Início » PLANO DE NUVEM – ELEMENTOS ESTRATÉGICOS

PLANO DE NUVEM – ELEMENTOS ESTRATÉGICOS

por webmaster

O uso de serviços em nuvem continua a crescer no ambiente corporativo. Maior disponibilidade, flexibilidade e segurança estão fazendo as organizações ampliarem projetos neste sentido. Naturalmente é importante planejamento. Ter um plano de nuvem é essencial. Segundo Raj Bala, diretor de pesquisa sênior do Gartner, uma migração sem estratégia, pode resultar em custos mais altos, gerenciamento desarticulado, vulnerabilidades e insatisfação com os resultados.

Segundo o Gartner, existem elementos fundamentais para a formulação de uma estratégia de nuvem. Vamos comentar os principais.

PLANO DE NUVEM E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

É crucial que os líderes das empresas garantam que a estratégia para a nuvem esteja alinhada com a estratégia do negócio. Para isso, a equipe de TI precisa entender os objetivos estratégicos de cada corporação para planejar o plano de nuvem. Não podemos considerar que um único plano será aplicável igualmente a todas as empresas.

AVALIAÇÃO DOS RISCOS

Um planejamento consistente deve avaliar eventuais riscos relacionados à nuvem. Destacam-se: risco de disponibilidade, risco de agilidade, risco de segurança, risco do fornecedor e risco de conformidade. Tudo deve ser pesado.

Veja mais sobre as fase e desafios de um projeto de migração para a nuvem: Migração para nuvem – Fases e Desafios – Ravel Tecnologia

REDUÇÃO DE CUSTO É FUNDAMENTAL?

Segundo o Gartner, uma das perguntas mais frequentes é se a nuvem realmente é mais barata. Esse não deve ser um objetivo isolado a ser alcançado em um plano de nuvem. Em muitos casos percebe-se um investimento maior que o cenário anterior, mas os ganhos em disponibilidade, velocidade, entre outros acabam sendo de maior impacto do que o custo isoladamente.

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Com a utilização da nuvem, temos um novo conceito que é o da responsabilidade compartilhada. Isso porque temos obrigações que o provedor do serviço precisa entregar e a empresa precisa avaliar prazos para resoluções de problemas, canais de contato, contingências entre outros fatores que possam afetar o serviço.

TI ESTRATÉGICO

Tenha a equipe de TI como membro atualizada de decisões estratégicas da empresa. Ela precisa entender o caminho que a empresa pretende trilhar para organizar os estudos e planejamentos para ir na mesma direção. Desta forma, a área de Gestão de TI precisa estar capacitada para entender este contexto para agregar valor.

Segundo o diretor do Gartner, com o tempo, o departamento de TI pode adotar uma função em relação aos serviços em nuvem, comparável à do departamento de RH em relação aos recursos humanos. “A TI pode facilitar cada vez mais os departamentos de negócios com experiência digital para selecionar e aproveitar os serviços de nuvem certos”, diz Bala.

Fonte: https://ravel.com.br/blog/plano-de-nuvem-elementos-estrategicos/

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies