Início » Controle de acesso à internet: Entenda a importância para a segurança digital da sua empresa

Controle de acesso à internet: Entenda a importância para a segurança digital da sua empresa

por webmaster

O controle de acesso à internet permite que a empresa restrinja o acesso a sites, conteúdos ou plataformas suspeitas e que possam representam riscos para a sua infraestrutura de TI. É uma medida de segurança mais restritiva e que deve ser desenvolvida tomando todos os cuidados necessários para não atrapalhar o desenvolvimento das atividades na empresa.

 

A internet se tornou uma entidade onipresente no mundo corporativo contemporâneo. O acesso à rede mundial de computadores é usado para inúmeras funções dos mais diversos setores. E para assegurar que o melhor da internet seja aproveitado sem que seu pior prejudique o seu negócio, é importante estabelecer um controle de acesso à internet.

De microempreendedores a grandes corporações mundiais, é impossível imaginar um negócio que não precise da internet em seus processos. Desde responder clientes por meios simples como o Whatsapp e usar a maquininha de cartão ao armazenamento de dados em nuvem e IoT, a internet está presente.

Mas ao mesmo tempo que a internet é o meio para grandes soluções corporativas, seu uso descontrolado pode deixar sua rede corporativa vulnerável.

Preparamos algumas dicas e informações para você entender a importância do controle de acesso à internet no ambiente corporativo e como realizar esse gerenciamento.

Por que fazer o controle de acesso à internet na sua empresas?

A internet é a principal porta de entrada de ameaças à segurança da informação de uma empresa. E-mails de phishing, downloads de origem não confiável e acesso a sites suspeitos são alguns dos caminhos mais usados por criminosos para ataques cibernéticos.

O controle do acesso à internet no ambiente corporativo é uma das ferramentas para mitigar os riscos oferecidos por essas ameaças, que deve ser aliado a outros recursos de segurança da informação.

Caso a empresa tenha uma política mais restritiva de acesso, o controle de acesso à internet também contribuir para diminuir o acesso a contas de e-mails pessoais, redes sociais, sites de e-commerce, entretenimento ou mesmo de conteúdo ilegal durante o período de trabalho.

Alguns gestores acreditam que o uso excessivo da internet para fins pessoais pode atrapalhar o rendimento e dificulta a concentração das pessoas em suas tarefas. Esses acessos não relacionados ao trabalho podem ocupar uma capacidade da banda da internet, importante para assegurar a velocidade dos processos da empresa.

Ou seja, o acesso irrestrito à internet desperdiça recursos e aumenta os riscos de ciberataques. O controle de acesso, por sua vez, ainda promove compliance com a LGPD, que regula o tratamento de dados sensíveis de clientes e usuários.

Como controlar o acesso à internet na empresa?

Departamentos diferentes de uma empresa têm demandas diferentes em relação à rede. Enquanto o time de produção de uma fábrica quase não vai usar a internet, os times de marketing, vendas e atendimento ao cliente devem estar conectados para atividades rotineiras, o tempo todo.

Por isso, o primeiro passo para estabelecer um controle de acesso à internet é mapear as necessidades de cada departamento. Se o time de marketing precisa do acesso às redes sociais mas o time jurídico não, suas permissões podem ser configuradas de acordo.

Os diferentes níveis de acesso podem ser especificados pelo login do usuário, por dispositivo ou mesmo pelo horário. Caso a empresa entenda que estas restrições sejam necessárias, o controle pelo horário permite que se estabeleça períodos do dia em que o acesso a contas pessoais e redes sociais seja liberado, por exemplo, para criar intervalos de respiro e descontração,.

Esses intervalos são importantes para melhorar o foco durante o trabalho e evita tentativas de burlar um sistema muito restrito para empresas que o fazem. Afinal, ficar assistindo vídeos no horário de trabalho pode ser contraproducente, mas zapear sua rede social no momento do cafezinho pode aliviar as tensões e renovar o foco.

Além de momentos de intervalo, existem segmentos de atuação que demandam maior liberdade de acesso. A restrição de áreas criativas como marketing, publicidade e pesquisa e inovação deve ser feita com cautela, de forma a não prejudicar o processo de pesquisa, referência e inspiração próprio da profissão.

Além de mapear a necessidade de cada departamento e habilitar o acesso apenas ao necessário para cada um, quando a empresa julgar adequado, é importante aliar o bloqueio a outras barreiras de proteção de dados. Os recursos de segurança devem estar integrados, convergindo em uma mesma política de segurança da informação.

Ferramentas como firewalls, proxies e o controle de acesso a dados sensíveis são essenciais para complementar a proteção da rede corporativa.

Como garantir a segurança e controle da internet no trabalho remoto?

Com o crescimento da adesão ao trabalho remoto ao longo de 2020, surgiram novas preocupações com a segurança da informação em redes não controladas. Quando se está fora da empresa e da rede corporativa, é preciso tomar cuidados especiais para assegurar a proteção.

Em uma rede doméstica ou em uma conexão pública, o tráfego de dados é, normalmente, dividido entre o que transita seguramente na VPN da empresa e o que transita livremente. Isso significa brechas de segurança e maior vulnerabilidade.

Com frequência, as pessoas utilizam o mesmo dispositivo para fins profissionais e pessoais. Após o final do expediente, o mesmo computador se torna o meio para acessar redes sociais, fazer compras on-line, usar serviços de streaming ou até mesmo acessar conteúdos ilegais.

Uma vez deslogados da rede segura da empresa, ficam suscetíveis a contaminar o computador com malwares durante sua navegação de lazer. Então, toda a estratégia de segurança e proteção terá sido superada e vencida. Uma solução é adotar filtros de navegação em nível de End Point, evitando e bloqueando acessos duvidosos na última camada de comunicação do computador.

Como monitorar o acesso à internet?

Além das ferramentas de bloqueio de acesso, é possível monitorar a navegação. Essa medida permite um controle minucioso de sites que estão sendo acessados, tempo gasto e tentativas de acesso a sites bloqueados para empresas com políticas mais restritivas.

Apesar de parecer uma medida extrema e invasiva, pode ser a solução em casos de reincidência de acessos indesejados e tentativas de fraudar o sistema de segurança. Esse tipo de monitoramento pode ser feito pela empresa, desde que seja explicitamente comunicado aos seus profissionais.

Com o acompanhamento dos acessos à internet, ainda é possível mapear quais tipos de funções requerem maior capacidade de rede. Essa análise ajuda no dimensionamento da infraestrutura e otimiza o uso dos recursos.

Por fim, todos os recursos usados para controle de acesso à internet e para segurança da informação devem ser comunicados aos usuários. Além da obrigatoriedade de explicitar o uso desse tipo de controle, é fundamental que todos compreendam a importância dessas ferramentas, respeitem as regras e adotem as boas práticas. 

Fonte: https://www.microcity.com.br/controle-de-acesso-a-internet/

Você pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies