A segurança da cadeia de suprimentos é um problema insuperavelmente difícil. O foco recente está no equipamento chinês 5G, mas o problema é muito mais amplo. Este artigo de opinião analisa os cabos de comunicação submarinos:
Mas agora o conglomerado chinês Huawei Technologies, a empresa líder que trabalha para fornecer redes de telefonia 5G globalmente, foi para o mar. Sob o seu componente Huawei Marine Networks , está construindo ou melhorando quase 100 cabos submarinos ao redor do mundo.
No ano passado, foi implantado um cabo que se estende por quase 6 mil quilômetros do Brasil até Camarões. (O cabo é em parte de propriedade da China Unicom, uma operadora de telecomunicações controlada pelo Estado.) Rivais afirmam que as empresas chinesas são capazes de reduzir a concorrência porque recebem subsídios de Pequim.
Assim como os especialistas estão justificadamente preocupados com a inclusão de “back doors” para espionagem na tecnologia 5G da Huawei, os profissionais de inteligência ocidentais se opõem ao engajamento da empresa na versão submarina, que fornece um retorno muito menor.
Isso não deveria surpreender ninguém. Durante anos, os EUA tiveram o monopólio da espionagem da Internet em todo o mundo. Outros países também querem.
Como tenho dito repetidamente , precisamos decidir se vamos construir nossos futuros sistemas de Internet para segurança ou vigilância. Ou todo mundo fica espiando, ou ninguém consegue espionar. E acredito que devemos escolher a segurança em vez da vigilância e implementar uma estratégia de defesa dominante.