Armazenamento de Dados: uma das preocupações da ultima década. Com o crescimento das empresas elas começaram a guardar mais e mais informações e dados.
Muitas empresas investem em grandes servidores de arquivos. Outras ainda estão no século passado e armazenam dados em caixas.
É preciso repensar igualmente essas formas de armazenamento.
Confira 5 erros que sua empresa pode estar cometendo no Armazenamento de Dados:
1º não ter mobilidade dos dados
Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica 7,5% de todos os documentos físicos das empresas se perdem.
Atualmente as empresas tendem a gastar aproximadamente R$ 32,00 em mão de obra para cada arquivo armazenado incorretamente. Mais de 350 horas de trabalho são perdidas apenas procurando documentos extraviados.
Essa pesquisa trata-se de empresas que não utilizam soluções digitais de armazenamento de dados. Essa falta de mobilidade causa baixa na produtividade e gargalos na prestação de serviços.
2º utilizar apenas mídias físicas para armazenar os dados
Para ter uma gestão de dados de excelência, sempre incentive seus colaboradores a não armazenar ou fazer backups em mídias físicas. Por incrível que pareça alguns funcionários ainda armazenam dados da empresa em mídias fiscais como CDs, DVDs e Pen Drives.
3º sistemas que não se conversam
Em primeiro lugar, uma empresa que não investe em sistemas escaláveis logo no início, terá sérios problemas no futuro. A longo prazo novos sistemas irão aparecer e a empresa vai implanta-los gradualmente, um em cima dos outros e sem comunicação um com o outro.
Ou seja, uma empresa sem sistemas integrados é uma empresa mutilada, e os erros causados podem ser irreversíveis.
4º armazenar dados em papel
Parece óbvio, mas armazenar dados em caixas é algo bem ultrapassado, porém algumas empresas ainda costumam fazer esse tipo de coisa.
Além dos diversos problemas que esse tipo de armazenamento pode causar, como perdas e extravios, tem a mais preocupante que é a segurança. Isso por que é bem mais fácil abrir uma gaveta e pegar um documento, do que hackear um banco de dados e tirar o mesmo documento de lá.
O processo de passar todos os documentos de uma empresa é demorado e complexo, porém investir em soluções de Cloud Computing é a solução mais viável e segura.
5º não ter sistemas de segurança e qualidade
O maior erro com certeza é não ter uma solução de backup e sistemas com camadas adicionais de segurança.
A empresa também precisa adotar políticas de uso dos equipamentos, uso de dispositivos removíveis. Isso porque, um colaborador que faz uma simples cópia dos arquivos para trabalhar em casa pode trazer vírus e colocar em risco toda a rede da empresa.
Então, a sua empresa também comete algum desses erros? Conta nos comentários.