As boas práticas atreladas aos serviços de TI são importantes aliadas das empresas. São elas que garantem o melhor uso da tecnologia, minimizam riscos de falhas e permitem uma classificação do gerenciamento de TI de acordo com a maturidade em sua aplicação.
Cada organização possui o próprio nível de gestão da tecnologia. Contudo, é possível usar 5 cenários para compreender o que pode ser melhorado e encontrar apoio na definição de estratégias para estabilizar ou inovar o ambiente de TI.
QUAL O TIPO DE MATURIDADE DO GERENCIAMENTO DE TI DA SUA EMPRESA?
- Tipo 1 – Caótico
Nesse estágio de maturidade, a gestão da tecnologia possui apenas foco interno, ignorando as outras áreas e necessidades da empresa.
Caracterizam esse estágio:
- Profissionais voltados à compreensão da infraestrutura de TI e a lidar com exceções.
- Forte dependência de profissionais-chaves.
- As melhorias são focadas na tecnologia, não nos serviços.
- Pouca ou nenhuma formalização de procedimentos.
- Comunicação falha ou inexistente.
- Não há orientação a processos e serviços.
- Não há padrões.
- Não há interação dos objetivos da área com os da empresa e de seus clientes.
- Profissionais reativos aos problemas ou às solicitações dos usuários.
Geralmente, nessa fase, a equipe de TI está iniciando seu trabalho e peca pela falta de experiência.
- Tipo 2 – Reativo
Aqui já há um processo de amadurecimento na gestão da tecnologia e algumas ações proativas começam a ser observadas.
Entre as caraterísticas principais desse estágio podemos destacar:
- Iniciativas para manter a infraestrutura de TI sob controle, de forma a aumentar a estabilidade.
- O gerenciamento visa alcançar o melhor desempenho para cada componente (hardware e software) da infraestrutura.
- A disponibilidade dos componentes começa a sofrer forte controle.
- Gerenciamento reativo de problemas, sem apoios de processos.
- Gestão de mudança apenas para alguns componentes, também sem processos formais.
Embora aqui a maturidade avance, ainda não há documentação do ambiente e os processos são ignorados.
A qualidade é baseada apenas nas performances dos componentes.
- Tipo 3 – Proativo
O foco do gerenciamento de TI nesse momento é a integração da tecnologia.
Como características, podemos levantar os seguintes pontos:
- Serviços críticos são bem definidos, assim como sua dependência dos componentes são bem mapeados e documentados.
- Sistemas integrados e prontos para atender as necessidades da empresa.
- Gestão de performance de plataformas, aplicativos e sistemas
- Existência de processos ainda em fase inicial.
- Elaboração de planos que visão aumentar a disponibilidade e capacidade de alguns serviços.
- Sistemas e serviços orientados pelo melhor custo-benefício.
Aqui, a cultura de processos começa a aparecer e ser inserida, o que traz ganhos efetivos em comparação sobre os dois primeiros estágios.
- Tipo 4 – Serviços
Esse tipo, geralmente, é identificado em empresas que já adotam boas práticas de TI, seja na gestão de serviços, por meio do ITIL, ou na adoção da governança de TI.
Os resultados da área e de seu apoio ao negócio são evidenciados por meio da implantação dos indicadores de performance (KPIs) e pela adoção de padrões no atendimento de demandas e gestão do departamento de TI.
As mudanças aqui são as seguintes:
- Todos os serviços de TI são registrados e divulgados.
- Esses, por sua vez, são projetados com foco na melhoria contínua.
- Um serviço novo segue um requisito de performance e regras de operação.
- Existência de sistemas integrados que suportam diversos serviços.
- Exigências do negócio são formalizadas e pautam os serviços de TI, que são monitorados quanto a sua eficácia.
- Gestão de mudanças cobre a infraestrutura, operação e sistemas.
Aqui, o gerenciamento de TI é totalmente orientado por processos definidos.
O foco é atender à área de negócio, de forma a dar conta de suas expectativas, necessidades e contribuir com o resultado.
- Tipo 5 – Valor
Quando a gestão da tecnologia chega nesse nível de maturidade, ela busca atender aos objetivos estratégicos da empresa.
Aqui, a TI atua como um parceiro estratégico da organização e possui alto impacto nos resultados alcançados.
Entre as características desse estágio, podemos citar:
- Performance de TI mensurada pelo seu nível de contribuição no negócio da empresa.
- Todos os serviços são avaliados por sua entrega de valor.
- A tecnologia é vista como essencial pelas áreas de negócios, dada sua utilidade e garantia para o sucesso de suas atividades.
É exatamente nesse estágio que a gestão de tecnologia de sua empresa deve chegar para tornar-se uma aliada de seu empreendimento.
Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog para saber mais sobre a tecnologia da informação para a sua empresa.