Nuvem pública: entenda o que é e quais as suas vantagens!
Muito se tem falado sobre computação em nuvem e como ela é importante para a estruturação de negócios na web. Mas o que muita gente não sabe é que essa tecnologia se divide em três modelos básicos: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida. Cada uma possui características específicas e deve ser tratada separadamente.
Hoje, falaremos sobre a nuvem pública e o post vai esclarecer dúvidas importantes sobre como ela funciona, em quais aplicações são mais adequadas, quais são as suas vantagens e, claro, os cuidados que é preciso ter ao utilizá-la. Ficou interessado? Então, aproveite a leitura!
O que é nuvem pública?
Uma nuvem pública é baseada no modelo padrão de cloud computing (computação em nuvem), no qual um provedor disponibiliza recursos e ferramentas, como aplicativos, espaços para o armazenamento de dados e hospedagem de sites e sistemas, ao público em geral.
A nuvem pública é amplamente utilizada por pessoas físicas, já que não necessita de uma infraestrutura maior e com mais segurança como as oferecidas em um modelo de nuvem privada.
No entanto, a nuvem pública já é algo utilizado por muitas empresas para tornar as operações significativamente mais eficientes, armazenando conteúdos não sensíveis, compartilhando documentos online e concentrando certas tarefas por ela.
Como funciona a nuvem pública?
A nuvem pública fornece serviços a vários clientes usando a mesma infraestrutura compartilhada. Trata-se de um ambiente totalmente virtualizado e com uma arquitetura multitenancy (multi-inquilino), permitindo que os usuários compartilhem espaços, recursos e ferramentas. Porém, os dados e sistemas de cada usuário permanecem isolados uns dos outros, não havendo interferências entre eles.
Embora as preocupações com a segurança sejam frequentemente discutidas sobre os ambientes de nuvem pública, quando implementada corretamente, pode ser tão segura quanto a implementação de uma nuvem privada.
Quais são as vantagens da nuvem pública?
Atualmente, existem empresas, principalmente as menores, que trabalham com uma infraestrutura totalmente montada em nuvens públicas. Mas como cada empresa tem suas próprias particularidades, isso vai depender das necessidades e do tipo do negócio. Então, conheça agora algumas das principais vantagens de se usar a nuvem pública:
Agrega mobilidade ao negócio
Se a sua empresa ainda não conta com a mobilidade, a nuvem pública é um bom começo para implementar a estratégia. Com ela, o compartilhamento de dados menos sensíveis e tarefas menos complexas como a visualização e análise de relatórios podem ser realizados por meio de dispositivos móveis à distância.
Isso pode ser vantajoso para os gestores e colaboradores, já que eles terão flexibilidade de local e horários para trabalhar. Ou seja: o trabalho pode ser expandido para além dos muros da empresa. Isso pode gerar uma grande economia de tempo e custos com locomoção e aumentar a produtividade.
Facilita a criação de um plano de continuidade de negócios
A nuvem pública conta com uma rede de servidores para criar um sistema redundante. É ideal para contribuir com um plano de continuidade do negócio, sendo utilizada, principalmente, para a execução de backups automatizados e armazenamento das cópias.
Se um servidor falhar ou precisar ser paralisado para a realização de manutenções e atualizações, servidores auxiliares entrarão em ação garantindo o acesso contínuo aos dados e arquivos armazenados.
São economicamente viáveis
Um dos principais benefícios que a nuvem pública entrega é a facilidade de escalabilidade. Os recursos são praticamente oferecidos sob demanda para que quaisquer mudanças nos níveis de necessidades sejam atendidas facilmente e sem burocracia. Isso, por sua vez, gera uma boa relação custo-benefício.
Graças ao agrupamento de uma grande quantidade de recursos, os usuários podem se beneficiar da economia de escala. Isso porque as operações centralizadas e o gerenciamento dos recursos são compartilhados em todos os níveis, exigindo menores investimentos em servidores próprios.
Os serviços de nuvem pública também utilizam um modelo de cobrança por utilização. Assim, você pode acessar os recursos e ferramentas que precisa, quando necessário, e pagar apenas pelo que usar.
Quais cuidados devo ter ao usar a nuvem pública?
Adote políticas de segurança próprias
Devido à natureza multitenancy da nuvem pública, a segurança é uma preocupação constante para a maioria das empresas que a utilizam. Mesmo oferecendo tecnologias, como a criptografia de senhas e dados e ferramentas de gerenciamento de acesso e identificação de usuários, os gestores precisam adotar medidas próprias para dificultar o acesso não-autorizado, a perda e roubos de informações.
Algumas medidas podem ser:
- backups regulares programados para serem executados automaticamente na nuvem;
- não utilizar rede de internet aberta para acessarem a nuvem;
- conscientizar os usuários (sua equipe) sobre a importância de criar senhas de acesso altamente seguras e mantê-las em sigilo.
Pague somente pelo seu consumo de dados
Como os serviços de nuvem pública geralmente são contratados em um modelo de autoatendimento, algumas empresas podem ter dificuldades em controlar com precisão quais serviços usa e o que paga. Isso pode gerar custos com recursos e ferramentas que a empresa nem precisa.
Evite isso, entendendo melhor os pacotes oferecidos pelo provedor e migrando o plano para aquele que se adequa mais às necessidades do negócio. Uma empresa de assessoria em TI, nesse caso, pode ajudar a otimizar seus investimentos em nuvem, identificando e sugerindo o cenário ideal de consumo da cloud para o seu negócio.
Faça uma boa gestão
O ideal é estabelecer um padrão de gerenciamento de nuvens, principalmente se utilizar multiclouds, e incluir no pacote os serviços de nuvem privada. Escolha uma equipe de profissionais para fazer isso, crie metodologias e adote tecnologias para gerenciar melhor as nuvens e não perder o controle sobre elas.
Uma consultoria e terceirização do gerenciamento de nuvens pode ser uma solução mais eficiente aqui.
Exemplo de nuvem pública e o futuro
O mercado de nuvens públicas possui alguns provedores bem conhecidos, mas a Microsoft Azure vem se destacando pelos altos níveis de confiabilidade que alcançou, bem como pelos recursos e ferramentas de gerenciamento que disponibiliza aos usuários.
Com relação ao futuro, as estimativas de uso da nuvem pública variam amplamente em diferentes países, mas a expectativa é de que a adoção dessa ferramenta aumente nos próximos anos, principalmente devido às vantagens que ela oferece aos negócios.
Seguindo a evolução das tecnologias de internet, a próxima geração de nuvem pública deve entregar padrões mais elevados de segurança e contar com recursos aprimorados de inteligência artificial, além de simplificar ainda mais os processos de implementação e gerenciamento de negócios. Isso deve ampliar a sua participação no ambiente corporativo.