Atualmente cada projeto de armazenamento de arquivos necessita do HD correto para que seus dados fiquem seguros.
Entenda a diferença entre os modelos para escolher corretamente.
Com tamanhos físicos entre 2.5 e 3.5 polegadas, os HDs SATA atingem 12B e são responsáveis por armazenar os dados da maioria dos nossos computadores pessoais.
Por serem mais baratos os HDs de Desktops são utilizados por muitas empresas para armazenar os dados, porém essa escolha pode causar arrependimento no futuro, pois uma simples falha pode por em risco todos os dados da empresa.
Primeiramente, antes de comprar o HD ideal, os gestores de TI devem responder algumas perguntas como:
- Quanto custará a empresa uma possível parada dos HDs do computador ou servidor?
- Qual o valor das informações presentes nos HDs caso haja um dano irreversível?
- Os Discos Rígidos estão preparados para a carga de trabalho da empresa?
- Em caso de danos, o fornecedor ou fabricante oferecerá todo o respaldo e recuperara os dados?
HD SATA Desktop
São feitos para equipamentos onde o acesso de usuários é baixo. A velocidade de rotação varia entre 4.200 e 7.200.
São produtos feitos para serem instalados em equipamentos de único Disco Rígido, como computadores e consoles de games. Eles possuem um firmware que prioriza a gravação de informações em tempo real.
Este tipo de HD não suporta ambientes de trabalho hostis como racks, ou gabinetes que atingem altas temperaturas.
HD NAS
Os HDs NAS são feitos especialmente para sistemas de armazenamento simples, como storages. Portanto são produtos intermediários e foram projetados para suportar carga de trabalho entre 180TB e 300TB.
Eles possuem sensores de sincronismo e controle de vibração do ambiente. Possuem ainda 5.900 a 7.200 RPM (.taxa de transferência). Desenvolvidos para trabalhar em conjunto com RAID, com garantia da fabrica para recuperações em caso de desastre.
Os discos deste tipo são indicados especialmente para quem precisa de HDs de baixo custo, mais confiáveis para acesso multi usuário.
Muitas empresas de maneira ingênua acabam usando HDs comuns em seus storages ocasionando a perda irreversíveis de todos os dados.
HD para CFTV
Um sistema de vigilância com funcionamento continuo precisa de HDs específicos. Muitos utilizam erroneamente os HDs de desktop para esse fim. Porém esses HDs têm como características a economia de energia, ou seja, ficam em stand-by sempre que possível.
Pois bem, isso poderá interromper o fluxo de gravação das imagens CFTV. Os HDs para CFTV são mais robustos e também funcionam em arranjos RAID, mas segurança para as imagens armazenadas.
As atuais representantes deste tipo de Hd são Skyhawk Seagate e WD Purple. Com características exclusivas para equipamentos de vídeo-vigilância, para instalações monos ou multi-drives.
HD Enterprise
São os mais velozes entres os HDs SATA, eles partem de 7.200 RPM. Eles são produzidos para trabalhar 24×7 e tem maiores períodos de garantia.
Os HDs Enterprise são projetados para suportar 550TB/ano. Para tanto, seu firmware foi desenvolvido para permitir vários acessos simultâneos.
Assim sendo, gostaria de saber mais sobre os tipos de HDs e qual utilizar nos equipamentos da sua empresa?
Solicite uma Visita Técnica Gratuita.