Será que inovação em TI é, realmente, necessária? Houve uma época em que a resposta seria não.
As empresas tinham apenas dois setores centrais — a produção e o comercial — e todos os demais eram “acessórios”. O RH era apenas o setor que gerava as folhas de pagamento; o atendimento era apenas o setor que atendia telefone; o TI era apenas o setor que consertava impressoras e fazia a internet funcionar quando, por algum motivo, ela falhava.
Hoje, tudo mudou. Esses tais setores acessórios tornaram-se estratégicos para a sobrevivência da empresa. O RH garante que os colaboradores estejam motivados e produtivos; o atendimento evita que clientes insatisfeitos abandonem a sua empresa; o TI é responsável por garantir a implementação de tecnologias que vão garantir maior eficiência e eficácia nos processos internos.
Nós falamos tudo isso para ajudar você a entender que a inovação em TI não é uma opção. Ela é indispensável para que o seu negócio possa manter a competitividade no mercado. Como isso acontece? Bem, é o que você vai descobrir neste post.
O que significa “inovação em TI”?
Existem muitos tipos de inovação. Você pode inovar em produtos, inovar em atendimento, inovar em métodos gerenciais… Quando falamos em inovação em TI, trata-se da adoção de novas tecnologias para fins internos.
Tome cuidado: apesar do termo “inovação” fazer você pensar em algo muito ousado e inédito, não se trata necessariamente disso. Sempre que a sua empresa muda, ela inova. Pode ser simplesmente a troca de impressoras locais por impressoras conectadas em rede, ou a migração de servidores locais para servidores em nuvem.
Por que realizar um diagnóstico?
Como você acabou de ver, no que se refere à TI, qualquer mudança pode ser considerada uma forma de inovação. Isso também significa que nem toda inovação é positiva, já que algumas mudanças podem trazer mais problemas do que soluções. É por isso que a inovação em TI precisa vir acompanhada de um diagnóstico adequado.
Imagine, por exemplo, que a sua empresa pensa em trocar todos os computadores por aparelhos da Apple. Essa inovação vai ter um alto custo, pois é uma marca cara. Se você trabalha no mundo do design, essa proposta faz sentido, pois os aparelhos da “maçã” são conhecidos por oferecer excelentes recursos para edição de imagens, diagramação, desenho digital e assim por diante. Porém, se você trabalha em um comércio de móveis, não existe uma vantagem real em usar as máquinas da Apple. Nesse caso, a relação de custo e benefício seria muito negativa.
Demos um exemplo simples, mas podemos adotar o mesmo princípio para qualquer outra inovação em TI. Portanto, antes de tomar uma decisão, é preciso avaliar os prós e contras da mudança, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista técnico. Não se esqueça de considerar a dificuldade e os possíveis obstáculos da implementação.
Quais são as vantagens da inovação em TI para a competitividade?
Quando a inovação é realizada de maneira inteligente, ela traz o benefício da competitividade. Já comentamos sobre isso lá no começo do post. Mas, afinal de contas, como é que funciona essa relação?
Em primeiro lugar, a adoção de novas tecnologias permite, em muitos casos, aumentar a produtividade da equipe. Por exemplo, quando você implementa soluções de telefonia, consegue organizar e agilizar o fluxo de ligações para que mais pessoas sejam atendidas durante o dia. Essa produtividade está diretamente ligada à competitividade. Afinal, se um cliente não consegue falar com a sua empresa, ele vai procurar o concorrente.
Em segundo lugar, as novas tecnologias também colaboram para elevar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores. Usando o mesmo exemplo da telefonia, imagine que a empresa adotou um recurso que permite gerenciar os atendimentos e gerar automaticamente relatórios. A partir dessa informação, é possível identificar oportunidades de melhoria. Com o aumento da qualidade, aumenta também a satisfação dos clientes.
Em terceiro lugar, a inovação em TI também pode levar a uma economia significativa. Ainda no exemplo das soluções de telefonia, o uso de tecnologia IP pode reduzir custos nas ligações entre telefones fixos e móveis — algo que faz toda a diferença para empresas que realizam ligações ativas para os clientes e, também, para aquelas em que uma parte da equipe trabalha na rua. A economia aumenta a lucratividade geral do negócio e libera recursos para que sejam aplicados estrategicamente, favorecendo o crescimento da empresa.
Em quarto lugar, essa inovação também pode ser utilizada para fortalecer a segurança de dados, o que é indispensável. Vamos retomar nosso exemplo? Soluções de telefonia podem permitir que as ligações sejam gravadas, revelando quando informações internas são “vazadas” publicamente. Essa proteção é relevante porque certas informações são sensíveis e a sua divulgação pode prejudicar materialmente a empresa. Foi isso que aconteceu recentemente com o Facebook, em relação ao vazamento de dados de usuários.
É claro que todas as vantagens mencionadas aqui dependem da escolha de boas alternativas para a inovação em TI. É preciso, como já vimos, realizar um diagnóstico para avaliar o valor que aquela mudança vai agregar ao desempenho da organização. Inovar por inovar, gastando dinheiro com equipamentos e soluções que não geram impacto significativo, não é benéfico.
Além disso, nossa última recomendação é que você busque, sempre que possível, soluções personalizadas. Dessa forma, você paga apenas pelo que realmente vai usar. Algumas soluções padrão trazem funcionalidades que não se aplicam à realidade da sua empresa e, portanto, são inúteis. Optando por uma versão adaptada à sua empresa, você poderá extrair o máximo valor do investimento realizado.