Início » iSER (iSCSI Extends for RDMA)

iSER (iSCSI Extends for RDMA)

por webmaster

O que é iSER?

 

Em ambientes de armazenamento ou virtualização existem fatores que refletem diretamente no desempenho e na estabilidade do sistema como as características dos storages, a infraestrutura de rede, aplicações, o hypervisor e a correta configuração do ambiente. Equipes de TI são constantemente estimuladas a identificar gargalos e formas de otimizar o desempenho do sistema. O iSER é um exemplo de tecnologia que oferece algumas soluções e vantagens em relação a essas circunstâncias. Esse recurso garante melhorias significante na performance do ambiente, menor latência e maior largura de banda.

 

O que é iSER?

O iSER (iSCSI Extends for RDMA) é uma extensão do protocolo iSCSI que possibilita o uso da tecnologia RDMA (Remote Direct Memory Access), que por sua vez, permite o acesso remoto direto à memória. O RDMA (Acesso Direto à Memória Remota) permite acessar (ler e gravar) a memória em uma máquina remota sem interromper ou utilizar o processamento da CPU do sistema (camada de socket e drives de rede).

 

 

Demonstrativo de como iSER funciona com o uso da tecnologia RDMA no storage

 

As aplicações podem fazer transferências de dados sem o envolvimento do conjunto de softwares de rede. Os dados são enviados e recebidos diretamente para os buffers sem serem copiados entre as camadas da rede.

Os aplicativos podem acessar a memória remota sem consumir nenhum tempo de CPU no servidor. A memória do servidor remoto será lida sem qualquer intervenção do processador remoto. Além disso, os caches da CPU remota não serão preenchidos com o conteúdo da memória acessada.

 

Vantagens do iSER

O iSER utiliza o conjunto de protocolos RDMA para melhorar a performance em ambientes como os de virtualização. A transferência é feita acessando diretamente a memória entre os dispositivos (servidor e storage), ignorando etapas da comunicação do protocolo ethernet, como drivers de rede e camadas de socket. Assim sendo, o hypervisor pode se comunicar diretamente com a memória do storage e vice-versa.

Dessa forma o iSER diminui a latência na comunicação, reduz o uso de CPU no storage, proporciona maior largura de banda para transferências de armazenamento em bloco (ao eliminar a sobrecarga de processamento do TCP/IP) e mantem a compatibilidade com o protocolo iSCSI.

Além de ser mais rápido que o próprio iSCSI, FC e FCoE, o recurso ainda garante a estabilidade e benefícios do protocolo como segurança e alta disponibilidade.

 

Requisitos e implementação iSER

Para implementação do iSER é necessário que tanto o servidor quanto o storage possuam:

  • Adaptador de rede ethernet com velocidade acima de 10Gb/s e que o adaptador de rede possua o recurso RDMA.
  • Aplicativos com suporte a camadas SCSI e iSCSI
  • Rede com suporte a RDMA
  • Placas adaptadoras que suportam RDMA (Ethernet de InfiniBand)
  • Switches Ethernet (com controle de fluxo ou PFC)
  • Comutadores InfiniBand
  • Alvo com suporte a iSER

A Qnap é uma das únicas fabricantes de storages do mercado que possui soluções com suporte à tecnologia iSER. Os dispositivos oferecem recurso como cache SSD, tiering, VJBOD e tecnologia de virtualização como VMware ESXi, que em conjunto com a tecnologia iSER, transformam o Qnap NAS em uma solução de virtualização e armazenamento híbrido com 50% mais performance que o tradicional. O desempenho de máquinas virtuais pode ser aumentado em 60% através do iSER, enquanto que a latência no acesso aleatório pode ser reduzida em 50% ou mais. Os resultados de testes mostram que o iSER é ideal para empresas que utilizam storages NAS como datastores do VMware ESXi.

 

Gráfico de performance com 60% de aumento e latência 50% reduzida

 

Portanto, é fato que o iSER tem se tornado uma solução indispensável que pode melhorar muito o desempenho em ambientes virtualizados e aumentar a eficiência de TI.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies