Todos os dias trafegam cerca de 144 bilhões de e-mail no mundo, sendo 84 bilhões com fins profissionais. Isso apenas evidência um fato que eventualmente negligenciamos, a importância e a dependência do e-mail para as empresas.
Praticamente toda a comunicação é feita via e-mail, negócios são fechados, informações estratégicas são enviadas, solicitações recebidas, até seu ERP usa o e-mail. O e-mail está tão presente no cotidiano que mal avaliamos a quantidade de tempo que os colaboradores de uma empresa passam trabalhando com ele.
Ao longo do tempo, depois de ouvir várias histórias de empresas com problema de e-mail, percebi que existe alguns que são mais frequentes e que geralmente os usuários acabam dando um “jeitinho”.
Poderia citar vários problemas e “soluções” que as pessoas criam, mas tem um lado mais grave nisso tudo que é o tempo desperdiçado em tarefas nada produtivas e que não são causadas por problemas, mas sim por que a solução de e-mail não é adequada.
sso falando do lado do usuário, mas tem as dificuldades enfrentadas pelo administrador desse sistema que precisa garantir a alta disponibilidade com apenas um servidor ou com uma empresa que não cumpre o acordo de nível de serviço (SLA), precisa proteger os dados mesmo com investimento baixo em hardware e software para backup ou com uma plataforma que “força” o usuário a usar o computador para armazenamento.
De forma resumida, é possível consolidar essas dificuldades em dois cenários:
- Servidor de e-mail dentro de casa – enfrentam grandes problemas com disponibilidade, custo de administração e renovação, necessidade de expansão de volume constante, link de internet e backup.
- Servidor de e-mail fora de casa (Provedor) – Enfrentam grandes problemas com qualidade do serviço, recursos de colaboração, acesso em vários dispositivos, atendimento do suporte e segurança dos dados.