As empresas estão a cada ano investindo mais em Redes ou Mídias Sociais, isso deve-se a fácil disseminação do conteúdo.
Se não está na internet, não existe! Essa é uma das frases favoritas nesse meio. Além de investir em um ótimo site como já falamos nesse artigo aqui, as empresas precisam estar presentes nas Mídias Sociais.
A população está mais conectada do que nunca, sempre recorrendo as Redes Sociais para saber sobre marcas, produtos, serviços e empresas.
Eles estão sempre garimpando informações de outros usuários, o que conta e muito na hora de escolher um produto ou serviço.
Mas por que a minha empresa deveria investir em Mídias Sociais?
1º Aproximação
As Redes Sociais ajudam a marca a se aproximar do público, seja pequena, média ou grande empresa.
Um cliente se sente seguro ao confiar em uma marca que está presente na internet, em fan pages, Twitter, Instagram entre outros.
Isto por que o consumidor ou cliente, sabe que a qualquer dúvida será respondida em tempo real, elevando a confiabilidade na marca.
2º Interação ou Engajamento
Depois da aproximação, vem o engajamento. O engajamento nada mais é do que a interação entre cliente ou possível cliente, com a marca.
É nesse momento em que o usuário defenderá e acompanhará sua marca. Por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Essa é a parte que demanda mais cuidados, pois nem sempre os comentários serão positivos, e caso um comentário negativo apareça, é preciso trata-lo com cuidado e demonstrar ao cliente como ele é importante e como seu problema será resolvido
3º Mídia Gratuita
Um dos maiores benefícios das Redes ou Mídias Sociais com certeza é o valor, isso por que é totalmente gratuita e espontânea. Você divulgará sua marca de forma simples e sem custos.
Apesar de possuírem a opção de fazer anúncios, as Mídias Sociais podem trazer clientes apenas fazendo um trabalho estratégico, principalmente por meio das Hashtags.
4º Custo x Benefício
Utilizando uma Rede Social com canal entre cliente e empresa, todos saem ganhando. A empresa só precisará investir em um profissional que monitore e responda os usuários.
Neste quesito a empresa não precisará gastar nenhum centavo, pois as Mídias são totalmente de graça. Porém terá que investir em profissionais ou um profissional que desenvolva o conteúdo, gerencie a Fan Page etc.
Uma estratégia bem executada poderá gerar resultados financeiros e fortalecer a marca.
Todo esse processo também pode ser terceirizado por meio de empresas especializadas em Marketing Digital.