Início » Digitalização dos negócios: Como implementar a tecnologia nos processos da sua empresa

Digitalização dos negócios: Como implementar a tecnologia nos processos da sua empresa

por webmaster

A digitalização dos negócios se refere a adaptação de processos do negócio por meio de recursos digitais para o aprimoramento de processos. Esta transição permite que a empresa amplie e tenha mais conhecimento de suas atividades, podendo ser mais eficiente, aumentar sua produtividade e rentabilidade. Em um mundo super tecnológico, a digitalização dos negócios é uma regra de sobrevivência. Muito além, a transformação digital da empresa pode ser um salto de qualidade nos resultados e na satisfação do cliente.

O que é a digitalização de processos?

A digitalização de processos nada mais é do que realizar as tarefas e rotinas da sua empresa por meio de ferramentas digitais. No entanto, com o nível de tecnologia disponível atualmente, essa descrição superficial de digitalização não é sequer compatível com a realidade.

A digitalização dos negócios que falamos hoje passa por utilizarmos recursos como Big Data, BI, AI, Machine Learning e IoT para ganhar agilidade, precisão, eficiência, assertividade e produtividade.

A digitalização tem por objetivo aperfeiçoar os processos da empresa, visando a melhora da experiência do cliente. Um processo de digitalização dos negócios bem-feito tem como consequência a transformação digital da empresa, alcançando mudanças na cultura organizacional e no modelo de negócio.

Qual a importância da digitalização de processos?

Com o uso da internet e de inúmeros recursos de TI, os processos de uma empresa podem ser executados com mais rapidez e menos recursos, além de reduzir os riscos de erros.

O uso de Big Data e Analytics, por exemplo, permite que a tomada de decisões seja ágil e assertiva, baseada em uma quantidade e complexidade de informações impossível de ser processada apenas pelo cérebro humano.

Em um nível mais operacional, o atendimento ao cliente se torna mais eficiente. Mais comodidade para o cliente, que tem seu problema solucionado rapidamente com um atendimento personalizado, gerando satisfação e fidelidade.

Ou seja, é possível otimizar os mais diversos setores do seu negócio com a digitalização dos processos, e algumas razões para digitalizar o seu negócio são:

Redução de custos

A digitalização dos processos gera uma economia nos gastos com papel e material de escritório, cujo uso se reduz quando os processos acontecem no meio digital.

A redução de custos pode ainda refletir no aluguel e manutenção de espaço físico, já que a necessidade de manter arquivos e depósitos para armazenar documentos e registros é eliminada.

Aumento da produtividade

Três aspectos da digitalização de processos podem resultar em mais produtividade. Primeiramente, as tarefas repetitivas desempenhadas por computadores são realizadas em uma velocidade muito acima da capacidade humana.

Em segundo lugar, os processos digitalizados têm um índice de erros reduzido, tornando-os mais eficientes e precisos. Enquanto isso, os talentos humanos são designados a atividades mais relevantes para o negócio, que não poderiam ser executadas por robôs.

Otimização do tempo

A velocidade de processamento dos dispositivos tecnológicos já seria o suficiente para resultar na otimização do tempo. Mas as possibilidades não param aí.

O uso de recursos como uma base de conhecimentos, por exemplo, permite que profissionais em diferentes localidades possam ter acesso aos mesmos dados simultaneamente, após uma pesquisa feita em segundos.

Mais segurança

Um simples backup, autenticação de vários fatores ou computação confidencial. Os recursos de segurança da informação são muitos e podem ser combinados de acordo com a importância e o grau de sigilo dos dados. Quanto mais digital é o seu negócio, mais avançados são os recursos disponíveis.

Maior satisfação do cliente

Processos mais ágeis e com menor risco de erros têm como consequência a oferta de um produto ou serviço de maior qualidade. E isso já é um bom motivo para aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, caso haja qualquer necessidade de atendimento, mais uma vez a digitalização de processos será a chave para uma solução mais ágil e assertiva.

Como acelerar o processo de digitalização dos negócios?

A digitalização dos negócios é um processo com consequências profundas para todo o modelo de negócio. Por isso, trouxe alguns aspectos que devem ser considerados para acelerar essa mudança dentro da sua empresa.

Foco no cliente

A primeira mudança estratégica no seu negócio para digitalizá-lo é o foco no cliente. Toda mudança realizada nos processos devem responder à pergunta: “como isso melhora a experiência do meu cliente?”.

Esse foco não deve ser perdido por nenhuma das áreas da empresa. Assim, as ferramentas tecnológicas adotadas para a digitalização dos processos vão sempre ajudar o seu negócio a ser mais competitivo e entregar os melhores resultados.

Mudança na cultura organizacional

A digitalização dos negócios não é uma mudança apenas operacional. Ao alcançar níveis plenos de transformação digital, uma empresa muda a forma como ela estrutura seus projetos.

Para que isso aconteça de forma plena, é preciso que toda a empresa compreenda e assimile essa mudança. Investir em treinamentos, capacitações e incentivos das equipes é uma importante parte do processo para que todos estejam guiados pela mesma estratégia de negócio.

Investimento na infraestrutura de TI

Alcançar a transformação digital depende fundamentalmente de investimentos em uma infraestrutura de TI robusta e confiável, adequada para as necessidades da sua empresa. E isso não significa sair comprando os computadores e equipamentos mais caros do mercado!

É preciso mapear as necessidades da empresa a partir dessa mudança de cultura organizacional, planejar a nova infraestrutura e encontrar as melhores opções para implantá-la.

Parceria especializada de TI

Encontrar bons fornecedores de serviços e equipamentos de TI é essencial para assegurar as atividades de um negócio digital. A terceirização da infraestrutura de TI é uma das formas mais econômicas e seguras de se investir em TI durante a digitalização dos processos.

Com suporte, manutenção e outras soluções incluídas, o outsourcing de TI permite flexibilidade, segurança e escalabilidade para o seu negócio, sem abrir mão de tecnologias avançadas, atualizadas e de acordo com a necessidade do seu negócio.

Fonte: https://www.microcity.com.br/digitalizacao-dos-negocios

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies