Início » Segurança de dados: o essencial que ninguém vê

Segurança de dados: o essencial que ninguém vê

por webmaster

A informação representa um dos bens mais preciosos destes tempos modernos e, no contexto empresarial, não poderia ser diferente. Diante disso, garantir a segurança de dados corporativos tornou-se urgente.

Assim, a pergunta que sempre faço é se as empresas sabem como preservar as informações internas e, principalmente, dos seus clientes? Com a LGPD , o vazamento de dados passou a ser abordado com muito mais critério , de forma que a sua ocorrência pode ser penalizada, trazendo sérios prejuízos ao empresariado.

Para melhor entendimento do tema, elenquei quatro importantes pontos relacionando ao tema:

Segurança de dados e sua importância

Como visto, a informação é um dos recursos mais valiosos que pessoas e empresas podem ter nos dias de hoje, e grande parte dos dados (tanto pessoais como corporativos) se encontra no meio virtual.

É por isso que a segurança de dados vem se mostrando tão importante. Afinal, ela protege a informação que circula pelos computadores e dispositivos móveis.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importantíssimo proteger os dados da companhia da concorrência e, mais que isso, mantê-los à disposição, de forma segura, para consulta e também para a manutenção do relacionamento com o cliente.

A segurança de dados nas empresas abrange tudo o que envolve a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas por meio de técnicas e ferramentas.

Ela está fundamentada nos seguintes princípios:

• Confidencialidade: garante que o acesso aos dados da organização seja restrito às pessoas autorizadas;

• Autenticidade e integridade: preservam as características originais das informações, impedindo que elas sofram alterações – seja por descuido de um colaborador ou por ataques de hackers;

Vale lembrar que, dependendo das transformações que forem feitas nos documentos, como a mudança de valores previamente registrados, a empresa pode se ver diante de enormes prejuízos.

Segurança de dados na prática

Para garantir que os dados da sua empresa não sejam roubados, repassados e adulterados, é importante contratar um serviço de TI que ofereça soluções em segurança.

Nesse sentido, fique atento se a prestadora funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e dispõe de uma equipe especializada, que irá assegurar a máxima segurança dos dados.

Tendo isso em mente, será possível promover a segurança de dados em seu empreendimento, por meio das práticas seguintes práticas:

• Digitalizando os documentos da empresa – Em um passado nem tão distante, as informações de extrema importância das empresas eram acumuladas em documentos em papel. Essa atitude ficou ultrapassada e digitalizar os documentos a substituiu. Detalhe: essa digitalização está diretamente relacionada aos pilares da segurança da informação. Afinal, os dados passam a contar com o sigilo, estão sempre facilmente disponíveis aos usuários autorizados e dificilmente são perdidos de maneira irreversível.

• Usando a Cloud Computing – O serviço de armazenamento na nuvem – também chamado de Cloud Computing – tem se mostrado como a alternativa mais segura e prática para informações sigilosas e estratégicas. Além disso, esse serviço está disponível para qualquer empresa, a um preço acessível e praticamente sem custos de manutenção. Por fim, permite que os dados da empresa sejam acessados de qualquer lugar a partir dos mais diversos dispositivos com acesso à Internet, desde que o usuário tenha autorização para tal.

• Promovendo treinamentos de pessoal – Quando o assunto é segurança de dados, muitas empresas se preocupam apenas em capacitar as equipes de TI, mas e os profissionais que lidam diariamente com uma quantidade absurda de dados, como os de RH? Os gestores não podem negligenciá-los nesse sentido. Por isso, é necessário que todos esses colaboradores passem por algum tipo de treinamento de cibersegurança.

• Criando senhas mais complexas – De que adianta digitalizar os documentos da empresa e arquivá-los na nuvem se não houver o cuidado de criar senhas complexas e atualizá-las com certa frequência. O ideal é que o próprio sistema barre o acesso dos usuários que não fizerem a atualização obrigatória.

• Utilizando aplicativos de segurança – Contar com um bom pacote de aplicativos de segurança é uma ótima opção para garantir a segurança de dados do seu empreendimento. Nesse sentido, é preciso adotar um antivírus eficiente, ter um bom firewall e, principalmente, manter-se atento às novidades tecnológicas que podem beneficiar essa área.

Fique em dia com a LGPD

O investimento em cibersegurança muitas vezes é subestimado, principalmente porque ele não é muito notado pelos clientes. Porém, a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro de 2020 , exige uma nova postura das empresas com relação ao tratamento de dados dos consumidores.

Então, utilizando as práticas citadas no tópico anterior, as organizações deverão controlar rigorosamente o que é feito com as informações de cada cliente.

Isso porque o não cumprimento das regras abordadas na LGPD pode acarretar sérios prejuízos para as empresas, como medidas corretivas, multa de até 2% do faturamento da empresa e até proibição de continuar exercendo as atividades.

Benefícios trazidos pela segurança de dados

Antes de finalizar é importante listar os principais benefícios possibilitados pelo investimento em segurança de dados. Veja só:

• Fortalecimento dos sistemas corporativos, evitando ações de hackers e fraudes;

• Mais segurança às transações financeiras;

• Maior competitividade;

• Mudança de cultura voltada para a melhoria contínua das atividades;

• Longevidade à marca.

 

fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/tecnologia/opovotecnologia/2021/07/20/seguranca-de-dados–o-essencial-que-ninguem-ve.html

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies