter dados eletrônicos em outro tipo de informação, chamado texto criptografado, que não pode ser facilmente entendido por terceiros mesmo que seja interceptado.

Esse recurso é utilizado para garantir que a transmissão de dados é segura e apenas pessoas autorizadas podem ter acesso ao conteúdo das mensagens.

Armazenamento na nuvem

Armazenamento em nuvem é um modelo de serviço no qual dados são mantidos remotamente e disponibilizados para os usuários em uma rede, geralmente pela internet. O método aumenta a segurança pois impede que catástrofes e ataques ao local de negócios interrompam suas operações.

Gerenciamento de servidores

O gerenciamento remoto de servidores ocorre de um local diferente de onde eles estão localizados e oferece muitos benefícios, em especial à segurança da empresa. O administrador pode receber notificações onde quer que esteja do mal funcionamento do sistema, tentativas de invasões e paradas críticas que poderiam ser prejudiciais ao negócio.

Quais os problemas da falta de segurança em TI?

Qual é o custo da perda de dados? Depende de quem você pergunta. Estudos recentes da EMC sugerem que a perda de dados (e o tempo de inatividade causados por ela) custam um total de um trilhão de dólares por ano. E dinheiro é apenas uma parte da equação.

Já parou para pensar no que poderia acontecer se os seus dados pessoais caíssem em mãos erradas? O roubo de identidade, por exemplo, é um dos riscos mais comuns associados a essa ameaça. Agora imagine se o mesmo acontecesse com os dados da sua empresa.

Segurança não é uma despesa e sim um investimento. No mercado em que vivemos, de transparência e concorrência global, um negócio só sobrevive se ganha e recupera a confiança de seus clientes todos os dias. Segurança cibernética não é um investimento que possui retorno de porcentagem orientado, mas ele também pode ser mensurado.

Seus clientes atribuem valor à sua marca com base na sua capacidade de proteger seus dados de acesso não autorizado e mudanças indesejadas. Não perca essa confiança ou você corre o risco de perder negócios.

Fonte: https://santodigital.com.br/seguranca-em-ti-voce-entende-importancia-para-sua-empresa/

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies