Início » A Inteligência Artificial chega às operações de TI

A Inteligência Artificial chega às operações de TI

por webmaster

 

Cada vez mais os ambientes de tecnologia usam a IA para prevenir paradas não programadas dos serviços de TI e, em casos excepcionais, identifica-las e resolvê-las com a máxima eficácia. É a hora do AIOps.

Mais sistemas, muito mais dados, mais consumidores conectados, mais complexidade e muito mais riscos. Tempo, que é um recurso precioso para os profissionais de TI, está cada vez mais escasso, atropelado pelo ritmo da transformação digital. As operações de TI ficam na berlinda, incluindo a complexidade do ambiente de monitoração que podem resultar em demora na hora de identificar e resolver potenciais crises ou falhas.

As falhas nos serviços de TI impactam diretamente a eficiência operacional e custam muito caro para as empresas. O Gartner estima o custo médio do tempo de inatividade de TI em R$ 22.400 por minuto. Como consequência as empresas procuram maneiras de evitar essas interrupções.

É nesse contexto que as empresas recorrem ao AIOps, aplicando machine learning e data science para resolver problemas, aprimorar e/ou substituir parcialmente todas as principais funções da operação de TI. Estudos indicam que o uso de AIOps e ferramentas de monitoração de experiência digital aumentará de 5% em 2018 para 30% em 2023 nas grandes empresas.

A maneira como pensamos sobre isso é: Quais são as tarefas que exigem um humano e o que podemos automatizar? Podemos oferecer uma enorme quantidade de automação porque aprendemos com o comportamento humano. No passado, quando um problema acontecia, como um humano o consertava? Podemos automatizar essa sequência de etapas se o problema acontecer novamente.

“A Inteligência Artificial ajuda, num primeiro momento, a ter visibilidade e controle para reduzir o número de paradas não programadas de TI que impactam os negócios das empresas. Com seu uso e aprendizado, a IA vai conhecer como o ambiente funciona, apoiar a remediação e prevenção de possíveis incidentes”, explica João Cerqueira, diretor de consultoria de soluções para a América Latina da ServiceNow.

No caso da ServiceNow, a solução de Gerenciamento de Operações de TI (ITOM), que integra a Now Platform, é a base do AIOps. Sua missão é melhorar a visibilidade e o controle da TI, eliminando tarefas manuais e fornecendo diagnósticos em tempo real. “Para realmente tornar-se preditivo, primeiro é preciso tirar o urgente da frente do importante e depois transformar conhecimento em sabedoria”, afirma Cerqueira.

O “pulo do gato está em primeiro dar visibilidade à estrutura de TI para entender as relações entre os recursos de TI que formam seus serviços críticos de negócios. “Com um registro atualizado dos recursos de TI e uma compreensão profunda do impacto da mudança nos principais serviços dos negócios, você poderá identificar preventivamente possíveis interrupções”, explica.

“Nossa experiência demonstra que com o uso da IA, eliminamos 99% dos ruídos e sobram só os 1% que realmente fazem a diferença. Usamos a nossa tecnologia dentro de casa e, no nosso caso, já eliminamos 2/3 das nossas paradas críticas”, diz Cerqueira.

A média, segundo Cerqueira, é eliminar 70% das paradas não programadas a partir do uso do ITOM, “mas temos casos de cliente eliminando 80%”, afirma. Em empresas usando DevOps, o tempo de preparação de novos ambientes de TI cai de 7 dias para menos de 10 minutos.

O efeito colateral de uma plataforma de AIOps é mudar o perfil do trabalho da equipe de TI, já que libera uma parte do tempo que era alocada em trabalho reativo para eliminar as causas de paradas críticas.  “O time passa a ficar focado em arquitetura de sistemas e outras coisas estratégicas”, diz Cerqueira.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies