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Diferencial competitivo: como o setor de TI pode ajudar a alcançar?

por webmaster

Você sabe que no segmento de negócio em que atua há muitos concorrentes. Essa situação exige que sua empresa tenha um diferencial competitivo. Sem isso, fica muito mais difícil se destacar no mercado e atrair clientes.

A questão é: como alcançar esse cenário? O processo se torna mais simples com a ajuda do setor de TI. Esse departamento é estratégico e facilita a execução de diversas atividades. Assim, garante-se que a empresa está operando normalmente e que os gestores podem focar a estratégia, não o operacional.

Neste post, vamos mostrar como a TI pode ajudar a sua empresa a alcançar vantagem competitiva. Por isso, apresentaremos dicas práticas que poderão ser aplicadas na sua organização agora mesmo.

Então, vamos lá?

 

Conceito de diferencial competitivo

Essa é uma expressão muito falada, mas nem sempre compreendida. Uma empresa possui um diferencial quando tem atributos que a deixam superiora e única em relação aos seus concorrentes. Ou seja, ela proporciona aos clientes algo que outras companhias ainda não conseguiram.

Essa questão pode estar relacionada a diferentes fatores, por exemplo, um produto exclusivo, um atendimento único ou tecnologias que facilitam e agilizam os processos. É aí que entra a importância do setor de TI.

Essa área possibilita antecipar tendências e mudanças que surgirão no mercado. A partir disso, é possível conhecer as adequações internas necessárias para ultrapassar os obstáculos apresentados.

 

A ajuda do setor de TI

A tecnologia da informação impactou significativamente os processos empresariais e a criação de diferenciais competitivos. Isso porque conhecimento e informação são itens de alto valor nesse momento.

Processos como Data Mining, Big Data, Business Intelligence e Data Warehouse ajudam coletar, interpretar e armazenar informações para tomar decisões estratégicas mais precisas, que levam a empresa a um patamar diferenciado.

Ainda há outros benefícios, como:

  • confiabilidade;
  • controle efetivo;
  • redução de riscos;
  • ampliação do desempenho e dos processos de segurança;
  • auxílio ao teste para tomadas de decisão mais acertadas;
  • automatização e otimização de tarefas específicas;
  • agregação de valor e diminuição de custos.

Confira agora outras dicas práticas e simples que ajudam a alcançar esse objetivo:

Implemente sistemas que tornam a experiência de compra única

A personalização do atendimento e a possibilidade de satisfazer o consumidor em sua experiência de compra são dois pontos altamente relevantes para a sua empresa. Isso porque os clientes querem sentir que são únicos e importantes para a organização.

Usar sistemas que ajudam nesse processo é fundamental. Esse é o caso, por exemplo, do concierge eletrônico, um sistema que interage com os hóspedes do seu hotel e simplifica o atendimento.

Ainda há a vantagem de o consumidor selecionar o idioma preferido e ter uma experiência mais agradável. Por fim, o concierge eletrônico traz diversas informações aos hóspedes, como atrações turísticas e horários de jogos.

 

Ofereça ferramentas que aumentam a produtividade

A otimização da produtividade é outra vantagem que pode ser proporcionada pela TI. A ideia é usar os sistemas para agilizar e automatizar as operações manuais. Assim, a equipe pode focar as atividades estratégicas.

Um exemplo prático disso são plataformas de telefonia IP integradas, que são bastante completas e oferecem funcionalidades interessantes, como atendimento automático (que pode ser configurado), interligação entre matriz e filiais para simplificar a comunicação e softwares que aumentam a interação com o sistema telefônico.

 

Aumente a desburocratização dos processos

A burocracia é necessária, mas em excesso traz lentidão às tarefas, impede a produtividade e dificulta a execução de processos. No entanto, o setor de TI também pode ajudar a simplificar as tarefas e a rotina diária.

Por exemplo: consultórios e hospitais podem usar um sistema de confirmação automática de consultas para evitar a ausência do paciente no horário marcado. No entanto, esse processo é burocrático e com um software específico se torna mais simples.

Em caso de desistência da consulta, o horário também pode ser remanejado facilmente. Assim, a equipe pode executar outras atividades e dar atenção aos pacientes presentes no local, ao mesmo tempo em que se assegura que o dia seguinte está sendo planejado.

O resultado é um foco maior da equipe em ações estratégicas, que fazem a empresa ser reconhecida perante os clientes e a concorrência.

 

Otimize a comunicação interna

A informação é essencial para a empresa apresentar diferenciais competitivos. Essa questão pode ser otimizada por meio da comunicação interna, já que essa medida assegura o funcionamento integral das redes e a proteção dos dados trafegados.

A melhor forma de fazer isso é pela análise do seu negócio, que ajuda a detectar e implementar oportunidades de automatização. Uma ideia, por exemplo, é usar um terminal virtual, que permite o gerenciamento de chamadas pelo computador e traz funcionalidades extras, como localizar contatos rapidamente e visualizar o status dos ramais.

A plataforma também possibilita fazer chamadas por vídeo. Com isso, há mais facilidade em reuniões com pessoas de diferentes unidades e uma comunicação muito mais simples entre os colaboradores.

 

Integre os diferentes setores

A TI tem como uma de suas responsabilidades a integração com os diferentes setores da empresa. Essa medida possibilita melhorar os departamentos fiscal e financeiro, aprimorar o atendimento e as vendas, garantir o controle de estoque e logística, integrar pessoas e solucionar problemas.

Diversas soluções permitem fazer isso. Sistemas ERPs, por exemplo, reúnem os dados da sua empresa em um mesmo local. Outra opção é a central telefônica, que ajuda a reduzir a conta, otimizar a comunicação entre os departamentos e redirecionar as chamadas de telefones fixos para móveis.

 

Aposte na mobilidade

Os colaboradores da sua empresa precisam estar sempre disponíveis para os clientes — a mobilidade é um aspecto fundamental para ter um diferencial. Por isso, contar com uma central PABX IP permite que o seu celular seja usado como ramal ou telefone IP em qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet.

Desse modo, você evita perder ligações e oportunidades de negócio, o que traz mais produtividade e economia para o seu negócio.

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