Início » Como um fornecedor de computação em nuvem pode otimizar rotina da TI?

Como um fornecedor de computação em nuvem pode otimizar rotina da TI?

por webmaster

computação na nuvem

 

A computação em nuvem, ou cloud computing, se baseia no uso de uma rede de computadores e servidores conectados por meio da Internet para a execução de serviços de informática, como armazenamento de arquivos e processamento de dados.

Toda essa facilidade tem impactos positivos nas empresas que utilizam a cloud computing e a contratação de um fornecedor de gestão em nuvem pode potencializar esses resultados.

Quer saber mais sobre o uso dessa tecnologia e como ela pode ajudar o setor de TI da sua empresa? Continue a leitura e confira as informações que preparamos para você!

 

Quais são os tipos de serviço na nuvem?

Os serviços de computação em nuvem se dividem em três tipos: IaaS, PaaS e SaaS. O primeiro é o serviço mais simples e a partir dele se adicionam novas ferramentas e funcionalidades até se construir os outros dois. Veja o que eles significam:

  • IaaS (infrastructure as a service): o serviço mais básico oferece uma infraestrutura de redes, armazenamento de arquivos e máquinas virtuais para a empresa que o contrata;
  • PaaS (platform as a service): além da infraestrutura do IaaS, esse serviço oferece uma plataforma que serve como um ambiente para o desenvolvimento de aplicativos. Assim, os desenvolvedores não precisam se preocupar com a estrutura sobre a qual os aplicativos são criados, focando apenas no desenvolvimento, teste, validação e publicação de seus produtos;
  • SaaS (software as a service): a forma mais complexa de serviço de computação em nuvem. Os softwares são distribuídos pela internet e o usuário faz uso dele por meio de um navegador.

 

Quais são as vantagens desse serviço?

Todos esses serviços têm em comum algumas vantagens que fazem da computação em nuvem uma excelente ferramenta para equipes de Tecnologia da Informação dentro de empresas. Listamos, a seguir, 6 vantagens em seu uso:

Aumento da capacidade de armazenamento

A forma tradicional de armazenamento de arquivos digitais em pequenas empresas é o uso de discos rígidos (HDs). Quando o volume de dados ultrapassa o dos discos internos dos computadores, algumas empresas buscam usar HDs externos ou servidores de arquivos.

O problema do uso de ambas as soluções está na baixa capacidade de armazenamento das unidades e da necessidade de espaço físico na empresa para mantê-los. O aumento da capacidade de armazenamento fica complicado, pois depende da aquisição de novos HDs ou servidores.

O uso de serviços de computação em nuvem, como o Microsoft Azure, permite a contratação de até centenas de terabytes de espaço para os arquivos de sua empresa sem qualquer mudança em seus equipamentos ou infraestrutura.

A flexibilidade de serviços em nuvem também permite que você possa aumentar o espaço contratado sem muitos problemas, alterando apenas o seu pacote de serviços.

Maior mobilidade e flexibilidade no acesso a informações

Uso de computação em nuvem quebra a barreira da necessidade de estar na frente de uma determinada máquina para fazer seus trabalhos. Os arquivos que foram criados em um computador no escritório podem ser acessados em casa ou em dispositivos móveis.

Essa característica facilita a adoção de home office nas empresas, que, além de ser uma tendência crescente de regime de trabalho, ajuda na redução dos custos da empresa, melhora a satisfação e desempenho de seus colaboradores.

A nuvem também é mais confiável do que pen drives ou cartões de memória, já que não há risco das portas utilizadas darem problemas para conectar os dispositivos ou dos arquivos serem corrompidos durante uma cópia.

Mais segurança para trabalhar

As maiores dificuldades de segurança de informação que uma empresa pode enfrentar são a perda e o roubo de dados. A computação em nuvem é eficiente em atacar ambos os problemas.

A manutenção de arquivos na nuvem garante que você terá acesso aos seus trabalhos mesmo que haja um defeito que inutilize o computador do seu escritório. Os servidores das empresas de cloud computing, em que seus documentos estarão armazenados de fato, também são bastante seguros contra a ação de elementos da natureza e de ataques cibernéticos.

O armazenamento de informações nas mãos de terceiros pode gerar desconfiança para alguns, mas os serviços de cloud computing contam com uma segurança contra hackers que uma empresa pequena ou média não tem condições de manter.

Grandes servidores de computação em nuvem, como o Microsoft Azure, são usados pela maioria das empresas da lista Fortune 500, ou seja, as mais poderosas do mundo. Se sua empresa contratar um serviço desse tipo, seus dados na nuvem terão uma segurança contra hackers igual ao dessas empresas.

Isso não quer dizer que você possa ser descuidado com a segurança das máquinas dentro de sua organização. Tenha cuidado com as senhas usadas para acessar os documentos nas nuvens e em instalar softwares confiáveis em suas máquinas.

Melhoria dos indicadores de produtividade

A computação em nuvens facilita o acesso às informações e os trabalhos ficam mantidos em ambientes mais seguros. Tudo isso se reflete no aumento de produtividade dos profissionais da empresa.

Funcionários em escritórios diferentes, em campo, ou num home office, podem interagir como se estivesse no mesmo ambiente. Serviços como o Office 365 permitem que os funcionários interajam enquanto editam os documentos, possibilitando a feitura de trabalhos coletivamente.

Simplificação dos processos de gestão de TI

A gestão de sistemas de Tecnologia de Informação, incluindo instalação, manutenção e atualizações ou mudanças de sistemas, podem demandar um grande investimento de tempo, pessoal e financeiro por parte da empresa.

Ao utilizar um serviço de cloud computing, a equipe de TI poderá criar soluções centralizadas que servirão para todos os usuários que acessarem a nuvem. A atualização dos sistemas se torna mais rápida e alguns processos, como backups, podem ser configurados para acontecerem automaticamente.

Dessa forma, a equipe de TI pode se dedicar a tarefas mais gerenciais que operacionais, como a avaliação do uso de sistemas recém implementados e o acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) no seu setor.

Parceria com fornecedor de gestão em nuvem

As opções de serviços de computação em nuvem são várias e isso pode complicar o trabalho da equipe de TI, especialmente em empresas pequenas e médias. Esse problema deve ser resolvido com a contratação de um fornecedor de gestão em cloud services.

Esse fornecedor serve para fazer a intermediação entre sua empresa e os vendedores de serviços de computação em nuvem. Como esses fornecedores têm vários clientes e conhecem vários produtos, eles podem orientar a sua equipe de TI a adquirir o melhor conjunto de serviços para o seu negócio.

Além de ajudar na fase de contratação, o seu fornecedor de gestão em nuvem também deve auxiliar você em atividades operacionais, como suporte diário, gerenciamento de backups, solução de incidentes, atualizações, manutenções preventivas etc.

A parceria com o fornecedor também ajuda no monitoramento da qualidade de seus serviços de TI. Os acordos de nível de serviço (SLA) estabelecidos ajudam a garantir padrões mínimos de qualidade no suporte ao serviço em nuvem. Os indicadores de qualidade ajudam nesse monitoramento.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies