Início » Primeira onda de ataques envolvendo megavazamento de dados é detectada no Brasil

Primeira onda de ataques envolvendo megavazamento de dados é detectada no Brasil

por webmaster

Primeira onda de extorsões envolvendo o maior vazamento de dados da história já começaram a acontecer e foram reportadas esta semana pela equipe da HSC. Entenda como isso é grave e o que podemos fazer para diminuir o impacto destas ações criminosas.

Golpes envolvem Sextorção, e outros práticas criminosas.

No início do mês de junho de 2021, o portal Cyber News e diversas agências de notícias internacionais alertaram para um vazamento de dados gigantesco de mais de 8 Bilhões de senhas de acesso a diversos serviços como redes sociais, plataformas de e-mail e colaboração entre outros.

O vazamento que ficou conhecido como “Rockyou2021” reúne dados de diversos outros vazamentos anteriores, porém, compilados em um arquivo único e indexado, ou seja permitindo o tratamento dos dados e busca, o que facilita o trabalho de criminosos na prática de diversos crimes.

Até este ponto, não se sabia até onde criminosos poderiam ir com esta informação, porém não demorou muito para o time de pesquisa da HSC identificar uma onda de golpes relacionados a este arquivo de aproximadamente 100GB de dados.

Nesta semana, nossa equipe identificou um volume de extorsões direcionado à usuários em diversas empresas e instituições do governo, Estes golpes envolvem tanto contas de uso pessoal, quanto corporativas.

Como este crime acontece?

Até agora o golpe mais frequente a partir desta base de dados envolve diferentes técnicas de SPEAR PHISHING e SEXTORTION (sextorção).

Sextorsão, é a ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo, por vingança, humilhação ou para extorsão financeira, e é exatamente este o caso.

Ou seja, o criminoso envia um e-mail para a vítima alegando possuir seus dados de usuário e senha e a partir daí, alega ter hackeado o dispositivo da vítima e instalado um malware para acessar a câmera e tirar fotos, ou mesmo ter copiado imagens comprometedoras da galeria.

Uma vez que a vítima responde a mensagem, a extorsão vai ficando pior.

Neste caso, especificamente, na maior parte das vezes os criminosos não possuem este acesso, nem mesmo as imagens ou vídeos que alegam possuir, o que eles fazem é enviar a mensagem com o nome de usuário e senha da vítima para passar mais credibilidade

Este fato pode causar pânico e terror na vítima, que muitas vezes acaba pagando o resgate exigido pelo criminoso, afinal a senha vazada, mesmo que já tenha sido substituída, já foi utilizada pela vítima em algum momento antes do vazamento e é reconhecida assim que a vítima lê o e-mail.

O meio utilizado para este ataque é principalmente o e-mail.

O que fazer?

Recebendo ou não este e-mail ou qualquer outra tentativa de golpe, nosso time de segurança aconselha a todos que tomem medidas de segurança a seguir:

Não responda o e-mail em hipótese alguma e não clique em nenhum link ou anexo caso haja algum documento ou arquivo anexado a mensagem.

Atualizem suas senhas em todos os serviços que utilizam imediatamente.

Neste artigo do nosso blog, você encontra as principais dicas de como utilizar senhas seguras.

Proteção nas empresas.

Se você é um administrador de rede, ou um profissional de segurança da informação, é importante que antes de qualquer coisa, a empresa possua uma política de segurança da informação e que se desenvolva uma Cultura de segurança da informação dentro da organização.

Isto passa por uma forte conscientização de usuários e treinamento contínuo para que os mesmos tenham conhecimento e possam ajudar a empresa neste combate a crimes cibernéticos.

Existem ainda ferramentas que podem ajudar a manter senhas fortes e barrar golpes antes de acontecerem, como por exemplo soluções de CASB (cloud Access Security Brokers) e ferramentas de controle de acesso privilegiado e Cofre de Senhas.

É importante que os e-mails sejam protegidos por uma solução de proteção especializada e que seja capaz de identificar não somente spam e malware, mas também ataques de engenharia social e os diversos tipos de phishing.

É comum que muitas empresas migrem suas estruturas de e-mail para a nuvem e confiem no filtro de spam padrão do provedor como Microsoft365 e Google. O que acaba sendo um erro, uma vez que essas plataformas possuem foco na colaboração e por serem muito difundidas, acabam surgindo muitos ataques direcionados.

A HSC, por exemplo, possui soluções com integração total com estas plataformas. Na plataforma da HSC (Mailinspector) ainda é possível que o usuário, ao receber um e-mail suspeito, reporte para o time de segurança da empresa, sem mesmo sair do Outlook, com poucos cliques.

Programa de conscientização de usuários

Este tipo de ataque é extremamente difícil de ser identificado, uma vez que a mensagem enviada, não possui anexos, links maliciosos ou qualquer outra aplicação com comportamento suspeito, é uma mensagem em texto puro, direcionada para o usuário.

Com isso, é cada vez mais importante que usuários recebam um treinamento sobre como identificar este e outros tipos de golpe e que saibam como agir. O usuário é o ponto principal do ataque e deve ser o principal foco da política de segurança da informação também.

Por muito tempo, os profissionais de S.I., direcionaram seu foco na segurança de rede e aplicações, mas o usuário é o ponto mais sensível e o principal alvo de criminosos. Portanto, se treinado, pode se transformar no principal aliado dos profissionais de segurança contra o cibercrime.

Caso já tenha recebido este ataque.

Caso receba alguma tentativa de golpe, informe sempre o time de segurança da informação de sua organização e caso ocorra em sua conta pessoal, informe às autoridades e nunca responda as mensagens.

Quanto mais você se envolve, mais oportunidades os criminosos têm de buscar informações suas e mais sérias ficam as extorsões.

Nunca pague o suposto resgate. Na maior parte das vezes os criminosos não têm a informação que alegam ter, mas somente parte dela, como por exemplo seu nome de usuário e senha.

E é importante lembrar que no brasil este crime é tipificado no código penal que prevê pena de prisão para quem o pratica, portanto, trata-se de algo grave. Caso sofra alguma ameaça, denuncie também para as autoridades.

Fonte: https://www.hscbrasil.com.br/ciberataques-envolvendo-vazamento-de-reportados/

 

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies