O ambiente organizacional tornou-se mais complexo com a incorporação da tecnologia em seus setores, exigindo a especialização de alguns departamentos. A gestão de recursos de TI organiza uma demanda fundamental para efetivar as estratégias da empresa: disponibilizar e assegurar condições para a implementação de soluções inteligentes.
Por se tratar de um departamento chave para o funcionamento da organização, seu desempenho influencia diretamente a performance dos colaboradores. Da mesma forma que pode ampliar os resultados de uma boa gestão, suas falhas geram impactos negativos para a corporação.
Veja neste artigo como realizar a compra de recursos de TI com qualidade para contribuir positivamente para o desenvolvimento da organização. Vamos lá?
Estabeleça um bom modelo de governança
O plano de governança deve estar alinhado às estratégias da corporação, tornando-se uma extensão dos planos de desenvolvimento. Envolvendo tanto o setor pessoal quanto o financeiro e de operações, a governança precisa identificar as principais necessidades dos departamentos para, então, melhorá-los.
Em TI, a criação de um modelo em frameworks (como o Cobit ou ITIL v3) pode contribuir para os serviços nos setores operacionais e estratégicos. Assim, governança de TI segura traz mais agilidade na recuperação de crises e maior eficiência para os colaboradores.
Constitua parcerias estratégicas
Nem toda equipe que lida com as soluções de tecnologia pode ser incorporada como quadro da empresa. Demandando processos especializados, os profissionais externos podem ser integrados por meio de parcerias com as empresas que representam.
Para que essa cooperação aconteça, podem ser criados acordos de serviços para diminuir os custos de cada operação ou implementação de uma nova ferramenta. Esse tipo de parceria aumenta a qualidade na execução das tarefas, auxiliando nas diretrizes de TI externamente.
Crie um ambiente virtualizado
Uma das medidas mais efetivas para o datacenter é a virtualização do ambiente total ou parcialmente, contribuindo para a administração dos recursos de TI. Constituído em uma interface única, o espaço virtual pode ser facilmente monitorado e controlado com os demais recursos corporativos.
A virtualização gera melhor usabilidade de hardware, além de trabalhar com estabilidade nas funções. Para aqueles que trabalham com a TI híbrida, a configuração pode ser centralizada, integrando as nuvens externas e o datacenter interno com mobilidade.
Otimize os setores financeiros
Para ter controle satisfatório do financeiro da empresa, deve-se otimizar as operações trabalhando com as soluções em TI. As funções comerciais, como pagamentos, controle de vendas do comércio eletrônico e suíte de aplicativos podem ser implementados para melhorar as soluções da empresa.
As ferramentas devem contemplar um uso de rotina, tornando os processos financeiros mais dinâmicos. Os aplicativos e programas proporcionam a diminuição do desperdício e foco na resolução de problemas que envolvam os recursos da empresa.
Adote indicadores inteligentes
Os indicadores oferecem uma base de dados que auxilia a identificar os principais pontos a melhorar em uma empresa. Portanto, são essenciais para o estabelecimento de métricas viáveis. Implementar recursos que possibilitem a coleta de dados para estatísticas deve ser uma propriedade para a gestão de TI.
Mesmo contando com um banco inteligente de informações, é preciso analisar e estudar de forma criteriosa aquilo que as estatísticas apresentam. Por isso, os indicadores devem estar sempre alinhados às políticas, diretrizes e métricas da gestão, permitindo um acompanhamento de cada etapa de crescimento.
Eleve a segurança dos processos
A automação diminui consideravelmente os mecanismos burocráticos de uma empresa, contribuindo para a produtividade. No entanto, é preciso ter um sistema de monitoramento estável e de bastante qualidade, que garanta a segurança de todos os dados e informações que passam pela organização.
Os programas implementados devem permitir a configuração personalizada de acesso para a visualização restrita de certos documentos, a proteção dos processos realizados internamente e a estabilidade dos históricos gerados.
A compatibilidade entre hardware e software correspondem ao equilíbrio entre usabilidade e segurança. Desse modo, garante-se que as ferramentas adotadas estarão sempre de acordo om as normas de segurança e privacidade da empresa.
Melhore o nível dos investimentos
Distribuir os recursos de TI de modo correto exige uma análise aprofundada da estrutura e da demanda da empresa. Inicialmente deve-se desenhar as soluções adequadas para implementar uma infraestrutura de qualidade, trazendo fluidez para os processos, menor burocratização e maior dinamização da comunicação.
Depois, é importante contemplar os fatores críticos e as diretrizes estratégicas, tópicos que traçarão as etapas de longo prazo, assim como determinar os sistemas de conjunto que podem funcionar para cada caso.
O desenvolvimento pessoal também deve ser atendido em parceria com a implementação dessas ferramentas. Programe ainda monitorias, treinamentos e manutenção dos equipamentos, quando necessário.
Contrate uma empresa especialista em gestão de recursos de TI
A qualidade dos produtos e serviços adquiridos pela administração são essenciais para a eficiência dos processos. É normal, por exemplo, que os gestores se sintam atraídos por soluções muito inovadoras, mas que podem ser soluções instáveis no quesito “segurança”.
Ao implementar ferramentas de tecnologia da informação, é importante contar com empresas especializadas que oferecem produtos consolidados no mercado, garantindo de modo prático a funcionalidade de seus serviços.
A implantação da tecnologia deve ser habilitada para automatizar as funções e estabilizar os contratos de segurança. Procure aquelas que trazem mais de uma solução ou produto, de modo que o trabalho integrado de hardwares e das plataformas opere melhor quando for da mesma origem.
Neste post você pôde entender que o planejamento da gestão de recursos de TI tem função tática dentro de uma empresa e que determina a escala de otimização dos processos. Para que as soluções em tecnologia sejam implementadas, devem ser articuladas as demandas internas com os níveis de mercado, levando a melhorias para alcançar um lugar de destaque na concorrência.
A plataforma de comunicação, a tecnologia do call center e a estrutura digital do atendimento configuram ferramentas de uso diário pelos profissionais, por isso todo investimento em produtos de qualidade leva a um retorno positivo para gestores e funcionários.