Os HD externos USB já fazem parte de nosso cotidiano. Diversos fabricantes como Samsung, Seagate, WD e LaCie tem disponibilizado uma grande variedade de modelos, com capacidades e recursos impressionantes. Difícil fugir dos preços competitivos e da promessa de ter os dados protegidos. Mas será que manter nosso backup em HD externo é realmente seguro?
Entendendo o problema
Todos sabemos que nossos computadores e servidores geralmente possuem uma área interna de armazenamento, seja um hard disk ou algum tipo de memória. Esses discos são uma espécie de extensão da memória principal do computador, que armazenam e mantém nossos aplicativos e dados sempre disponíveis. Assim como nos computadores, nossos HDs externos também possuem um ou mais hard disks internos em funcionamento.
Com o passar do tempo, a quantidade de dados gravados nos discos aumentam, assim como o valor do nosso acervo digital de informações. Nesse ponto surge a necessidade de ter e manter uma ou mais cópias de segurança de nossas informações fora do sistema de todos nossos arquivos, sejam eles programas, fotos, filmes ou documentos corporativos.
Hard disks falham
Apesar de confiáveis, todos hard disks, internos ou externos, SEMPRE falham. O que poucos usuários sabem é que discos rígidos são equipamentos eletrônicos que possuem partes internas mecânicas que sofrem desgaste com o uso, por isso possuem um tempo de vida útil. Como esses discos são acionados toda vez que o computador é ligado, a tendência é que em algum momento os mesmos parem de funcionar sem nenhum aviso prévio. Outra informação pertinente sobre o assunto é que recuperar dados de um HD que apresentou problemas é caro, toma tempo e nem sempre é possível.
Utilizando HD externos para backup
Os discos externos são um meio popular para fazer backup de dados: Eles são baratos, simples de usar e podem ser encontrados com facilidade. Por serem fáceis de instalar, tornaram-se o principal meio para manter uma cópia das informações contidas em nossos computadores, principalmente em residências e pequenas empresas. Conforme mencionado, o grande problema é que o principal componente do HD externo também é um hard disk interno! Óbvio, porém assustador.
Vantagens em fazer backup em discos externos
A primeira vantagem visível é que fazer backup em HD externo é barato. Comparado a outros sistemas de backup automático, o custo por Terabyte de um disco é imbatível. Além disso, esses custos tendem a diminuir de acordo com a capacidade e o tipo de conexão do disco: Quanto maior ele for, menor será seu custo por terabyte.
Outra vantagem é a rapidez com que HDs externos fazem o backup de arquivos. Copiar dados para um disco rígido é muito mais rápido do que fazer upload para armazenamento on-line, utilizar serviços de nuvem ou gravar dados em pen-drives, DVD ou CD. Discos rígidos com conexões USB3.0, USB-C ou thunderbolt tornam essa transferência de dados ainda mais rápida, desde que seu PC ou Mac tenha uma porta compatível para obter o benefício.
Outro ponto que vale considerar é a facilidade para transportar as informações. O backup em disco externo sempre possibilita transportar os dados copiados para fora do ambiente de produção, mantendo uma cópia dos dados longe de eventuais problemas que possam ocorrer.
E desvantagens..
O grande risco em fazer backup em qualquer tipo de HD é que eles não estão imunes aos mesmos problemas que afligem os PCs. Perda de dados devido à falha mecânica, problemas elétricos e falta de energia são apenas algumas situações que causam risco aos arquivos.
HDs externos também sofrem com roubos, furtos e quedas, além de vírus ou corrupção de dados na unidade de armazenamento do computador. Como todas as informações salvas são replicadas para um único dispositivo, os mesmos ficam tão vulneráveis quanto o sistema principal (computador). A falta de segurança ocasionada pela portabilidade dos HDD externos também preocupa, pois manter todas as informações da empresa num equipamento portátil que pode ser facilmente transportado chega a ser irracional.
Além disso, apagar arquivos por engano pode imediatamente gerar uma cópia incompleta dos dados no sistema de backup. Nesses casos o erro é imediatamente replicado, pois sistemas que atualizam automaticamente a cópia do hard disk interno para dispositivos externos também excluirão os dados do backup.
Outro ponto a ser considerado é que a maioria dos softwares que fazem cópias em disco nem sempre dispõe da flexibilidade de sistemas profissionais para backup, não permitindo tipos de backup como o incremental ou diferencial, que são mais rápidos e eficientes que fazer a cópia completa dos dados.
Além disso, a grande maioria dos softwares de backup que acompanham discos rígidos não permitem salvar diferentes versões do mesmo arquivo, mantendo apenas os arquivos mais atualizados. Isso impossibilita a recuperação dos arquivos salvos em versões anteriores, além de também não permitir recuperação dos dados já excluídos.
Storage NAS para backup
Storage NAS é uma unidade de armazenamento acessada via rede local. Com recursos robustos para serem servidores de backup, esses equipamentos possuem redundância de hardware através de recursos como o RAID, softwares de backup com controle de versões e podem ser instalados longe do computador principal. Isso evita que sinistros locais também danifiquem o sistema de backup.
Outra vantagem desses equipamentos é que os mesmos permitem que vários PCs façam backup e acessem arquivos simultaneamente, via rede local ou doméstica. A MDF TECHNOLOGY é especialista em sistemas de armazenamento para residências e empresas.