A rede do ambiente corporativo está o tempo todo sujeita a ataques tanto de fora (hackers) tanto de dentro (usuários da rede). Por estes motivos todas as empresas precisam adotar um bom firewall corporativo.
Saiba como proteger sua empresa contra ataques aqui
O firewall é indispensável para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. É ele que irá proteger a rede contra ataques hackers e diversas outras ameaças presentes na internet.
Apesar de existirem diversas opções no mercado, muitos profissionais de TI ficam em dúvida quanto à qual opção escolher.
Quais são os tipos de Firewall?
Existem basicamente dois tipos de Firewall; o UTM (Gerenciamento Unificado de Ameaças) e o NGFW (Next Generation Firewall).
O UTM reúne uma série de recursos:
- Firewall;
- Antivírus;
- Controle de acesso a internet e a sites;
- Prevenção de intrusões de rede;
- Balanceamento de links de internet;
- VPN (Rede virtual privada);
- Filtro de conteúdo;
- Controle de acesso wireless;
- Relatórios.
Um Firewall UTM é um dispositivo que já vem dimensionado para a empresa que compra. Precisando apenas da instalação feita por um parceiro especializado.
Quais tipos de empresas usam o UTM?
Este tipo de Firewall é mais indicado para pequenas e médias empresas, já que os recursos do dispositivo são compartilhados com diversos aparelhos e isso pode gerar um problema de performance caso seja uma grande empresa, com muitos computadores.
Em grandes empresas o mais indicado é o NGFW.
Os NGFWs são firewalls de inspeção de pacotes em profundidade atuam prevenindo intrusões, assim como o UTM. A diferença é que são um pouco mais avançados. As funcionalidades não diferem do UTM.
Como escolher o melhor Firewall?
É preciso entender as necessidades e orçamento da empresa para escolher o seu Firewall.
É preciso também ficar atento a marca do Firewall Corporativo escolhidos, procure empresas confiáveis que ofereceram suporte e atualização após a venda.
A empresa fornecedora também precisa ser experiente e capacitada em projetos de segurança da informação, garantindo assim a configuração adequada dos serviços.