O mercado da rede de área ampla definida por software (SD-WAN) está crescendo como um terremoto, provocando mudanças significativas no mercado de telecomunicações. De acordo com uma previsão recente da IDC , as vendas de tecnologia baseada em SD-WAN aumentaram quase 65% em 2018, para US $ 1,4 bilhão. Até 2023, a IDC espera que o mercado de SD-WAN exceda US $ 5,2 bilhões.
Pergunte aos analistas e eles lhe dirão que a SD-WAN está a caminho de se tornar a opção de conectividade WAN padrão para as empresas. Então, o que devemos esperar dos próximos 12 meses para esse novo mercado dinâmico? Qual a evolução da SD-WAN daqui pra frente? Aqui estão cinco previsões para 2020.
O SD-WAN começará a aparecer em novos locais (e casos)
Uma tendência geral que estamos vendo é que a vantagem digital está se afastando para onde os produtos e serviços são consumidos. Nos setores automotivo, varejo, assistência médica e muitas outras verticais, as empresas estão movendo aplicativos essenciais e processos de negócios para o limite. Enquanto isso, eles precisam de novos tipos de inteligência de ponta. SD-WAN se encaixa perfeitamente.
Dispositivos inteligentes de borda (sejam veículos conectados, monitores remotos de saúde, drones) exigirão que as empresas estendam a mesma qualidade de experiência (QoE) que eles entregam hoje no mundo corporativo até a Internet das Coisas (IoT). Para atender a essa chamada, procure os recursos da SD-WAN para obter um tamanho micro, incorporado em todos os tipos de dispositivos e aplicativos de IoT.
O SD-WAN será lançado em todo o mundo.
Até agora, o SD-WAN era impulsionado principalmente pelo mercado dos EUA. No próximo ano, espere que se torne mais global, começando com a Europa Ocidental e alguns mercados da Ásia. Na Europa, em particular, as grandes e médias empresas buscarão soluções de WAN que suportem melhor o crescente uso da nuvem. Esses clientes procurarão soluções híbridas que apresentem os benefícios da SD-WAN, sem exigir grandes mudanças ou interrupções nas infraestruturas atuais.
O mercado de SD-WAN se consolidará – e os MSPs terão um papel maior.
Agora, dezenas de empresas oferecem soluções SD-WAN, com novas surgindo o tempo todo. A maioria é impulsionada por investimentos de capital de risco e está consumindo quantias significativas de dinheiro. Em meados de 2020, espere ver o financiamento de VC neste espaço cair, o que estimulará a primeira grande onda de consolidações.
Até agora, as aquisições de empresas de SD-WAN foram principalmente de outros fornecedores de redes maiores. Este ano, porém, veremos os provedores de serviços gerenciados (MSPs) entrando no jogo. A história seguirá o mesmo caminho que vimos no mercado de Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS). Como o UCaaS para provedores de serviços, os MSPs que possuem seu próprio IP SD-WAN serão mais valorizados do que aqueles que adquirem serviços de terceiros.
A inteligência de aplicativos se tornará o recurso central do SD-WAN.
Como as empresas de todos os setores dependem de aplicativos em nuvem para funções corporativas mais básicas, a experiência em aplicativos se tornará a principal prioridade de TI, e as abordagens herdadas ao roteamento da camada 3 não serão mais suficientes para garantir isso. Em vez disso, as empresas precisarão de redes que possam tomar decisões de roteamento com base no entendimento exato do que um aplicativo está fazendo e do que ele precisa, mesmo em uma sessão individual. Os fornecedores de SD-WAN com soluções voltadas para a QoE de aplicativos e que oferecem os melhores recursos para gerenciá-lo, superarão aqueles que não o fazem.
As fatias de rede SD-WAN e 5G andam de mãos dadas.
Uma das maiores inovações que os analistas esperam ver este ano é o fatiamento de rede 5G. Basicamente, as operadoras móveis dividem suas RANs em redes virtuais separadas, cada uma ajustada para um tipo específico de tráfego ou aplicativo (por exemplo, um para tráfego de voz, um para telemetria e outro para IoT de baixa latência) . Dessa forma, as redes móveis 5G se tornarão muito sinérgicas com o tipo de aplicativos em execução nelas. Em muitos casos, as decisões de roteamento baseadas em aplicativos para essas redes virão de recursos do tipo SD-WAN localizados atrás do RAN.
À medida que a borda digital se move para os pontos finais no final da RAN, os operadores precisarão harmonizar os atributos de qualidade de serviço (QoS) para uma determinada fatia de rede com os requisitos de aplicativos reconhecidos pelo ambiente SD-WAN. Ainda é uma questão em aberto que ditará: Talvez a rede SD-WAN faça as regras e a RAN caia na linha. Ou talvez a inteligência SD-WAN seja usada para otimizar a QoS disponível em uma determinada fatia de rede. Em ambos os casos, essas duas tecnologias compartilharão informações e ficarão mais interdependentes.
Bottom Line: Seja esperto ou vá para casa
Ninguém pode realmente prever o futuro, mas muitas das tendências que vêm à tona em 2020 apontam para uma conclusão: a experiência do usuário desempenhará um papel maior na determinação dos investimentos em TI nos próximos anos. Se estiver avaliando SD-WAN, considere como diferentes soluções incorporam inteligência de aplicativos na rede. Essa inteligência será essencial para suavizar partes imprevisíveis do seu ambiente e fornecer o desempenho consistente que os usuários esperam.