As inovações tecnológicas têm afetado diversas áreas dos negócios e não impactam apenas o setor de TI, mas todos os departamentos de uma empresa. Para alcançar os resultados esperados, entretanto, é essencial ter uma gestão estratégica de tecnologia da informação.
Para uma aplicação adequada da tecnologia na estratégia de negócio, é fundamental que ela seja realizada de forma assertiva, considerando os desafios do segmento e as possibilidades de implementação de novos recursos de forma eficiente.
A seguir saiba mais como a gestão estratégica de tecnologia da informação é determinante para um negócio mais bem sucedido.
Quais tecnologias têm ajudado na gestão estratégica?
As inovações tecnológicas sobrepõem-se com grande rapidez de forma que é preciso que as empresas estejam sempre atentas aos novos recursos de aplicação na área. Esse processo, em muitos casos, exige um suporte especializado, visto que muitas não conseguem monitorar essas tecnologias uma vez que elas não atuam diretamente nesse segmento.
Uma empresa de inteligência de negócios funciona justamente para direcionar a transformação digital da empresa, identificando tecnologias que sejam mais eficientes para as demandas do cliente.
Diversas tecnologias têm influenciado esse cenário e exigido um novo posicionamento na área de inovação por parte das organizações, como:
- blockchain;
- inteligência artificial;
- mineração de dados;
- big data;
- aprendizado de máquina e outras.
As empresas podem aplicar esses recursos para a gestão estratégica de tecnologia da informação, o que faz com que não seja necessário ser uma empresa de TI e negócios para trabalhar com essas tecnologias.
Quais os benefícios da inovação na gestão estratégica de tecnologia da informação?
Existem diversos benefícios associados a uma gestão estratégica de tecnologia da informação, principalmente quando a empresa conta com o suporte de uma parceira especializada. Entre essas vantagens podem ser destacadas:
Analisar as informações
A análise de informações internas e externas permite que a empresa tenha uma maior previsibilidade dos cenários, podendo tomar decisões de negócio mais estratégicas e baseadas em dados reais, evitando o método de “tentativa e erro”.
Automatizar processos
A automatização de processos viável com as novas tecnologias permite melhorar o desempenho dos processos, identificando e eliminando gargalos operacionais, além de garantir uma melhor performance para o negócio.
Reduz-se ainda os trabalhos manuais, que são responsáveis por maiores falhas nos processos e queda da produtividade da empresa.
Tornar-se mais produtivo
A tecnologia pode ser usada para diferentes fins dentro da empresa, principalmente quando as estratégias de implementação são desenvolvidas corretamente, impactando a produtividade dos times.
Esse resultado é possível devido à otimização e automação dos processos, mas também ao maior controle das atividades, mapeamento das ações e desenvolvimento de soluções para melhorá-las.
Otimizar o gerenciamento
Um dos principais problemas no gerenciamento de uma empresa é a indisponibilidade de informações que impede que os gestores conheçam em detalhes os processos desenvolvidos e as demandas de cada área.
Com a inovação, quase todos os processos internos podem ser analisados, tanto por métricas quantitativas quanto qualitativas, garantindo não apenas a execução dos processos, mas também a eficiência deles.
Promover melhorias sólidas
Um dos desafios da gestão é que as inovações implementadas afetem os resultados não apenas no curto prazo, mas que proporcione escalabilidade ao negócio de forma a gerar retorno no médio e longo prazo.
A solidez das estratégias desenvolvidas é o que diferencia uma solução com resultados apenas de curto prazo e aquela que viabiliza o crescimento e desenvolvimento contínuo do negócio.