Início » Por que você deve usar um antivírus?

Por que você deve usar um antivírus?

por webmaster

Além de proteger contra vírus e malwares, um programa de segurança ajuda a evitar problemas como travamentos e a lentidão do computador

Os vírus de computador são um grande problema para pessoas e empresas. Anualmente, ocorrem milhões de ataques em todo o mundo, resultando em roubos de dados, máquinas danificadas, diversos tipos de golpes online e até prejuízos financeiros, entre muitos outros contratempos.

As ameaças são ainda maiores quando um mesmo PC é utilizado por várias pessoas, principalmente quando elas não têm o costume de tomar alguns cuidados simples durante a navegação na internet, como não baixar arquivos de qualquer fonte e evitar abrir links de e-mails enviados por desconhecidos.

Tendo em vista as pragas virtuais cada vez mais sofisticadas, utilizar soluções de segurança, como um bom antivírus, é essencial para se proteger.

Como vírus e malwares se instalam

Vírus e malwares podem chegar ao computador de diversas maneiras, como ao baixar arquivos de fontes desconhecidas, visitar sites suspeitos e instalar programas supostamente confiáveis. Até mesmo um e-mail aparentemente inofensivo pode abrir as portas para a infecção do computador. De forma silenciosa, eles se instalam no PC sem que você saiba e começam a causar problemas.

Computador lento_ Um bom antivírus pode ajudar 2Vírus e malwares podem ser a causa de lentidão e erros em computadores. (Fonte: Shutterstock)

Isso significa que, além da falta de um antivírus, que pode detectar a presença desses arquivos maliciosos com rapidez e eficiência, impedindo a ação deles, a infecção da máquina está bastante relacionada aos hábitos do internauta. É necessário estar sempre atento, para não ser pego de surpresa.

Alguns tipos de malwares podem se instalar até mesmo sem haver a interação do internauta com a ameaça virtual, como os fileless malwares, que atacaram instituições financeiras em 2017 — reforçando a necessidade de um software especializado na detecção desses perigos.

Problemas causados pelas ameaças virtuais

O roubo de dados é um dos principais objetivos dos vírus e malwares. Atuando sem que você perceba, eles podem direcioná-lo a sites falsos e roubar as suas credenciais bancárias, além de logins e senhas de redes sociais, contas de e-mail e dados de acesso a serviços de streaming, por exemplo.

Determinados tipos de arquivos maliciosos, também possuem a capacidade de assumir o controle da sua máquina remotamente, liberando o acesso ao PC para criminosos virtuais. Com isso, eles conseguem fazer o que quiserem com os dados armazenados no disco rígido, inclusive apagar tudo.

Há também os vírus do tipo ransomware, que realizam uma espécie de sequestro de dados. Nesses ataques, os cibercriminosos chantageiam o proprietário, ameaçando expor arquivos, fotos e vídeos sigilosos, caso não seja paga uma quantia em dinheiro.

A presença de vírus e malwares ainda pode afetar o desempenho do computador, sendo uma das causas do computador lento. Ao infectar o sistema, esses arquivos maliciosos interferem no bom funcionamento da máquina, apresentando como um dos principais sintomas justamente a lentidão.

Isso acontece porque os softwares mal-intencionados, que não foram detectados pelo sistema, entram em ação para rastrear as atividades do usuário, violar seus arquivos e roubar dados pessoais, consumindo grande parte da memória do computador. Dessa forma, sobram poucos recursos para os programas legítimos utilizarem, resultando em um baixo desempenho geral.

Outros sintomas de computador infectado com vírus são:

  • janelas estranhas se abrindo, mesmo sem você fazer nada;
  • atividade elevada do disco rígido, inclusive durante os momentos em que o PC está em descanso;
  • programas abrindo sozinhos e sem responder aos comandos do usuário;
  • fluxo de dados constante em sua rede de internet, até mesmo quando não há nada sendo baixado;
  • computador travando com frequência.

Como o antivírus pode ajudar

Em meio a tantas ameaças cibernéticas, um bom antivírus é essencial para proteger o seu computador, a rede à qual ele está conectado e a sua privacidade. Depois de instalar, ele fará a remoção dos vírus e malwares que tanto atrapalham o desempenho do PC e colocam seus dados em risco, mantendo uma proteção constante e otimizando o funcionamento da máquina.

Para ser rápido e efetivo nessas tarefas, é preciso que o antivírus apresente características como processamento em nuvem e baixo uso de memória RAM, seja fácil de instalar e ofereça atualizações constantes do banco de dados de vírus, como as soluções de segurança disponibilizadas pela Avast.

Se o seu antivírus não está tão rápido e avançado na proteção dos seus dispositivos, talvez seja a hora de encontrar uma nova solução de segurança.

Fonte: https://blog.avast.com/pt-br/por-que-voce-deve-usar-um-antivirus

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies