Início » Monitoramento de rede: saiba como ele pode ajudar a reduzir problemas

Monitoramento de rede: saiba como ele pode ajudar a reduzir problemas

por webmaster

 

Qual é a melhor maneira de garantir que o funcionamento de uma determinada rotina de trabalho esteja de acordo com as expectativas? Realizar o acompanhamento de perto, não é mesmo? Com a rede interna de uma empresa não é diferente.

Dessa forma, o monitoramento de rede surge como uma forma de mantê-la sobre controle, contando com profissionais com amplo know-how para detectar problemas e propor soluções rápidas. Neste post, conheceremos mais sobre o conceito e os benefícios. Boa leitura!

 

O que é o monitoramento de rede?

É o acompanhamento contínuo dos equipamentos e da estrutura de TI da empresa para que a rede se mantenha estável. Isso é feito por meio de um conjunto de ações dedicadas a evitar falhas nos componentes virtuais e dos ativos da empresa.

Dessa forma, as máquinas, os servidores e os sistemas operacionais, por exemplo, são monitorados de perto. Ao acompanhar o ciclo de vida desses componentes, os gestores conseguem se antecipar a falhas e identificar vulnerabilidades a tempo, antes que comprometam todo o sistema.

 

Quais são os motivos para contratar?

Proteção de dados e informações da empresa

Com o monitoramento otimizado da rede corporativa, se torna mais fácil proteger os bancos de dados e a infraestrutura de TI como um todo. Isso porque uma série de procedimentos automatizados são adotados para identificar e combater vírus, além de malwares e spywares.

Manutenção preventiva

É importante notar que uma das principais funções do monitoramento de rede é se antecipar aos riscos. Dessa forma, os gestores passam a contar com alertas de falhas, com relatórios personalizados sobre cada problema.

Assim, tanto a equipe interna como os colaboradores especializados externos conseguem planejar ações destinadas à correção — antes do surgimento de uma ameaça significativa.

Controle de acesso

Logins e senhas fortes são importantes, mas não o suficiente para impedir a ação de cibercriminosos. Isso porque os hackers não são pessoas com pouco conhecimento, simplesmente “tentando a sorte”: eles são indivíduos com um alto nível de compreensão de tecnologia.

Assim, o monitoramento de rede leva tudo isso em consideração e fornece ações como o bloqueio imediato de acesso após ações suspeitas, seja dentro da empresa ou realizada de forma externa. Um ação desastrada de um colaborador, que exponha brechas na segurança, por exemplo, é prontamente identificada.

Atualizações de software

Como mencionamos, os hackers são indivíduos com um grande conhecimento técnico de tecnologia. Dessa forma, suas ações criminosas estão sempre evoluindo para pegar os gestores desprevenidos. Uma falha notável é a falta de atualizações nos programas contratados.

Trabalhar com definições antigas expõe todo o sistema aos ciberataques. Os desenvolvedores das soluções digitais contratadas estão sempre atuando para se antecipar às ameaças. Dessa forma, é necessário adotar uma rotina de atualizações nos programas.

Além disso, priorize softwares originais. Assim, você estará sempre em dia com as atualizações, o que não ocorre quando a empresa trabalha com programas piratas — além dos riscos legais dessa prática. Não comprometa a reputação do seu negócio!

Redução de custos

Com a queda na ocorrência de falhas na rede, menor a chance de paralisação dos serviços ou de vazamento das informações de clientes. Como as falhas diminuem, os gestores não precisarão de recorrer ao suporte reativo — isto é, reduzirão os custos relacionados àquelas situações em que técnicos são solicitados para combater uma falha significativa em andamento.

Para garantir isso, o ideal é contar com uma consultoria de alto nível. Após entrar em contato com profissionais especializados, será mais fácil identificar as necessidades de monitoramento de rede e aplicar as soluções apropriadas.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies