Muitos pensam que a automação é sinônimo de desemprego. Em alguns casos sim, se não se adequar as mudanças. O objetivo principal da automação de processos não é substituir ou eliminar o trabalho humano e sim aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho entregue.
Com a automação, sua equipe será capaz de gerenciar uma quantidade maior de endpoints(computadores, tablets e smartphones), pois é possível eliminarmos tarefas rotineiras e repetitivas, aumentando o tempo útil dos analistas em tarefas mais complexas, de maior prioridade aumentando o foco no negócio.
Benefícios diretos e indiretos para as empresas
O custo de manter uma equipe focada em automação de processos, é alto e complicado quando não é o foco do negócio ou a empresa não é da área de TI.
Através de serviços gerenciados, é possível contratar serviços de automação de processos com excelente custo e benefício. Os serviços gerenciados de TI tem muitas vantagens e combinados com automação de processos, os benefícios são ainda maiores.
Todos ganham, a empresa contratante (cliente) e a contratada (provedor de serviços gerenciados):
Economia e eficiência para o cliente: equipes de TI focadas e experientes no desenvolvimento de processos aplicando as melhores práticas de automação em tarefas repetitivas e rotineiras como a manutenção preventiva de endpoints que envolvem desempenho, disponibilidade e segurança.
Economia e eficiência para o Provedor de Serviços: Aumento da capacidade de gerenciamento de dispositivos por analistas, oferecendo serviços de qualidade a preço justo, permitindo atender até pequenas empresas que no passado era inviável.
Hoje, na minha visão, para o provedor de serviços de TI, a automação não é um “plus” ou empresa de alto desempenho, a automação é uma forma de sobrevivência diante do mercado atual e suas mudanças.