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MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM TI: SAIBA COMO FAZER E QUAIS OS BENEFÍCIOS

por webmaster

 

Tratando-se de TI, prevenir é definitivamente melhor que remediar. Afinal, se você puder se antecipar aos problemas, suas máquinas não param de funcionar e o negócio prospera. Por isso, é importante entender como funciona a manutenção preventiva e saber quais são seus benefícios.

Quando o gestor decide aplicar apenas ações corretivas, enviando os equipamentos para o conserto somente quando eles já estão danificados, a empresa corre um risco desnecessário. Isso porque uma máquina a menos operando significa menos produtividade para o negócio.

Sem mais demora, apresentamos um conteúdo dedicado a explicar como a manutenção preventiva em TI é essencial. Acompanhe!

 

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma metodologia corporativa que leva em conta o estado geral dos equipamentos. Por meio dela, é possível realizar o acompanhamento das máquinas, baseando-se em cronogramas e inspeções diretas à empresa contratante.

Quando falamos de TI, dois tipos de manutenção se destacam: corretiva e preventiva. O primeiro tipo é mais focado em reparos imediatos, correções realizadas após o aparecimento de danos e falhas no aparelho. Já a segunda opção permite que os técnicos se antecipem aos problemas.

Isso é especialmente importante para as empresas, já que o modelo preventivo afasta a possibilidade de que os gestores tenham que paralisar as atividades para reparos.

 

Quais são os benefícios para a área de TI?

Agora que apresentamos o conceito, falaremos dos benefícios específicos da manutenção preventiva aplicada à área de tecnologia.

Aumenta a produtividade

Monitorar e acompanhar os seus computadores e equipamentos em geral, de forma contínua, garante que as atividades não sejam interrompidas. Falhas súbitas, que inviabilizem as máquinas e comprometam a produtividade, não ocorrem em um bom programa de manutenção preventiva.

Evita a perda de máquinas e dados

Computadores de mesa, notebooks e dispositivos móveis precisam de checagens e atualizações periódicas para operar corretamente.

Isso é feito por meio de upgrades nos softwares, varreduras realizadas por antivírus e remoção de programas maliciosos, mas também pela verificação do equipamento físico. Peças menores, como HDs externos, estão sempre expostas a quedas e devem ser checadas.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Muitas pessoas podem não acreditar, mas ações simples também são parte da filosofia conhecida como manutenção preventiva. Entre elas, está o ato de realizar uma limpeza com flanela em seus equipamentos. Mesmo básico, isso vai livrar a sua máquina de muitos problemas futuros e garantir um aumento de sua vida útil.

Porém, o serviço deve ser realizado por um profissional especializado, já que ele sabe melhor como abrir a máquina de forma adequada e fazer a limpeza sem danificar nenhum componente.

Um dos casos em que a poeira é devastadora é exemplificado pelo cooler. Com o passar do tempo, principalmente em computadores adquiridos há alguns anos, muita sujeira e resíduos diversos vão se acumulando nesse componente — justamente aquele que é encarregado de uma tarefa crucial, a refrigeração interna do equipamento.

Essa e outras medidas mais profissionais, como a análise cuidadosa do interior dos computadores, garantirão que as suas máquinas estejam disponíveis por um período maior de tempo. Isso é essencial para empresas modestas, que não contam com a possibilidade de trocar os equipamentos constantemente.

 

Como implementá-la na área de TI?

A melhor maneira de contar com um bom serviço é contratando profissionais terceirizados. Dessa forma, você deixa essas tarefas por conta desses colaboradores externos e mantém a sua equipe interna focada nas atividades próprias do negócio.

Além disso, as manutenções são realizadas de forma invisível para o usuário: as tarefas mais simples são executadas sem que o colaborador tenha que parar de trabalhar, já que os técnicos acessam as máquinas remotamente. Como se não bastasse, as atividades pesadas são realizadas fora do horário comercial.

Desse modo, a sua empresa mantém a produtividade e ainda reduz custos, já que contratar serviços terceirizados de manutenção preventiva sai mais barato em comparação ao gasto necessário para treinar toda a sua equipe interna. Você pode, também, solicitar uma consultoria destinada ao assunto.

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