Ouve um tempo em que o e-mail era a única ferramenta de trabalho e demandava toda a nossa atenção, hoje, no entanto, é necessário ficar alerta para ameaças vindas de todos os lados, como SMS, Whatsapp,Skype, Slack, quaisquer aplicativo e, claro, nunca tirar a atenção dos e-mails.
No artigo de hoje, separamos oito dicas importantes e que devem ser lembradas diariamente. Se você é usuário, precisa ler, seja para a sua segurança pessoal ou da empresa na qual você trabalha.
1. Pergunte-se: “Eu solicitei?”
Antes de analisar uma ameaça, seja em qualquer plataforma ou aplicativo, pergunte-se: “Eu solicitei? Mantenho algum vínculo ou serviço com o remetente desta mensagem?” É comum, por exemplo, receber mensagens de bancos com os quais sequer temos vínculos, se isso acontecer, torna-se desnecessário a abertura da mensagem ou e-mail, eliminando assim uma possível ameaça.
Há também os e-mails e mensagens de empresas com as quais possuímos vínculos, e, nesse caso, vale redobrar a atenção. É comum a chegada de boletos, multas ou afins, por isso, antes de pagar, confirme com a empresa através de outras plataformas. Empresas de telefonia, por exemplo, enviam a conta em formato digital, mas também a deixam disponível em seus aplicativos.
2. Não abra links suspeitos
Os links podem ser enviados por diversas plataformas e aplicativos e exigem uma atenção extra, pois podem levar a falsos sites ou infectar a máquina apenas com um clique. Ao ser instalado o vírus, o acesso dos criminosos é liberado e toda e qualquer informação contida na máquina poderá ser acessada. Portanto, ao duvidar de um link, não o abra!
3. Verifique o remetente
Ao receber um e-mail, uma das primeiras coisas a ser feita, deve ser verificar o remetente, ou seja, quem o enviou. É muito comum receber e-mails em que você mesmo é o remetente e o destinatário, esta é a primeira dica de que é um e-mail falso, portanto, jogue-o na lixeira rapidamente.
Verifique se o contato está na sua lista de contatos e, caso não esteja, não abra nenhum arquivo ou link enviado, até checar a procedência. Caso seja de alguma empresa, vale a pena procurar o site da empresa e verificar se ela realmente existe. Toda verificação é válida, lembre-se: seus dados (e os da empresa) estão em jogo!
4. Nunca abra anexos de desconhecidos
Só depois de analisar todas as informações sobre o remetente, é que você deverá abrir qualquer anexo enviado por e-mail, entretanto, vale a pena uma atenção maior com algumas extensões como .exe, .bat, .rar e .zip, pois são arquivos que podem possuir comandos executáveis de arquivos maliciosos.
5. Verifique o domínio em sites ou e-mails.
Sites falsos, muitas vezes possuem o mesmo layout de seus sites verdadeiros, por isso, é fundamental verificar o domínio do site a ser acessado (ou mesmo o domínio do site aberto através de um link recebido).
Um domínio, na internet, é a junção de caracteres que você usa para encontrar um site, ao procurar no navegador, como, por exemplo, www.diferencialti.com.br. No e-mail, são os caracteres que seguem o @. Quando recebemos um link no e-mail ele costuma ficar na cor azul claro e sublinhado, assim como no exemplo acima, então, coloque o mouse em cima do link e o endereço de destino será revelado. Muitas vezes o domínio é totalmente estranho daquele informado no e-mail e que pode ser um link malicioso.
Abaixo, o exemplo de um e-mail que recebi, na última semana, supostamente, da Apple, informando que a minha conta havia sido invadida, quando, sequer possuo um ID Apple.
6. Mantenha seus aplicativos e dispositivos atualizados
Na correria da vida, muitas vezes esquecemos de olhar aquele aplicativo responsável por nos mostrar a atualização dos demais aplicativos e, com isso, passamos um bom tempo sem fazer as devidas atualizações, por isso, é importante lembrar que, quanto mais recente a sua atualização, mais seguro o seu dispositivo ou máquina estará.
Seja o software, um aplicativo de uso diário ou um jogo baixado e usado poucas vezes, a atualização é fundamental, não importa quantas vezes o aplicativo seja usado, pois a falta de atualização abre brechas e facilita a invasão de criminosos, por isso, mantenha seu dispositivo e aplicativos sempre atualizados.
7. Cuidado com downloads
Baixar arquivos, programas ou fontes (no caso dos designers, publicitários e videomakers) é algo corriqueiro na vida online, independente da área de atuação, mas é preciso atenção na hora de escolher os sites e fontes para fazer o download. Um arquivo mal-intencionado pode destruir a sua máquina, apagar todas as informações e causar prejuízos irremediáveis, a contar pelos dados presentes ali.
Portanto, verifique a procedência do site e, ao receber qualquer aviso do antivírus, não continue com o download.
8. Qualquer dúvida, chame um técnico responsável
Se você recebeu um e-mail ou mensagem, ou baixou algum arquivo e surgiu qualquer dúvida sobre a legitimidade do documento, não se intimide em chamar um técnico responsável. É muito melhor perguntar do que causar um dano e prejudicar toda a empresa. Portanto, ao surgir a dúvida, procure ajude! Chame alguém ou ligue para o suporte técnico.